Continua depois da publicidade
Conhecer um pouco da história da sétima arte por meio de clássicos e propostas de linguagem cinematográfica foi o objetivo da oficina “Introdução à história do cinema”, realizada na última terça-feira (30), no Ponto MIS Guarujá, que fica no Anfiteatro Ferreira Sampaio. A atividade foi viabilizada a partir da parceria entre a Prefeitura e o Museu da Imagem e do Som (MIS) do Governo Estadual, que disponibiliza um palestrante para ministrar a atividade gratuitamente uma vez por mês.
Nesta edição, a oficina foi conduzida pelo crítico de cinema, jornalista e professor Marcelo Lyra, que estudou crítica de cinema, roteiro e montagem na Universidade de São Paulo (USP). Na oportunidade, cerca de 30 pessoas participaram, sendo 15 do programa “Mais Educação”, da Escola Municipal Napoleão Laureano, alunos da professora Rebeca Laranjeira.
Continua depois da publicidade
Para o supervisor da Secretaria Municipal de Cultura e responsável pelo Anfiteatro Ferreira Sampaio, Jurandir Pereira, as inscrições espontâneas e a participação dos estudantes do “Mais Educação” foram muito importantes. “Os participantes tiveram acesso a uma aula didática, simples e objetiva que utilizou imagens que realmente contam a história do cinema”, observou.
Continua depois da publicidade
Ele destacou que Marcelo Lyra compactou quatro dias de curso em uma noite de oficina do Ponto MIS. “Ele trouxe clássicos, como 'Luzes da Ribalta', que mostram a mudança de narrativa de um período para outro. Até o pessoal que já faz cinema e tem um olhar mais crítico disse que vai onde ele for”, contou o supervisor.
Próxima oficina – “Luz, câmera e educação” é o tema da próxima atividade, que acontece no próximo dia 30 de outubro, das 18h30 às 22h30. As atividades serão ministradas pelo professor Anderson Lima, que é roteirista e professor de Filosofia. Ele é idealizador da Caixa Preta Filmes, produtora volta à temática infantil, e dirigiu a websérie “Hora do recreio”. Jurandir Pereira ressalta que as inscrições estão abertas e os participantes poderão experimentar a produção de um curta durante a oficina.
Os interessados em participar podem procurar o Ponto MIS, que fica no Anfiteatro Ferreira Sampaio (Rua Osvaldo Aranha, 800 – Jardim Boa Esperança), ou entrar em contato pelo telefone 3342-6262.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade