Cultura

Novo livro de psicóloga paulistana une a vida prática ao amor primário

A publicação, que tem pré-venda a partir desta segunda, reúne relatos de pessoas sobre teorias filosóficas para tratar do amor em suas mais diversas formas

Da Reportagem

Publicado em 06/09/2021 às 14:46

Atualizado em 06/09/2021 às 14:47

Compartilhe:

'A você, com amor' é o título do segundo livro de Rosmairi da Silva Oliveira / DIVULGAÇÃO

O que é o amor? Como você vive o amor? Qual a música tema desse amor? Essas foram as três perguntas que a psicóloga Rosmairi da Silva Oliveira fez para cerca de 30 pessoas, entre 20 e 70 anos, das mais variadas profissões e estados civis. As respostas poderão ser conhecidas no livro intitulado “A você, com amor”, que terá sua pré-venda a partir desta segunda-feira (6), nas principais livrarias físicas e virtuais, pela editora Viseu. 

O conteúdo do livro, que também conta com muita teoria filosófica, tem o objetivo de unir a vida prática ao amor primário, como explica a autora: “sabemos que o amor tem várias facetas e elas podem ser conhecidas a partir das experiências vividas. Nesta publicação, a meta foi encontrar a conexão entre o amor que vivemos no dia a dia com o auto-amor, popularmente conhecido como ‘eu me amo’”.

A ideia do livro surgiu num dia em que estava no consultório e ouviu na rádio a música Face de Narciso, de Jorge Vercillo. “Aquela dualidade me atraiu e me fez querer ir além. Foi quando passei a pesquisar mais sobre o amor em diversos livros, textos, poemas e músicas. Ciente de que o amor não é teoria, comecei a fazer, também, entrevistas”, explica.

Durante esse processo, ela entendeu que as pessoas passam a vida buscando pelo amor, de todas as formas. “Muitas vezes damos o melhor de nós mesmos para nunca estarmos sozinhos, porque a solidão assusta. Mas a verdade é que o amor é muito precioso e o que buscamos está dentro de cada um de nós. Só precisamos de um único momento para descobrir, tocar e viver esse grande amor, com os recursos que temos. Alguns vivem. Outros, infelizmente, nem percebem”, completa.

Além dos relatos e teorias, o livro também traz uma série de exercícios que ajuda na reflexão e percepção dos sentidos sobre nós mesmos e sobre o outro. “Não adianta só querer saber do outro, sem conhecer a si mesmo”, revela. Os ensinamentos podem ser feitos no dia a dia, enquanto está limpando a casa, andando na rua ou fazendo qualquer outra atividade, garante a autora.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

Diário Mais

Conheça a história do avião que voou 120 km sem combustível

Foi o voo planado mais longo da história com um avião de passageiros

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter