Continua depois da publicidade
Andor Stern é um senhor de 87 anos. A aparência frágil se deve em parte à idade avançada, em parte às consequências físicas do tempo que passou em Auschwitz, o mais famoso campo de concentração da Segunda Guerra Mundial. Andor nasceu no Brasil, mas era um adolescente que vivia na Hungria quando foi preso pelos nazistas.
A vida dele em campos de concentração é contada no livro Uma Estrela na Escuridão (Ateliê de Palavras), do historiador e professor santista Gabriel Davi Pierin. O lançamento da obra acontece no próximo sábado, às 17 horas, na Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 340), em Santos. Além do lançamento, haverá bate-papo com o próprio Andor Stern, no mini-auditório da Estação.
Gabriel levou quase dois anos para concluir o livro, que também celebra os 70 anos do final da Segunda Guerra Mundial. Ele e Andor viajaram por seis países da Europa para pesquisas e entrevistas, no ano passado, trajeto que incluiu uma visita à Hungria e ao campo de concentração de Auschwitz, na Polônia.
O livro mistura duas formas narrativas. Em terceira pessoa, Gabriel detalha o contexto histórico da Segunda Guerra Mundial. Em primeira pessoa, acontece o testemunho de Andor, que envolve a fome no campo, a morte de amigos, a perda de familiares, a violência diária, o medo nos vagões antes da liberdade, a busca por parentes na Hungria depois da Guerra e a viagem de volta ao Brasil.
Num trecho do livro, Andor fala de seus sonhos enquanto estava confinado em 1944, em Auschwitz. "Daqui há cinco, dez anos o que eu quero? Eu queria ter um sapato que não machucasse o meu pé; se tivesse meia então seria um luxo. Desejava uma roupa limpa que não tivesse piolho e que me cobrisse para não sentir frio. E também um bolso enorme que pudesse guardar um pão para comer a hora que quisesse. Além disso, ter liberdade para determinar onde e quando quisesse ir."
Atualmente, Andor Stern reside em São Paulo, onde ainda trabalha, e realiza palestras pelo país para compartilhar suas experiências e falar sobre respeito e tolerância ao outro.
Gabriel Davi Pierin tem 41 anos e se formou em História pela Universidade Católica de Santos (Unisantos), além de Administração de Empresas pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). É autor de outros dois livros: "Santos Foot-ball Club: o Nascimento de um Gigante" e "Uma Escola para a Vida".
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade