A Praça Mauá e o Paço Municipal receberão decoração especial para o festival / Francisco Arrais/PMS
Continua depois da publicidade
O universo da literatura invadirá as ruas do Centro Histórico entre os dias 29 e 31 de outubro, durante a primeira edição do Festival Leia Santos, para celebrar os 15 anos do projeto de incentivo à leitura, realizado pela Prefeitura, além de comemorar o Dia Municipal da Doação de Livros.
Praça Mauá, Paço Municipal, Rua do Comércio, Museu Pelé e Largo Marquês de Monte Alegre, no Valongo, receberão quase 100 atrações, com intervenções artísticas, passeios temáticos da Linha Turística do Bonde, lançamento de livros, bate-papo, contação de histórias, feiras de economia criativa, e é claro, a marca registrada do projeto: um espaço totalmente voltado para doação e retirada gratuita de livros.
Continua depois da publicidade
"A pandemia fortaleceu o papel da cultura como um bem fundamental na vida de todos. Muita gente teve o gosto pela leitura despertado durante o isolamento social e muitas pessoas intensificaram ainda mais o hábito de ler", comentou o secretário municipal de Cultura, Rafael Leal.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
DOAÇÕES
A Praça Mauá e o Paço Municipal receberão decoração especial para o festival e contarão com atrações que valorizam o hábito da leitura na formação do cidadão, além de seu uso como meio de acesso ao lazer e capacidade de mudança na vida de crianças, jovens e adultos.
Na praça estarão montadas a biblioteca móvel do projeto Leia Santos, o espaço da Gibiteca Municipal e também um dos dois Bonde Cordel, no qual haverá contação de histórias, com decoração alusiva à manifestação literária produzida no interior do nordeste brasileiro.
Continua depois da publicidade
Quem quiser doar livros poderá depositar publicações na 'caixa dos saberes', um contâiner especialmente preparado para receber uma enorme quantidade de livros das mais variadas categorias, que serão reutilizados em futuras ações do projeto Leia Santos.
Aqueles que quiserem adquirir produtos de qualidade, produzidos por artesãos e empreendedores da Cidade, poderão curtir a feira de economia criativa. A Praça Mauá terá ainda um espaço dedicado aos autores santistas, que apresentarão novidades sobre suas recentes produções.
O Paço Municipal contará com o Espaço Tarrafa, em referência ao principal evento do segmento na Baixada Santista: a Tarrafa Literária. Vai rolar bate-papo, lançamento de livros e apresentações musicais. No Palácio José Bonifácio também haverá exposição de livros raros do acervo das bibliotecas municipais e Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams).
Continua depois da publicidade
Deslocando-se rumo ao Valongo, transitando pelo bulevar da Rua XV de Novembro e Rua do Comércio, o público poderá aproveitar um grande corredor cultural, que contará com muita música, poesia e intervenções artísticas.
PARA AS CRIANÇAS
Continua depois da publicidade
Chegando ao Largo Marquês de Monte Alegre, no Valongo, mais uma feira de economia criativa estará à disposição do público, além de atrações para criançada com muita contação de histórias, apresentações circenses, cenas teatrais e marionetes.
Da Estação do Valongo partirão os passeios do segundo 'Bonde Cordel', que irá circular pelas ruas do Centro Histórico, misturando o charme das construções centenárias santistas à riqueza da cultura nordestina, em passeios lúdicos com música e contação de histórias.
Já os amantes do futebol poderão curtir, no Museu Pelé, bate-papo com autores santistas que escreveram livros sobre a grande paixão nacional. Vale lembrar que todas as atividades vão respeitar, rigorosamente, os protocolos de segurança, tanto em espaços abertos quanto nos ambientes fechados.
Continua depois da publicidade
O Festival Leia Santos é uma realização da Secretaria de Cultura (Secult).
Continua depois da publicidade