Cultura

História de vida e superação de Pauê chega aos cinemas

Lançamento do documentário será realizado hoje (21), às 20h30, no auditório da Secretaria de Governo dos Direitos da Pessoa com Deficiência em São Paulo

Publicado em 21/05/2013 às 11:42

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A trajetória de vida e esportiva de Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, mais conhecido como Pauê, ganhará mais um capítulo a partir de maio deste ano. O surfista bi-amputado e campeão de triathlon realizará nesta terça-feira, 21 de maio, em São Paulo, o lançamento do documentário "Pauê - O Passo de Um Vencedor". O filme registra a vida e os momentos de superação do cidadão e atleta que aos 18 anos sofreu um grave acidente onde perdeu parte das pernas, mas que por meio do esporte conseguiu superar limites e barreiras que a vida lhe trouxe.

O documentário conta patrocínio do Banco Safra e Apsen Farmacêutica, obtidos com recursos da Lei Rouanet de incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Governo Federal.

"A idéia é fazer com que o telespectador possa refletir sobre os verdadeiros valores humanos, e entender que todos podem ser um vencedor, independente dos problemas ou dificuldades que enfrentam", afirma Pauê. "Foram cerca de 100 horas de gravação para retratar o dia a dia do Pauê, e entender como ele, apesar das dificuldades, enfrenta desafios, alcança vitórias e incentiva o otimismo e a luta pela felicidade", explica Fábio de Souza Cappellini, sócio da produtora 1+1 e diretor do documentário.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As gravações do documentário se iniciaram em 2009, com a participação do Pauê na corrida de São Silvestre (Foto: Divulgação)

Com aproximadamente 70 minutos de duração, o filme traz relatos e depoimentos de amigos, familiares e atletas que acompanharam a caminhada de Pauê. Estão entre os participantes: Gabriel O Pensador, músico e amigo; Fábio Paiva, canoísta; Carlos Burle, renomado surfista brasileiro de ondas grandes; Picuruta Salazar, campeão brasileiro de longboard; Otaviano Taiu Bueno, campeão brasileiro de surf e atualmente escritor; e Bruno Aagaard e Cristina Chieffi, irmão e mãe do atleta.

As gravações do documentário se iniciaram em 2009, com a participação do Pauê na corrida de São Silvestre e se encerrou em 2013 com a finalização do filme. Para a realização das gravações do filme, foram percorridos mais de seis mil quilômetros entre gravações, pesquisas e entrevistas.

O evento de lançamento para convidados será realizado no Auditório da Secretaria de Governo dos Direitos da Pessoa com Deficiência em São Paulo, onde será exibido o documentário em um coquetel. Já no dia 25 de maio, em Santos, haverá a exibição aberta ao público.

O filme será exibido em emissoras de TV de canais abertos e fechados, em cinemas e DVD e em exibições ao ar livre, através do projeto Cine Superação. "O projeto "Cine Superação" prevê levarmos a exibição do filme em diversas cidades dos estados brasileiros gratuitamente à população", explica Cappellini.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software