Cultura
Com a medida, apenas o Salão do Pregão e obras de Benedicto Calixto ficam disponíveis aos visitantes. Acesso ao Museu passa a ser gratuito a partir do dia 1 de novembro
Continua depois da publicidade
O Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inicia, no dia 1 de novembro, o processo de montagem da sua nova exposição de média duração. Por medidas de segurança, o equipamento cultural limita o acesso de alguns de seus espaços, deixando apenas o Salão do Pregão e as obras de Benedicto Calixto disponíveis para visitação. Com isso, a partir da data até a abertura da nova exposição, a entrada é gratuita.
Após nove anos, a atual mostra de longa duração, intitulada “A trajetória do café no Brasil” e composta por três módulos, será completamente desmontada e dará lugar a uma nova exposição. A decisão de renovar o espaço expositivo foi tomada após uma série de pesquisas e avaliações da antiga mostra, quando ficou constatada a necessidade de uma reestruturação completa do museu em todas as áreas finais. E assim começou a criação e elaboração do conteúdo para a nova exposição, que durou quatro anos e teve como resultado o desenvolvimento de três macros eixos sobre a história do café: “Café como produto – ciência e tecnologia”, “Café como objeto social – história, economia e sociedade” e “Produtos culturais do café”. Esses pontos-chave – ou eixos – formaram o ponto de partida para a curadoria da nova exposição.
O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. A partir de 1 de novembro até a véspera da abertura da nova exposição, a entrada para visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.
Continua depois da publicidade