DICA DE LEITURA

Ódio na internet: a liberdade como ferramenta de combate ao radicalismo

Cientista social e jornalista Thales Guaracy analisa fanatismos e aponta caminhos para a solução dos dilemas do mundo moderno

Da Reportagem

Publicado em 24/05/2022 às 09:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Livro ajuda a entender como a sociedade chegou na era do 'hate' (ódio) na internet / Divulgação

Continua depois da publicidade

Radicalismo político, xenofobia e rivalidades nacionais que resultam em conflitos bélicos. Dramas sociais que pareciam superados há muito tempo voltaram a pautar noticiários e rodas de conversa. Impulsionados pelo desenvolvimento da tecnologia e a popularização das redes sociais, fenômenos supostamente arcaicos avançam pelo mundo todo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para analisar as origens destas novas divisões sociais e contribuir com a indicação de possíveis caminhos para a resolução destes dilemas modernos, Thales Guaracy, cientista político e jornalista vencedor do prêmio Esso de Jornalismo Político, lança o livro A Era da Intolerância pela Matrix Editora.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Com internet no celular, operadoras de telefonia bancarizam 11 milhões

• Possível retorno do Orkut causa alvoroço na internet

• Mulher é morta com facadas dias após fazer declaração de amor na internet

Para o autor, a cultura dos discursos antagônicos, marcada pelo eterno cabo de guerra do “nós versus eles”, ganhou novo fôlego a partir do atentado às Torres Gêmeas, em 2001, e se mostrou completamente enraizada durante a pandemia iniciada em 2020.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Guaracy elenca acontecimentos econômicos, políticos, sociais e a revolução tecnológica como fio condutor para construir sua narrativa. Segundo ele, as últimas duas décadas registraram uma crescente de incertezas e conflitos que definem o início do século XXI.

O livro formado por 16 capítulos reforça como a liberdade, que fortaleceu a democracia no mundo pós-guerra fria e resultou em transformações positivas na economia e nos costumes, também impulsionou o desemprego em massa e a exclusão social. O retorno dos governos autoritários, o fortalecimento das ameaças à democracia e a definição dos limites da liberdade são alguns dos temas apresentados ao leitor de maneira profunda e didática.

A Era da Intolerância é uma leitura indicado para quem deseja entender como a sociedade chegou a esse momento tão dividida: opiniões se transformaram em armamento e oposições ganharam ares de conflitos irremediáveis. Além de se aprofundar nas origens da intolerância, o autor aponta soluções e desenha o caminho para a construção de relações pautadas pelo respeito à liberdade.

Continua depois da publicidade

Ficha técnica

Livro: A Era da Intolerância
Autor: Thales Guaracy
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-65-5616-105-1
Páginas: 312
Preço: R$ 59,00
Onde encontrar: Matrix Editora, Amazon

Sobre o autor

Continua depois da publicidade

Thales Guaracy é cientista social, jornalista e escritor. Formado pela Universidade de São Paulo, recebeu o prêmio Esso de Jornalismo Político. Foi editor de veículos como Veja, Exame, Forbes, VIP, Playboy e o Estado de São Paulo. Como diretor editorial da Editora Saraiva, criou o selo Benvirá e o Prêmio Benvirá, pelos quais lançou novos autores, premiados e de grande sucesso comercial. Como autor, publicou livros de ficção e não ficção, entre eles “A conquista do Brasil (1500-1600)”, “A criação do Brasil (1600-1700)”, “O Sonho Brasileiro”, “Filhos da Terra”, “Anita” e “Amor e Tempestade”.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software