Cultura

Desfile das escolas de samba de Santos será antecipado em 2016

A Folia do Momo deve ocorrer entre os dias 29 e 31 de janeiro do próximo ano. Além disso, todas as agremiações terão que abordar o mesmo enredo na passarela Draúsio da Cruz

Publicado em 03/07/2015 às 11:17

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Carnaval Santista sofrerá algumas modificações no próximo ano, como a antecipação do desfile das escolas de samba em uma semana e Santos como tema comum a ser abordado na passarela Dráusio da Cruz pelas agremiações. Segundo o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a modificação da data da Folia de Momo na avenida é uma reivindicação antiga das entidades carnavalescas. No entanto, há divergências. As alterações também geraram polêmica. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Nós recebemos uma solicitação de todas as escolas de samba de Santos para que a gente possa antecipar o Carnaval em uma semana. E, atendendo ao pedido das escolas e da comunidade do samba — porque todos querem participar desta homenagem a Santos —, nós vamos fazer esta antecipação do Carnaval”, disse o prefeito.

“A Prefeitura conversou com a gente e a Liga, através do presidente e os demais filiados, e chegamos a conclusão que a melhor coisa era firmar essa parceria. A antecipação do Carnaval em Santos atrapalha, pois sai tradição da cultura carnavalesca, que tem a sua data, para antecipar para uma semana antes. São sete dias a menos para trabalhar e, dependendo do dia que for desfilar, não é feriado. Segunda-feira, por exemplo, é um dia normal de trabalho. Mas é um ano atípico”, afirmou Benedito de Andrade Fernandes, Ditinho, presidente da X-9, campeã do Carnaval deste ano.

Ditinho criticou a imposição da Secretaria de Cultura para que todas as agremiações homenageassem os 470 anos de Santos, no próximo ano. “A X-9 vai falar do Monte Serrat. A Unidos dos Morros iria falar do Monte Serrat, mas desistiu porque a X-9 apresentou primeiro. Isso não deveria acontecer porque acaba atrasando o projeto de trabalho, o projeto de carnaval. Cada agremiação teve que escolher seu tema. Ficamos preocupados se iriam escolher o mesmo tema. A Prefeitura poderia ter feito um sorteio, como fez em 2000 quando as escolas homenagearam os 500 anos do descobrimento”.

Continua depois da publicidade

A antecipação é vista com ressalvas por outras agremiações. “Entraram em contato dizendo que iriam fazer o desfile uma semana antes do carnaval. Temos dificuldade o ano inteiro, principalmente as escolas do acesso, agora vamos ter que acelerar o cronograma”, disse Gabriela Cristina de Oliveira Silva, diretora de Harmonia do Centro Cultural Escola de Samba Dragões do Castelo.

Leia também:

Santos será tema de enredo na Sapucaí ‘a custo zero’
Paulo Alexandre garante que homenagem da Grande Rio saiu ‘a custo zero’

Continua depois da publicidade

Anúncio contou com bateria e corte carnavalesca (Foto: Luiz Torres/DL)

Gabriela também criticou o enredo comum a todas as agremiações. “Isso atrapalha um pouco a questão da verba, pois o que eles (a Prefeitura) repassam nunca é suficiente. Exigem um carnaval, o qual a verba não supre. Quando a escola tem a liberdade de escolher o enredo, ela já pensa em como buscar ajuda para o carnaval. Mas estamos nos preparando”.

Para Hellen Nunes, dirigente da Acadêmicos Bandeirantes do Saboó, com a antecipação as agremiações terão de agilizar o Carnaval. “Colocamos tudo em um cronograma e vamos tentar adiantar e acelerar os trabalhos, que ficam mais intensos justamente na última semana”. A escola, que está no grupo de acesso, vai abordar na passarela Dráusio da Cruz os jardins das praias de Santos.

Continua depois da publicidade

A vice-presidente da Unidos da Zona Noroeste, Ruanita Rosa, destacou a homenagem que Santos receberá da Grande Rio, no entanto se mostrou preocupada com a atenção ao Carnaval da Cidade: “Se essa homenagem for benéfica para Santos e não prejudicar o Carnaval Santista tudo bem. O que não pode é privilegiar o Carnaval do Rio de Janeiro e deixar o Carnaval Santista de lado. Mas acreditamos que isso não vai acontecer. Adequamos o nosso cronograma e está tudo seguindo conforme o esperado”. A escola contará a história da Zona Noroeste em seu desfile.

Segundo o presidente da Escola de Samba Vila Mathias, Luiz Fernando dos Santos, a antecipação do desfile não será problema. “É muito importante que uma escola do Rio de Janeiro fale da nossa Cidade. Não acredito que a antecipação do desfile vai atrapalhar”, afirmou. Para ele fazer Carnaval é um desafio: “Fazer Carnaval em Santos é uma loucura. Tem que ser apaixonado. A Prefeitura conseguiu aumentar a verba e não é suficiente. Este ano foi R$ 150 mil e a Vila Mathias gastou R$ 350 mil”.

Eder Moreno, diretor da Mocidade Amazonense, agremiação de Guarujá que participa do desfile santista, disse que não terá dificuldades. “O tema Santos é grande demais. Existem muitas empresas que podem ser parceiras e estamos de acordo com o que foi proposto. Acho que a antecipação vai fazer com que pessoas que assistem os desfiles de São Paulo e do Rio de Janeiro, que sempre acontecem junto com o de Santos, vão poder procurar Santos e com certeza isso abrilhantará o Carnaval”.

Continua depois da publicidade

Com a antecipação da data, os desfiles das escolas de samba de Santos devem ocorrer entre os dias 29 e 31 de janeiro do próximo ano.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software