Cultura
O público poderá participar de duas oficinas e uma mesa de conversa em julho; atividades são gratuitas com inscrições no portal Sesc SP
Imagem de um dos encontros dos grupos Clowns de Shakespeare (RN | Brasil) e Teatro de Los Andes (Bolívia), no processo de criação de FRONTE[I]RA|FRACAS[S]O / Divulgação/Rafael Telles
Continua depois da publicidade
Em julho, o Sesc SP fará três atividades relacionadas à sexta edição do MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas 2022, que acontece entre 9 e 18 de setembro de 2022, reunindo espetáculos da América Latina mais Portugal e Espanha, além de programações formativas e outras ações.
As atividades oferecidas em julho, no Sesc Santos, são as oficinas [Es]Cena | Fronte[i]ra | Fracas[s]o, com o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (RN) e a de Construção de Cenografia, com Coletivo 302, sediado em Cubatão (SP). Além das ações práticas, também acontece a Mesa de conversa - Diário da Fronte[i]ra, que reúne integrantes do grupo potiguar e do Teatro de Los Andes, da Bolívia.
Continua depois da publicidade
Oficinas
Ministrada por Diogo Spinelli, Fernando Yamamoto e Paula Queiroz, integrantes do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (RN), a oficina [Es]Cena | Fronte[i]ra | Fracas[s]o acontece entre 5 e 7 de julho. Nela, o público vai poder conferir o processo de criação de FRONTE[I]RA|FRACAS[S]O, do grupo potiguar com o Teatro de Los Andes (Bolívia), que tem estreia prevista no MIRADA 2022. Na oficina, os participantes poderão contribuir efetivamente com o processo de criação da obra, construindo materiais cênicos tendo como base a provocação: "O que significa fronteira para mim?".
Continua depois da publicidade
E de 20 a 24 de julho, os interessados poderão participar da oficina de criação da cenografia de outro dos espetáculos que estão na programação do MIRADA 2022: Vila Parisi, do Coletivo 302, de Cubatão. Serão cinco dias de imersão em que serão apresentados conceitos técnicos em marcenaria. De forma teórica e prática, o cenotécnico Írio Sandres vai demonstrar procedimentos para pensar e construir uma cenografia para espetáculos em site-specific. O objetivo é erguer dois módulos cenográficos, tendo como resultado a construção parcial da cenografia do espetáculo Vila Parisi.
As inscrições para a oficina [Es]Cena | Fronte[i]ra | Fracas[s]o podem ser feitas a partir de 27 de junho, e a partir de 1 de julho para a oficina de cenografia, ambas no portal sescsp.org.br.
Mesa de Conversa
Continua depois da publicidade
A Mesa de conversa - Diário da Fronte[i]ra, reúne de forma presencial os artistas Diogo Spinelli, Fernando Yamamoto e Paula Queiroz, e de forma remota, Alice Padilha Guimarães, Euler Lopes, Gonzalo Callejas e Rafael Telles para se encontrarem com o público no dia 8 de julho, às 19h, para uma conversa com o público sobre FRONTE[I]RA|FRACAS[S]O, novo espetáculo do grupo Clowns de Shakespeare em parceria com o Teatro de Los Andes (Bolívia). A obra, que se encontra ainda em processo de criação, teve como ponto de partida uma residência dos dois coletivos na fronteira entre Bolívia e Brasil, e os tensionamentos e aproximações entre os dois países. Na mesa, serão abordadas questões surgidas durante a pesquisa de campo realizada pelos grupos nas cidades de Brasiléia e Cobija, localizadas na fronteira entre os dois países, passando pela criação dramatúrgica e cênica elaboradas na primeira residência, realizada no mês de junho em Yotala (Bolívia).
A entrada na conversa, que acontece no Auditório do Sesc Santos, é livre. A atividade também será transmitida ao vivo pelo Youtube do Sesc Santos, com tradução em Libras, e ficará disponível no canal.
MIRADA - Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas
Continua depois da publicidade
Criado em 2010 para evidenciar a pluralidade de estéticas e as pesquisas nas artes cênicas dos países da América Latina e Península Ibérica, o MIRADA chega à sua sexta edição reforçando as similaridades e pluralidades que se estabelecem entre a produção desses países. O festival acontece bienalmente na cidade de Santos, que carrega, além de sua beleza natural, a vocação de palco perfeito para evidenciar e proporcionar o intercâmbio entre os povos.
Serviço:
Oficina [Es]Cena | Fronte[i]ra | Fracas[s]o
Continua depois da publicidade
Com Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (RN)
De 05 a 07/07, das 19h às 22h (inscrições a partir de 27/06)
Auditório do Sesc Santos
Continua depois da publicidade
Oficina de Construção Cenografia
Com Coletivo 302
Dias 20 a 24/07, quarta a sexta, 19h às 22h e sábado e domingo das 11h às 17h (Inscrições a partir de 01/07)
Continua depois da publicidade
Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Santos
Mesa de conversa - Diário da Fronte[i]ra
Com Diogo Spinelli, Fernando Yamamoto e Paula Queiroz (presencial) e Alice Padilha Guimarães, Euler Lopes, Gonzalo Callejas e Rafael Telles (online)
Continua depois da publicidade
Dia 08/07, sexta, às 19h (Acesso livre)
Auditório e Youtube do Sesc Santos
Continua depois da publicidade