Para ouvir as explicações, o visitante precisa ter instalado em seu aparelho celular ou tablet o aplicativo Spotify / Divulgação/ Marcelo Martins/ PMS
Continua depois da publicidade
A visita ao Museu Pelé se transformou numa experiência mais informativa e tecnológica. A Casa do Rei do Futebol agora conta com o "audio guide", sistema que permite a descrição de passeios turísticos com uso de dispositivos eletrônicos e digitais com recursos de voz.
No total são 22 faixas já disponíveis via QR code para contextualizar e aprofundar as informações referentes ao acervo fixo e exposições. Para ouvir as explicações, o visitante precisa ter instalado em seu aparelho celular ou tablet o aplicativo Spotify (baixado gratuitamente via Play Store em aparelhos com sistema Android ou Apple Store nos dispositivos iOS).
Continua depois da publicidade
Basta apontar a câmera ou um aplicativo leitor de QR code para os códigos espalhados pelo acervo, que o Spotify solicitará autorização para ser aberto e, assim que confirmar, o áudio referente ao período da vida ou da carreira de Pelé iniciará. Vale lembrar que o sistema deverá ser utilizado com fone de ouvido do próprio usuário para não atrapalhar a experiência dos outros visitantes.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Espaços
A nova ferramenta está disponível em todos os espaços do equipamento, sendo dez trilhas de áudio para o acervo permanente, outras dez para a exposição 4 Copas e 1 Rei e duas para o espaço da galeria, que abriga duas mostras neste momento: 'Pelé 80 anos' e 'O Início da Lenda – Pelé sob olhar do fotógrafo José Dias Herrera.
A narração dos áudios é dos guias de turismo Valentina Rezende, Soraia Bizarro e Eric Iozzi, da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur). O plano da Prefeitura é expandir o audio guide para outros equipamentos turísticos e pontos de interesses de Santos.
Continua depois da publicidade
O Museu.
Instalado nos antigos Casarões do Valongo (reconstruídos), no Largo Marquês de Monte Alegre, o museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h e apresenta a incrível trajetória do Atleta do Século 20.
No local, estão expostos documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, entre muitos outros itens do acervo pessoal de Pelé. No equipamento, o público também aprecia áudios, filmes, fotos e textos sobre a história de Pelé. A entrada é gratuita.
Continua depois da publicidade