Cultura

Escultura feita por Victor Brecheret passa a fazer parte do acervo artístico de Santos

Escultura poderá ser apreciada pelo público de 18 a 22 de dezembro, das 13h às 18h, na galeria Braz Cubas (Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias)

Da Reportagem

Publicado em 14/12/2023 às 18:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Feita em terracota (barro cozido), a obra doada para Santos integra uma série de maquetes esculpidas por Brecheret em homenagem a São Francisco / Raimundo Rosa/PMS

Continua depois da publicidade

Santos recebeu uma significativa doação, no final da tarde desta quarta-feira (13), no foyer do Teatro Municipal Braz Cubas. Feita pelo escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret, um dos principais nomes do País, a peça de 46cm ‘São Francisco’ fará parte do acervo da Prefeitura, que contém outras 904 obras. A assinatura do termo de doação foi feita pela filha do artista, Sandra Brecheret Pellegrini.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Escultura do piloto Ayrton Senna é inaugurada no Autódromo de Interlagos

• Escultura Tomie Ohtake, no Emissário, é pichada 3 meses após ser restaurada

A escultura poderá ser apreciada pelo público de 18 a 22 de dezembro, das 13h às 18h, na galeria Braz Cubas (Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias).  

Feita em terracota (barro cozido), a obra doada para Santos integra uma série de maquetes esculpidas por Brecheret em homenagem a São Francisco. Datada de 1955, a peça contém as digitais e assinatura do artista, o que potencializa a singularidade da escultura.

Continua depois da publicidade

Segundo relatos de familiares, no início de sua carreira, Brecheret fazia longas caminhadas pelas orlas de Santos e São Vicente. Na cidade vizinha, por diversas vezes, recolheu pedras da região do Japuí e no Gonzaguinha para fazer suas esculturas.

“Agradeço a Prefeitura de Santos por perpetuar uma obra do meu pai, na cidade que ele tanto amava. Nós morávamos em São Paulo, e não foram raras as vezes que vínhamos para cá. Ele ficava insistindo com a minha mãe: Vamos descer, vamos descer”, comentou Sandra.    

“Todos nós estamos muito felizes com o gesto da Sandra. É um orgulho para Santos ter uma obra de Brecheret aqui”, comentou o secretário de Cultura, Rafael Leal.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software