Cultura

Orquestra Cubatão Sinfonia tem apresentação de gala no dia 31 de março

Concerto gratuito será às 20h no Teatro do Kaos com participação da cantora Monna

Da Reportagem

Publicado em 25/03/2022 às 19:52

Compartilhe:

O projeto Orquestra Cubatão Sinfonia Ano IV é realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica / Divulgação/PMC

A Orquestra Cubatão Sinfonia, projeto de formação do Programa Cubatão Sinfonia, realiza apresentação de gala no próximo dia 31 às 20h no Teatro do Kaos (Praça Cel. Joaquim Montenegro, 34). A entrada é gratuita. O concerto conta com participação da cantora Monna interpretando grandes sucessos da Música Popular Brasileira.

Sob regência dos maestros André Farias (titular) e Rômulo Moreira (assistente), o programa traz obras como Adágio para cordas, de Alberto Nepomuceno; Suíte dos pescadores de Dorival Caymmi; É preciso saber viver, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

Outras canções receberam arranjos elaborados pelo maestro Roberto Farias, cubatense referência nacional em composição para formação de sopros e percussão. São elas: Mourão, de César Guerra Peixe; O sal da terra, criação de Beto Guedes e Ronaldo Bastos; Mateus Embaixador, de Antônio Nóbrega; Lavadeira do rio, composição de Lenine e Bráulio Tavares; e Sonífera Ilha, dos Titãs.

Monna e sua música brasileira peculiar

Este ano, a Orquestra convidou Monna participar do concerto como intérprete. Referência regional em samba, maracatu, forró e outros ritmos brasileiros, a noite será de muito boa música e alto astral.

A apresentação contará com todos os protocolos sanitários de combate à covid-19: ao chegarem no lugar, todos e todas terão a temperatura corporal aferida, limparão os sapatos em tapetes sanitizantes e será obrigatório o uso de máscara. Cada artista utilizará seu próprio instrumento musical; as cadeiras e as estantes (utilizadas para acomodar as partituras) serão higienizadas antes e após o concerto.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os músicos e musicistas contarão com placas de acrílico instaladas, garantindo uma importante proteção entre as pessoas, principalmente por conta dos instrumentos de sopro.

O projeto Orquestra Cubatão Sinfonia Ano IV é realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica e conta com patrocínio da Usiminas, Petrocoque e Ecovias via Lei de Incentivo da Secretaria Especial de Cultura ligada ao Ministério do Turismo. Tem apoio da Prefeitura de Cubatão e Instituto Cultural Usiminas.

A Orquestra Cubatão Sinfonia

Está na 4º edição com o intuito de viabilizar o estudo da música especialmente a para pessoas inseridas em áreas de vulnerabilidade social. A ideia é proporcionar troca de conhecimentos, capacitando e aumentando suas perspectivas para o futuro, criando estímulos éticos e profissionais.A Orquestra é formada pelos instrumentos: clarinete, contrabaixo, fagote, flauta, oboé, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino e violoncelo. Cada participante cumpre carga horária de ensaios e apresentações, além de participar de cursos e workshops oferecidos pelo projeto e recebe uma bolsa-incentivo.

A Orquestra é um dos braços do Programa Cubatão Sinfonia que ensina música e expressão corporal a crianças e adolescentes dos bairros Cota e proximidades. Foi criada em 2016 como a oportunidade de reunir jovens que já possuem contato com a música erudita e, durante esse tempo, já realizou apresentações em diversos teatros da Região.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Primeiro teleférico do Brasil fica em cidade considerada 'Suíça brasileira'; veja

Com funcionamento especial e em dias específicos, o visitante pode atravessar o município até mesmo a noite

Diário Mais

Praia protegida por lei está altamente contaminada por lixo de banhistas; veja

O objetivo do projeto era compreender as fontes de contaminação da praia, que faz parte de uma Área de Proteção Ambiental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter