Continua depois da publicidade
Fotos da construção da Ponte do Mar Pequeno, imagens do ônibus com a comitiva pró-emancipação de Praia Grande a caminho da Assembleia do Estado e registros da primeira sede da Prefeitura, em 1967, estão entre os documentos históricos presentes na exposição “Praia Grande, do Passado ao Presente”, que foi aberta à visitação na tarde de terça-feira (23) no Museu da Cidade, localizado no Complexo Cultural Palácio das Artes. A mostra é permanente e está aberta à visitação gratuita de terça-feira a sábado, sempre das 14 às 18 horas. O Palácio das Artes fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão.
A exposição conta com aproximadamente 150 documentos da Reserva Técnica da Prefeitura, que integra atualmente mais de 40 mil itens. Os materiais expostos são resultados de anos de pesquisa e doação de documentos pela comunidade sobre fatos históricos de bairros de Praia Grande como o Guilhermina, Forte, Solemar, Ocian, entre outros.
Além de fotos e documentos antigos, a mostra ainda apresenta registros recentes, fazendo um contraponto entre o passado e o presente da Cidade. Quem participou da abertura da mostra ainda pôde conferir apresentações do grupo Musical Kenna, formado por violonistas e flautistas, estudantes dos cursos culturais do Palácio das Artes.
Continua depois da publicidade
Durante a abertura, o subsecretário de Turismo Itamar Marciano ressaltou a importância da visita da população em exposições como esta. “Queremos ampliar o interesse das pessoas para sua história e cultura em geral. É muito importante para a Cidade esta interação entre o espaço, seu patrimônio histórico e seus moradores”.
Quem conferiu a exposição foi a aposentada Albaneta Srna, de 73 anos, moradora do Bairro Guilhermina. De acordo com ela, o trabalho está muito bonito e merece ser visto por toda comunidade. “Os moradores de Praia Grande precisam participar mais de eventos que retratam sua história. E o trabalho está muito profissional, estão de parabéns”.
A estudante Isabela Anjos Goes dos Santos, de 17 anos, moradora do Bairro Melvi, também visitou a mostra durante sua abertura e destacou que os jovens também precisam conhecer mais sobre o patrimônio cultural da Cidade. “Já tinha visitado o Museu antes e gosto muito do trabalho que fazem aqui. Todos deveriam vir conhecer também, principalmente estudantes, e aprender um pouco sobre a história de Praia Grande”.
Continua depois da publicidade
Outras informações sobre a exposição “Praia Grande, do Passado ao Presente”, além de agendamento de visitas monitoradas, podem ser obtidas pelo telefone 3496-5708.
Continua depois da publicidade