Continua depois da publicidade
Os jovens da Banda Querô, do Instituto Arte no Dique, se preparam para viver uma experiência única. Na próxima terça-feira (25), 14 integrantes do grupo percussivo embarcam para a França, onde farão apresentações em Paris e na cidade de La Ciotat, nos arredores de Marselha. É a primeira vez que a banda faz show fora do Pais.
“Esse grupo, formado por moradores do Dique da Vila Gilda, uma das áreas de maior vulnerabilidade social na Baixada Santista, ficará 12 dias na França, onde poderá mostrar o trabalho profissional que desenvolve aqui na Cidade e conhecer a cultura europeia. Será uma experiência única para esses garotos, que poderão se apresentar sua cultura para novos públicos”, conta o presidente do Arte no Dique, José Virgílio Leal de Figueiredo.
O processo de internacionalização do Instituto Arte no Dique, que tem como mantenedora a Libra Terminais, além de parceria com o Instituto Nextel, grupo Olodum, Prefeitura de Santos e Governo Federal, começou em fevereiro de 2012, quando fundou, na cidade de La Ciotat, a Associação Arte no Dique-França.
Continua depois da publicidade
O braço internacional da OS santista tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre profissionais e artistas, europeus e brasileiros, além de atuar como facilitador na captação de recursos provenientes de empresas estrangeiras.
Banda Querô
Formada na Oficina de Percussão do Arte no Dique, em 2003, a Banda Querô é o primeiro produto cultural da Oscip santista. Com uma batida que mistura ritmo e harmonia, no ritmo do samba-reggae, o grupo já realizou dezenas de apresentações pelo Brasil, virou matéria em vários veículos de comunicação e gravou o CD ‘A Arte no Dique’, lançado em 2007.
Também teve passagens pelo Carnaval da Bahia, desfilando em Salvador por vários anos, e tocou ao lado de famosos como Gilberto Gil, Moraes Moreira, Nelson Jacobina, Armandinho Macedo, Jorge Mautner, Olodum e Pepeu Gomes.
Continua depois da publicidade
O nome Querô é uma homenagem ao personagem principal de ‘Querô, Uma Reportagem Maldita’, obra do dramaturgo santista Plínio Marcos.