Cultura

Encenação revive momento da vida de São José de Anchieta

Milagre das Luzes será rememorado como parte da programação do evento que acontece sábado (06) e domingo (07), em comemoração a um ano de canonização do mais novo santo do Brasil

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 01/06/2015 às 18:07

Compartilhe:

Um dos momentos mais marcantes da vida do jesuíta José de Anchieta, o Milagre das Luzes, será encenado em Bertioga, durante a ‘Celebração a São José de Anchieta’, que acontece neste sábado (06) e no domingo (07), em comemoração ao primeiro ano de canonização do mais novo santo do Brasil: São José de Anchieta.

A iniciativa é da Prefeitura de Bertioga e conta com apoio da Prefeitura de Guarujá e da Paróquia São João Batista de Bertioga. As atividades vão envolver toda a comunidade em atividades que representam a passagem de Padre Anchieta pela região.

Outro ponto alto da celebração será a chegada a Bertioga da relíquia de Anchieta, um pedaço do osso (fêmur esquerdo) do santo. O relicário, vindo da cidade de Anchieta (ES), será colocado na Ermida de Santo Antônio do Guaibê, do outro lado do Canal – no município vizinho de Guarujá -, e será trazido para Bertioga, de barco, pelas mãos do pároco da Igreja Matriz São João Batista, Silvio Luiz, no sábado (06), a partir das 11 horas, abrindo as celebrações.

A encenação do ‘Milagre das Luzes’ acontece no domingo (07), após a missa que será celebrada às 18h30 no jardim do Canal de Bertioga, na Avenida Vicente de Carvalho, quando o Padre Silvio Luiz, levará a relíquia de volta à Ermida, refazendo o trajeto feito pelo Padre Anchieta, por volta de 1560, quando costumava fazer suas orações pedindo paz entre brancos e índios.

Padre José de Anchieta foi canonizado pelo Papa Francisco, no dia 03 de abril do ano passado, e o dia 9 de junho marca seu aniversário de morte. A canonização aconteceu após um longo processo de mais de 400 anos. Nascido em 1534, na Espanha, José de Anchieta, chegou ao Brasil 1553, tendo passado pelos estados da Bahia, São Paulo e Espírito Santo. Em São Paulo, percorreu o litoral, catequizando índios, o que o fez amigo dos indígenas e colonizadores, plantando o entendimento.

A história que se conta, ao longo de mais de 400 anos, recebeu o nome de ‘Milagre do Resplendor e Música no Céu’, popularmente conhecido como ‘Milagre das Luzes’. O jesuíta José de Anchieta costumava ficar alojado no Forte São João, em Bertioga, e certa noite, foi levado de barco até a Ermida de Santo Antônio do Guaibé, para fazer suas orações. Como estava noite, o barqueiro sugeriu que Padre Anchieta ficasse com o candeeiro, mas o jesuíta responde que não precisava, e que o barqueiro voltasse para o Forte.

Mais tarde, a esposa do barqueiro acordou com uma música maravilhosa e, ao abrir a janela da fortaleza, viu a Ermida toda iluminada. A claridade e a música duraram um bom espaço de tempo. A história é contata no livro ‘Vida de Padre José de Anchieta’, de Pero Rodrigues.

Confira a programação completa:

Sábado (06)

11 horas – Cerimônia da chegada da relíquia de Anchieta ao Forte São João, benção aos fieis, abertura da exposição ‘São José de Anchieta – o Santo do Brasil’ e pronunciamento das autoridades.

12 às 17 horas - Exposição ‘São José de Anchieta, Apóstolo do Brasil’.

14 às 16 horas - Intervenção histórica e poética sobre São José de Anchieta, na Ermida de Santo Antônio do Guaibê.  O Barco Escola Arca do Saber vai fazer o transporte do público até a Ermida, com saídas do Píer Licurgo Mazzoni (Avenida Vicente de Carvalho). 

17 horas - Procissão com a relíquia de São José de Anchieta do Forte São João até a Igreja Matriz São João Batista.

Domingo (07)

9 às 17 horas – Abertura da exposição ‘São José de Anchieta - o Santo do Brasil’

9 / 11 / 14 e 15 horas - Intervenção histórica e poética sobre São José de Anchieta, na Ermida de Santo Antônio do Guaibê. O Barco Escola Arca do Saber vai fazer o transporte do público até a Ermida, com saídas do Píer Licurgo Mazzoni (Avenida Vicente de Carvalho).

18h30 – Missa celebrada no jardim do Canal com a relíquia de São José de Anchieta. Procissão da relíquia e benção dos fiéis, pelo jardim até o Forte São João. Encenação do Milagre das Luzes, na Ermida de Santo Antônio do Guaibê, com a relíquia que será levada novamente para a Ermida.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Você sabe por que os cadáveres do Titanic nunca foram encontrados?

Diversas teorias foram criadas ao longo dos anos para explicar a ausência dos restos mortais

Diário Mais

Saiba qual o lanche secreto do McDonald´s que brasileiros descobriram e querem aqui

Nas últimas semanas o assunto voltou a tomar as redes sociais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter