Cultura

Jovens do Instituto Arte no Dique fazem shows na França

Pela primeira vez no exterior, a Banda Querô embarca para a Europa, na próxima terça-feira, para apresentações em Paris e La Ciotat

Publicado em 21/06/2013 às 10:59

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Os jovens da Banda Querô, do Instituto Arte no Dique, se preparam para viver uma experiência única. Na próxima terça-feira (25), 14 integrantes do grupo percussivo embarcam para a França, onde farão apresentações em Paris e na cidade de La Ciotat, nos arredores de Marselha. É a primeira vez que a banda faz show fora do Pais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Esse grupo, formado por moradores do Dique da Vila Gilda, uma das áreas de maior vulnerabilidade social na Baixada Santista, ficará 12 dias na França, onde poderá mostrar o trabalho profissional que desenvolve aqui na Cidade e conhecer a cultura europeia. Será uma experiência única para esses garotos, que poderão se apresentar sua cultura para novos públicos”, conta o presidente do Arte no Dique, José Virgílio Leal de Figueiredo.

O processo de internacionalização do Instituto Arte no Dique, que tem como mantenedora a Libra Terminais, além de parceria com o Instituto Nextel, grupo Olodum, Prefeitura de Santos e Governo Federal, começou em fevereiro de 2012, quando fundou, na cidade de La Ciotat, a Associação Arte no Dique-França.

14 integrantes do grupo percussivo embarcam para a França, onde farão apresentações em Paris e na cidade de La Ciotat (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

O braço internacional da OS santista tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre profissionais e artistas, europeus e brasileiros, além de atuar como facilitador na captação de recursos provenientes de empresas estrangeiras.

Banda Querô

Formada na Oficina de Percussão do Arte no Dique, em 2003, a Banda Querô é o primeiro produto cultural da Oscip santista. Com uma batida que mistura ritmo e harmonia, no ritmo do samba-reggae, o grupo já realizou dezenas de apresentações pelo Brasil, virou matéria em vários veículos de comunicação e gravou o CD ‘A Arte no Dique’, lançado em 2007.

Também teve passagens pelo Carnaval da Bahia, desfilando em Salvador por vários anos, e tocou ao lado de famosos como Gilberto Gil, Moraes Moreira, Nelson Jacobina, Armandinho Macedo, Jorge Mautner, Olodum e Pepeu Gomes.

Continua depois da publicidade

O nome Querô é uma homenagem ao personagem principal de ‘Querô, Uma Reportagem Maldita’, obra do dramaturgo santista Plínio Marcos.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software