Cultura

Isaac Bardavid, dublador de Wolverine e Esqueleto, morre aos 90 anos

Bardavid estava internado em estado grave em um hospital para tratar complicações relacionadas a um enfisema pulmonar

Folhapress

Publicado em 01/02/2022 às 21:21

Compartilhe:

Isaac Bardavid foi dublador de personagens como o vilão Esqueleto, Wolverine e Phill de Hercules / Reprodução/ Redes Sociais

O ator e dublador Isaac Bardavid, famoso por dar voz aos personagens Wolverine e Esqueleto, morreu aos 90 anos, nesta terça-feira (1º). A morte foi confirmada no Instagram por João, filho do dublador, que compartilhou uma foto e uma mensagem.

"90 anos, 11 meses e 19 dias. Se bem conheço o coroa, ele diria assim: 'Toma tenência na vida meu filho'. É com essa frase que escrevo que nosso querido ator, dublador, escritor, esposo, pai, vô, bisavô e amigo, hoje partiu para um plano espiritual", escreveu o filho do dublador.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Bardavid estava internado em estado grave em um hospital para tratar complicações relacionadas a um enfisema pulmonar. Em publicações anteriores na rede social, o filho do dublador disse que o pai sempre teve doença pulmonar crônica.

Segundo João, o pulmão do dublador parou de oxigenar o corpo, mesmo entubado. "O sangue ficou ácido demais (com taxa de oxigênio muito baixa) e por conta disso o coração falhou.

Os médicos tentaram reanimação, mas o corpo já está muito cansado", informou o filho.

João recordou que o pai sempre fazia os outros sorrirem com piadas e estava feliz. Segundo ele, Bardavid já se perguntava há algum tempo o porquê de ainda estar vivo, pois perdeu muitos amigos dubladores nesta pandemia. "Ele ficava cada vez mais triste e sem entender como as pessoas jovens estavam indo tão antes dele."

O filho destacou que o dublador se foi, mas seus trabalhos ficam. "Sua voz é imortal enquanto vocês se lembrarem dele. Quem gosta de leitura também pode tê-lo com seus livros. O segundo livro dele está para ser finalizado agora em fevereiro. É triste saber que ele não viu seu segundo livro pronto."

João contou que o livro era o projeto preferido do pai e que não se metia nas escolhas dele, mas agora vai ter que tomar decisões. "Irei tomar as rédeas do projeto do livro para poder finalizar as questões pendentes e passar mais detalhes a vocês."

Em 2017, o ator Hugh Jackman, intérprete do herói Wolverine, visitou o dublador em sua passagem por São Paulo. Ele publicou um vídeo com o dublador do Wolverine. "[Ele] é tão bom", disse Hugh sobre o brasileiro, depois de ter uma de suas frases traduzidas por ele.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Dentista dá dicas de como cuidar da saúde bucal no Halloween

Cotidiano

PAT do Litoral de SP abre vagas de emprego nesta quinta-feira (31)

A maior parte das oportunidades são para trabalhadores com Ensino Fundamental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter