Continua depois da publicidade
O resultado da reforma foi aprovado pelo público. “Esse teatro é muito bonito e não pode ficar fechado. Era mesmo importante arrumar o que oferecia risco e reabrir o Coliseu com segurança. Agora espero bons espetáculos para este ano”, disse o químico Altemir Lima.
Continua depois da publicidade
Histórico
Continua depois da publicidade
Fechado em 5 de abril de 2013 para manutenção preventiva, o teatro recebeu investimento de R$ 2 milhões em mão de obra e equipamentos, com custo zero para a administração municipal, em um convênio da prefeitura com os consórcios Franz Construtora/Odebrecht e Inaplan/Grupo Mendes.
A obra, anunciada em junho, abrangeu a troca dos telhados da plateia e do palco, substituição das tubulações do ar-condicionado central por material antioxidante, recuperação do sistema elétrico e impermeabilização de duas lajes do edifício anexo, com o posterior reparo de forros e paredes comprometidos por infiltrações.
Os trabalhos também incluíram o restauro de detalhes históricos no foyer e sala de câmara, pintura interna das instalações e lavagem externa do prédio, além da troca 1200 lâmpadas e instalação de novos aparelhos de ar-condicionado e espelhos nos nove camarins.
Continua depois da publicidade
Atendendo orientação do Corpo de Bombeiros, que concedeu o AVCB (auto de vistoria) também foi implantada nova sinalização de emergência. Guarda-corpos dos pisos superiores tiveram bases reforçadas e foram acrescidos de cabos de aço entre os corrimãos. A bomba d’água que aciona os hidrantes do prédio foi recuperada.
Foto: Raimundo Rosa
Continua depois da publicidade