Continua depois da publicidade
Em visita ao DL, Rê Fernandes, que é uma estudiosa das cores há mais de 30 anos, falou sobre a importância e a influência das cores nas artes plásticas, na decoração, na arquitetura, na impressão gráfica e até no comportamento das pessoas.
Em seu livro, Rê explora a teoria de que magenta é uma cor primária que substitui o vermelho. Magenta é conhecida pela maioria das pessoas como maravilha ou rosa choque.
“No século 20, como resultado de uma pesquisa entre profissionais das áreas de física, química, fisiologia, arte e fotografia, o nome Magenta foi escolhido para representar a cor reconhecida como primária do sistema subtrativo substituindo com sucesso o vermelho nas misturas de pigmento”, diz um trecho do livro.
Ainda no livro, Rê menciona que magenta passa a compor a tríade primária CMY (Cian [Azul celeste], Magenta e Yellow [Amarelo]), que com a ajuda do preto (K) e do branco (W) pode gerar qualquer cor.
Rê defende que o conhecimento científico das cores e o uso de magenta proporcionaram uma revolução, principalmente na arte gráfica, melhorando a qualidade das impressões e redução de custos.
Rê Fernandes afirma que o livro é indicado não só para designers, arquitetos ou artistas plásticos, mas para todas as pessoas que tenham interesse em cores.
A autora
Maria Regina Silveira Fernandes nasceu em Piracicaba, no interior de São Paulo, em 1947, e reside na Capital do Rio de Janeiro. Rê Fernandes é designer, arte e cine-educadora, artista multimídia e professora universitária, com formação em artes, educação, design, música, cinema e vídeo. Rê também é coordenadora do núcleo Da Cor Associados, formado por profissionais que têm interesse comum pela cor.
O livro
O livro ‘Dacormagenta – Um tratado sobre o fenômeno da cor e suas aplicações’ pode ser adquirido no site www.dacorassociados.com.br, com 20% de desconto. O preço de capa nas livrarias é R$ 85. Mais informações também podem ser obtidas através do email da Synergia Editora [email protected], com Catia Costa.
Continua depois da publicidade