Cultura
Seleção de 24 textos do jornalista Luiz Fernando Cardoso tem como destaque relatos de relacionamentos, muitos deles frustrados, mas sempre pautados no bom humor
O livro digital de Luiz Fernando Cardoso traz uma seleção de 24 textos publicados em seu blog de crônicas, entre 2009 e 2013 / Divulgação
Continua depois da publicidade
Distante 433 km de Curitiba, Pato Branco não é mais apenas a cidade da personagem Bozena, do ex-ministro da Saúde (no governo Collor) Alceni Guerra, do ex-goleiro Rogério Ceni e do atacante Alexandre Pato. Nas páginas do livro "Orfeu e Violeta: E outras histórias lá de Pato Branco", a cidade também é a terra do exclusivo X-Polenta, do reforçado café da manhã do Sabiá (onde ovos com bacon é para os fracos), do aromático expresso da Letra Café e das belas "Camilas, Vanessas e Grazielas".
Inspirado em histórias que se passam (ou que mencionam) Pato Branco, o livro digital traz uma seleção de 24 textos publicados pelo jornalista Luiz Fernando Cardoso em seu blog de crônicas, entre 2009 e 2013. "Naquele período, escrevi mais de cem crônicas, que renderam três livros. 'Orfeu e Violeta' é o primeiro deles", diz Cardoso. "Os outros dois livros de crônicas devem ser publicados, também em versão digital, ainda este ano", acrescenta o autor.
Continua depois da publicidade
Com pitadas generosas humor, o e-book brinda os leitores com histórias que envolvem relacionamentos – nem sempre com final feliz – em suas idas e vindas da chamada "Capital do Sudoeste".
Como diz o autor do prefácio, o jornalista e escritor Rubens de Lima, membro da Academia de Letras e Artes de Pato Branco, "as aventuras e as pegadas entre os casais em foco, surgidos do imaginário ou de momento vivencial, fazem as narrativas bem interessantes, e apimentam a leitura".
Continua depois da publicidade
Em "Orfeu e Violeta", Cardoso também mergulha em relatos de terceiros – além de suas próprias vivências – para turbinar as histórias de personagens como Cobain, o galanteador; Fundi, o gato; Iracema, Chico, Angela e outros mais, que contribuem para proporcionar uma cativante leitura. "Quem acompanhava o blog de crônicas gostou. Por isso, aposto que quem ler o e-book vai curtir também", diz Cardoso.
Com venda exclusiva pela Amazon, "Orfeu e Violeta: E outras histórias lá de Pato Branco" é um livro em formato Kindle, mas que também pode ser lido em qualquer tablet e smartphone (por meio do aplicativo Kindle) ou em computadores (com o Kindle Cloud Reader). Quem é cadastrado no Kindle Unlimitated (a Netflix dos livros digitais) não paga nada a mais para ler.
Vendido por R$ 8,90, o "Orfeu e Violeta" atingiu nesta segunda-feira (12) – quatro dias após seu lançamento – o primeiro lugar no ranking dos e-books mais vendidos da Amazon na categoria "Crônicas, Humor e Entretenimento". O endereço de publicação do e-book é amzn.to/2FBeDmS.
Continua depois da publicidade
O Autor
Nascido em Laranjeiras do Sul (PR), em 1981, Luiz Fernando Cardoso cresceu em Pato Branco (PR), cidade natal de seus pais. Em 2004, após a graduação em Jornalismo, partiu para novos desafios, no Brasil e no exterior.
O jornalista, hoje com 37 anos, iniciou a carreira como estagiário do Diário do Sudoeste, ainda nos tempos de faculdade. Nos anos seguintes, foi repórter do Jornal de Beltrão, em Dois Vizinhos (PR); redator estagiário na Deutsche Welle, em Bonn (Alemanha); repórter no Diário de Minaçu (GO); repórter e editor em O Diário do Norte do Paraná, em Maringá (PR), em três passagens pelo jornal; editor e comentarista em telejornal da TV Maringá (Band) e colaborador da Folha de São Paulo, também em Maringá.
Continua depois da publicidade
Mais recentemente, entre 2013 e 2015, Cardoso viveu com sua mulher em Joinville (SC), onde foi editor-chefe do jornal diário Notícias do Dia. Retornou para Maringá, no fim de 2015. Atualmente, o jornalista é repórter de O Diário (em greve) e assessor de imprensa do Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar).