Cultura

Festa cigana acontece neste sábado (11), em Guarujá

O evento já se tornou tradicional na Cidade, sendo realizado há 12 anos

Publicado em 10/10/2014 às 17:08

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Celebrar a cultura do povo cigano e reconhecer sua identidade são os objetivos da festa em louvor a Santa Sara Kali e Nossa Senhora Aparecida, promovida pela Tsara Gitana (Casa Cigana) Lua Bonita. O evento tem apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio das secretarias municipais de Coordenação Governamental e de Cultura, e acontece neste sábado (11), a partir das 19h30. A festa acontece no Clube dos Curiós (Rua Joaquim Martinez Correia, 8 – Monteiro da Cruz), em Vicente de Carvalho.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A atividade é organizada pela dona Casa Lua Bonita, Cléo de Souza, que vive da venda de roupas e acessórios ciganos e cartomancia. Ela conta que a festa terá show inédito de dança cigana, árabe e egípcia, expositores de artigos da cultura cigana, cartomancia e comidas típicas. O convite individual custa R$ 15 antecipado e R$ 20 na porta, com direito ao jantar, ponche e frutas.

Continua depois da publicidade

História – A cigana conta que veio de São Paulo para Guarujá há 12 anos, realizando duas ações: em maio realiza uma festa aberta ao público, na Praça das Bandeiras – Praia das Pitangueiras. Já em outubro, o evento acontece no Clube dos Curiós, com venda de convites para o jantar.

O evento já se tornou tradicional na Cidade, sendo realizado há 12 anos (Foto: Pedro Rezende/PMG)

Continua depois da publicidade

Em 24 de maio, quando é celebrada Santa Sara Kali – Padroeira dos ciganos, é realizada a festa na Praça das Bandeiras. Já próximo ao dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil, é promovido o evento no Clube dos Curiós. “Muitas pessoas confundem. Não existe a religião cigana. Somos um povo. Temos Santa Sara Kali como padroeira e também somos devotos de Nossa Senhora Aparecida”, contou.

De acordo com Cléo, o Município possui cerca de 300 famílias ciganas. “Ainda há preconceito e muitos não falam que são ciganos por causa disso, mas eles estão aí, por toda Cidade, são donos de comércios e vivem em diversos bairros”, disse.

Conquista – Cléo comemora o fato da prefeita Maria Antonieta de Brito ter sancionado, no último dia 19 de setembro, a Lei Municipal 4144/2014, que institui o Dia do Cigano no Calendário Oficial do Município. “Para nós é motivo de muita alegria porque representa o nosso fortalecimento, o reconhecimento porque o cigano também é um cidadão. Dia 24 de maio é a data em que celebramos Santa Sara Kali, nossa padroeira. Agora, também é o Dia do Cigano em Guarujá. Isso atrairá outras pessoas do nosso povo para a festa”, relatou.

Continua depois da publicidade

Serviço – Os interessados podem entrar em contato com Cléo de Souza pelos telefones 3348-1431 ou 3062-0263.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software