Cultura

Festival de Cultura Negra em Bertioga conta com várias atrações

O evento realizado em parceria entre Prefeitura e o Sesc contém desde trilhas, teatro, aula de capoeira, oficina de penteados, entre outras atrações, como um show com Letícia Soares

Da Reportagem

Publicado em 27/10/2023 às 16:26

Compartilhe:

A cidade de Bertioga recebe uma programação especial em alusão ao Dia da Consciência Negra / Divulgação

A cidade de Bertioga recebe uma programação especial em alusão ao Dia da Consciência Negra. No sábado, 18 de novembro, das 8h30 às 20h, acontece o Festival de Cultura Negra, com ponto de encontro na Praça da Primavera, no bairro Rio da Praia. O evento realizado em parceria entre Prefeitura e o Sesc contém desde trilhas, teatro, aula de capoeira, oficina de penteados, entre outras atrações, como um show com Letícia Soares, a primeira atriz negra a interpretar a rainha Elsa – do filme Frozen, em um evento oficial da Disney no Brasil.

Confira a programação completa:

- 8h30 às 12h30 - Trilhas de Oyá - A partir de 15 anos. Inscrições no local com meia hora de antecedência

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As Trilhas de Oyá é uma iniciativa de despertar a ancestralidade e antigos saberes. A atividade acontece no Sítio Emana, um espaço rodeado de Mata Atlântica, que proporciona contato com a natureza. O objetivo deste passeio, em contato com a natureza, é promover um momento de experiência e reconexão, resgatando e valorizando a cultura de matriz afro-indígena. A atividade inclui trilha de dificuldade leve, momentos de conversa e de contemplação da natureza, banho de ervas aromáticas e um delicioso lanche com PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

É recomendado o uso de roupas confortáveis e calçado fechado, garrafa com água, repelente para insetos e filtro solar, além de levar roupa de banho, toalha e uma camisa branca para uso após o banho de ervas.

- 10h às 11h - Kemetic Yoga - Raízes africanas do Yoga - Classificação Livre

O Kemetic Yoga tem como referência o legado científico e sutil da civilização clássica africana do Antigo Egito, resguardando as histórias, memórias e contribuições humanitárias. Por meio de posturas e exercícios, aliados com a respiração consciente em processo meditativo, tem como impacto a reorganização do corpo integral, assim como a movimentação dos fluxos de energia.

É recomendado o uso de roupas confortáveis, garrafa com água, repelente para insetos e, se desejar, uma canga ou tapetinho de yoga.

- 10h30 às 12h30 e 14h às 16h - Oficina Tranças, turbantes e penteados: conheça seu cabelo! - Classificação Livre. Inscrições no local com meia hora de antecedência

O objetivo desta oficina é promover a reflexão sobre a relação com o próprio cabelo, dialogar sobre estética e identidade. Essa oficina, para todas as idades, apresenta variadas técnicas de tranças, dreads e penteados afros, como saberes de expressão artística ancestral. E também o ensino de técnicas de torço e amarrações do tecido e turbantes.

-  11h às 20h - Feira Afro - Classificação Livre

A feira tem como objetivo fomentar o empreendedorismo da mulher preta. Um espaço de venda de produtos, conexões e diálogos entre as pessoas, formação e capacitação na prática para as mulheres pretas participantes.

- 11h às 12h - Aula aberta Capoeira - Classificação Livre

A capoeira é uma expressão cultural que mistura, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Uma luta criada no Brasil por negros trazidos da África - a partir do século XVI, declarada patrimônio imaterial da humanidade em 2014 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Nesta atividade será realizada uma vivência de capoeira, uma prática que ajuda a manter as tradições africanas, a desenvolver o condicionamento físico e a agilidade e o desenvolvimento dos sentidos.

- 14h às 17h - Ocupação Afrolúdica - Classificação Livre

Espaço Afro Lúdico é um conjunto de objetos e materiais que remetem ao repertório afro-brasileiro e africano. São instrumentos musicais, jogos, brinquedos e objetos não estruturados. Todos esses materiais ficam à disposição das crianças para que elas possam experimentar e sentir suas texturas, sons etc. Oportunizamos nesse espaço brincadeiras mediadas e também estimulamos o brincar livre. Por meio da exploração dos materiais as crianças entram em contato com a afro-brasilidade. Os educadores presentes no espaço oportunizam o contato com os materiais e fazem a mediação, apresentando aspectos da história e da cultura africana e afro-brasileira.

- 14h às 17h - Mediação de leitura: Histórias daqui, Histórias de Lá - Classificação Livre

As crianças têm pelo livro um fascínio, uma curiosidade e o mediador busca ampliar as possibilidades de exploração do livro. Nossa mediação de leitura é feita a partir do acervo que contém um rico repertório de livros com a temática afro-brasileira e africana. Os livros representam os africanos e descendentes a partir de uma perspectiva afetiva e de valorização da negritude no discurso e na estética. São histórias que apresentam a África e a diáspora (deslocamento, forçado ou não, de um povo pelo mundo) africana de maneira rica e diversa, apresentam uma estética colorida, uma narrativa envolvente e aventureira, são histórias potentes e belas. A mediação de leitura busca levar as crianças e as famílias a uma imersão regada de encantamento ao universo de narrativas africanas e afro-brasileiras.

- 17h às 18h - Apresentação de Teatro, Porangas - Onde Se Guardam Histórias - Classificação Livre

Inkosazana Ithemba é uma princesa negra que viaja no tempo, junto com a corte. Eles espalham histórias guardadas em porangas pelos antigos sábios. Histórias e lendas de deusas e deuses, de princesas, de guerreiros dos povos originários daqui e de lá, das terras africanas.

- 19h - Oficina Dancehall - Classificação Livre

A oficina de dança Reggae-Dancehall apresenta as bases dessa dança e cultura, que é conhecido de forma popular pela musicalidade do raggamurffin ou "ragga", e é um subgênero do reggae e da cultura sound system Jamaicana. Atualmente a sua dança aparece de forma fragmentada em quase todos os challenge do tik tok, coreografias de hip hop, funk e outros gêneros, obtendo milhões de visualizações e apreciadores no Brasil e no mundo. O encontro busca estimular os participantes a conhecer e vivenciar de forma aprofundada o dancehall, que tem origem na diáspora africana, passando por sua história, passos e estilos.

- 20h - Show Soul Diva - Classificação Livre.

A atriz, dubladora e cantora fluminense, Letícia Soares, traz para o palco toda a versatilidade e potência vocal, interpretando grandes sucessos da música brasileira e internacional. Sem se limitar a um único estilo, passeia por todos os ritmos em um verdadeiro baile. No repertório da banda, interpretações únicas e arranjos originais para grandes sucessos como: A cor dessa cidade, Espumas ao vento, além de sucessos de Beyonce e Tina Turner, em homenagem à força e poder da mulher negra.

Letícia Soares é vencedora dos prêmios Cesgranrio de Teatro pela atuação no espetáculo A Cor Púrpura, e foi elogiada nas mídias pela atuação em Marrom, o Musical, de 2022. Foi finalista do Reality Show Musical Canta Comigo, em 2021. Foi a primeira atriz negra a interpretar a Rainha Elsa em um evento oficial da Disney no Brasil.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

Diário Mais

Conheça a história do avião que voou 120 km sem combustível

Foi o voo planado mais longo da história com um avião de passageiros

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter