Cultura

Jadir Battaglia: ‘Troféu DL Marcas é um objeto de arte’

Artista plástico afirma que criou uma escultura para as pessoas premiadas terem em casa

Publicado em 07/12/2014 às 10:21

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O troféu do Prêmio DL Marcas do Ano 2014 foi uma atração à parte no evento realizado pelo Diário do Litoral, no último dia 11 de novembro, no auditório do Mendes Plaza Hotel. A peça é do artista plástico santista Jadir Battaglia. 
“O ponto de partida foi fazer um objeto que as pessoas pudessem levar para casa, ter um objeto de arte dentro de casa. Então, o troféu foi feito numa dimensão maior do que geralmente são feitos os troféus e branco para que possa combinar com qualquer tipo de ambiente. Ele foi pensado mesmo como uma escultura e não como um troféu”, explicou o artista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Artista plástico profissional há 20 anos, Bataglia é professor de artes na Prefeitura de Santos, atuando em projetos educacionais voltados à criação artística na Secretaria de Cultura e colabora com a Coordenadoria de Galerias e Museus de Santos, na montagem de exposições e ocupação dos espaços públicos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Após 9 anos, Roberto Carlos retorna a Santos

• Banda do SuperStar, Bicho de Pé grava primeiro clipe em Santos

• Baixada Santista recebe a 5ª edição da Virada Inclusiva

A característica de Battaglia é a arte abstrata e contemporânea. “Geralmente as pessoas veem árvores, animais, corpos entrelaçados, mas isso não tem nada a ver com a minha intenção. Eu faço um trabalho abstrato regido pelas regras da composição. Vejo muito mais a composição, o equilíbrio entre as linhas, as formas e o volume do que procurar fazer algo com a qual as pessoas possam se identificar. Essa identificação é um resultado bastante interessante do meu trabalho porque consigo estabelecer essa comunicação com as pessoas”, afirmou Battaglia.

>Jadir Battaglia - “Fiz uma escultura para que as pessoas pudessem ter um objeto de arte em casa” (Foto: Luiz Torres/DL)

Escritório de Arte Eikones

Jadir Battaglia inaugurou o Escritório de Artes Eikones em agosto deste ano, onde montou uma galeria para expor os seus trabalhos e de outros artistas plásticos da região.
“Eu criei esse espaço onde eu represento aproximadamente 20 artistas da região — fotografia, pintura e escultura — e desenvolvo iniciativas para promover os trabalhos dos artistas. A primeira iniciativa foi criar um espaço na Casa Cor Litoral”.

A segunda realização, segundo Battaglia, foi a Expo R$ 500 Arte-Bazar, na galeria do Escritório Eikones, onde todas as obras custam até R$ 500. “Essa iniciativa é para trazer um público que acredita que obra de arte é algo inacessível e mostrar que existe a possibilidade de adquirir e consumir arte de artistas da região em Santos”.

Continua depois da publicidade

>oficina - Jadir Battaglia trabalhando em suas peças de arte na oficina do seu atelier (Foto: Luiz Torres/DL)

Battaglia trabalha exclusivamente com trabalhos profissionais de arte contemporânea. O escritório fica na Rua Marquês de Olinda, 23, na Vila Belmiro. A galeria de artes é aberta à visitação, em horário comercial. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3301-6717 ou via email [email protected]. O site é www.eikones.com.br.

Troféu DL Marcas (Foto: Luiz Torres/DL)
 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software