Cultura

Museu do Café lança exposição virtual “Armazéns de Café”

Mostra é uma continuação do projeto de história oral da instituição, “Memórias da Praça”

Publicado em 02/07/2014 às 12:22

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, dando continuidade ao seu projeto de história oral “Memórias da Praça”, lança a exposição virtual “Armazéns de Café”. A mostra retrata o funcionamento desses locais por meio de depoimentos de fiéis de armazém, ensacadores e catadeiras, dando uma nova perspectiva do cotidiano do grão na cidade de Santos.

Na mostra, é possível ouvir as histórias de profissionais dos armazéns de café - por meio dos depoimentos coletados no projeto de história oral do Museu - que tiveram contato direto com os procedimentos e rotina do produto durante as décadas de 1940 e 1980. Os áudios são complementados por textos e fotos dos locais e de trabalhadores.

Dividida em quatro módulos, a exposição também detalha a importância desses galpões para estocagem das sacas entre as etapas do comércio de café, como o transporte da carga para o interior e a exportação. Todo esse intenso movimento na cidade se dava por conta do Porto de Santos, a principal forma de entrada e saída de mercadorias da província.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h (Foto: DL)

O armazenamento do café beneficiado tem o intuito de compensar as variações cíclicas ou eventuais da produção agrícola, como geadas, pragas ou superproduções. O café é um produto bastante sensível às condições externas. Para guardá-lo por determinado período e conservar suas características originais, os armazéns necessitavam de uma série de cuidados, dentre eles a adequação da temperatura do local, ventilação adequada, controle da iluminação, entre outros. Por conta disso, no passado, era comum a construção de armazéns na cidade de Santos. Após a década de 80, iniciou-se um processo de deslocamento desses galpões para o interior de São Paulo e outros estados. Com o passar do tempo, os armazéns passaram a ser construídos cada vez mais próximos das produções visando a economia de suas companhias.

A exposição está disponível no site www.museudocafe.org.br/armazens/home.htm. O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software