Oficinas têm como finalidade proporcionar às crianças e aos jovens o acesso a diferentes linguagens teatrais / Reprodução
Continua depois da publicidade
O projeto Festa no Jardim acaba de chegar à cidade de Santos, que será o marco inaugural dessa ação aberta ao público e totalmente gratuita, que percorrerá outras três cidades do Estado de São Paulo. O projeto é composto pelo espetáculo "Festa no Jardim e a Semente do Futuro", que já foi exibido nos dias 7 e 8 de novembro e tem reapresentação programada para esta quinta e sexta-feira, 9 e 10 de novembro, em dois horários, às 9h e às 14h, na Fábrica de Cultura 4.0 de Santos, localizada na Praça dos Andradas - Centro. Logo após cada apresentação, estão sendo oferecidas três oficinas gratuitas com as temáticas: musicalização, interpretação para teatro e caracterização cênica. Direcionadas para jovens de 13 a 17 anos, serão 30 vagas disponíveis para cada oficina, que estão programadas para começar sempre às 10h e às 15h, de 7 a 10 de novembro. Mais informações podem ser obtidas pelo número (13) 3201-4900.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A iniciativa é do Instituto Crescer - entidade que atua como um laboratório de criação e implementação de metodologias de impacto social em escala para a educação e para o fortalecimento de comunidades e pessoas - e tem como objetivo interagir com a população de Santos por meio do teatro, que é um exercício de cidadania e uma forma de ampliar o repertório cultural de qualquer cidadão.
A partir da montagem de um texto inédito, viabilizado pelo próprio Instituto, o espetáculo aborda questões sobre a problemática do meio ambiente e da necessidade de refletir sobre como as pequenas atitudes no dia-dia impactam o planeta, conscientizando crianças e jovens sobre a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais e sobre a sustentabilidade.
As oficinas têm como finalidade proporcionar às crianças e aos jovens o acesso a diferentes linguagens teatrais com a criação e adaptação de histórias e a construção das personagens, além de possibilitar uma maior proximidade à maneira como são desenvolvidos os cenários, as músicas e coreografias do teatro, de modo que haja um reconhecimento maior por parte das crianças da linguagem dramática.
Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer, reforça o objetivo de conscientização e valorização do indivíduo por meio da arte. "Investir nesta poderosa ferramenta de diálogo social que é o teatro permite que cuidemos da formação do indivíduo mediada pelas relações artístico-culturais. Por meio da Arte é possível dialogar sobre assuntos complexos de forma sutil e metafórica. Sabemos que é imprescindível abordar a questão da sustentabilidade com as novas gerações e apresentar de forma lúdica os impactos diretos de nossas ações no mundo é um meio efetivo de transmitir a mensagem da conservação ambiental a crianças e famílias, ao mesmo tempo em que todo mundo se diverte", afirma
Continua depois da publicidade
ESPETÁCULO
Anna Maria, uma adolescente, quer impressionar seu novo crush, o Chico, um menino engajado com a ecologia da sua cidade. E pra isso ela cria obras de arte com materiais recicláveis. Certa manhã um Monstro invade a casa de Anna Maria e ela se vê obrigada a repensar suas atitudes e suas escolhas, pois a "Floresta Jardim", a última mata brasileira existente, corre um grande perigo de ser extinta.
Agora o futuro do planeta e da Floresta Jardim está em suas mãos e de seus novos amigos nada convencionais. Produzido pelo Instituto Crescer e com direção teatral de Alexandre Souzah, "Festa no Jardim" é um espetáculo repleto de ação e aventura com personagens engraçados e surpreendentes que prometem despertar nas crianças e adolescentes a consciência ambiental, além de trazer temas como companheirismo, coragem, tomadas de atitudes, respeito, reciclagem, desmatamento e proteção ao meio ambiente.
Continua depois da publicidade