Cultura

De Guilherme Briggs a Edgar Vivar, assim foi o 5º Festival Geek de Santos

Evento também contou com a presença do pessoal da 'Porta dos Fundos', mesas de RPG, K-pop e outras atrações

Gabriel Fernandes

Publicado em 06/11/2023 às 20:00

Atualizado em 06/11/2023 às 20:11

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Guilherme Briggs foi o grande destaque de sábado (4) / Gabriel Fernandes/DL

Continua depois da publicidade

Ao chegar no Centro Histórico de Santos no último sábado, 4, a música 'Running Up That Hill', da cantora Kate Bush (que voltou a fazer sucesso nos últimos meses, por causa da série 'Stranger Things') estava sendo tocada em alto e bom som. Várias pessoas estavam trajando cosplays que iam dos mais habituais como Homem-Aranha e Superman, aos mais diferenciados como Barbie e Jigsaw.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Santos Festival Geek encerra 5ª edição com recorde de 90 mil pessoas

• Santos Festival Geek coloca a cultura pop a serviço da inovação e inclusão

• 'Sr. Barriga' se emociona com o carinho do público no Santos Festival Geek

O Festival Geek de Santos estava tomando conta das ruas que um dia já foram importantes não só para a cidade, como para o nosso país. Ocorrendo entre os dias 01 e 05 de novembro, ele é considerado o maior evento de cultura pop gratuita do país e cada vez mais vem ganhando proporções inimagináveis.

Com convidados que variam desde o ator mexicano Édgar Vivar (o eterno Seu Barriga), dubladores como Guilherme Briggs, Manolo Rey e Flávia Saddy, quadrinistas respeitados como David Lloyd (responsável pelas ilustrações de "V de Vingança"), campeonatos de games, apresentações de K-pop, uma coisa era certa: se você era fã de quadrinhos, cinema e séries, ali era o lugar certo para passar seu dia (e não apenas uma tarde, devida tamanha quantidade de coisas que haviam sido colocadas).

Continua depois da publicidade

"Santos sempre teve um movimento relacionado a quadrinhos desde a década de 80, mas o poder público não abraçava essa ideia. Mas quando isso aconteceu, começaram a notar que a cidade possuía este nicho, gerando novos espectadores, fãs e produtores, fazendo a cidade se tornar um polo desse tipo de produção", declarou o cartunista Alexandre Valença Alves Barbosa, que foi um dos artistas que estavam comercializando suas obras no Artists' Valley.

Guilherme Briggs

Sempre muito simpático e atencioso com os fãs, o dublador Guilherme Briggs foi uma das mais aguardadas e principais atrações de sábado. Depois de seu painel sobre sua carreira (que foi um dos primeiros do dia), as filas para o seu meet & greet, chegaram a durar cerca de 70 minutos. Em entrevista ao Diário do Litoral, o dublador comentou que carrega muito a frase clássica "a palavra mais perto de amor é humor", do grandioso Orlando Drummond nestes momentos.

Continua depois da publicidade

Em meio a um cenário onde muitas pessoas andam se questionando sobre o futuro da dublagem, por conta dos constantes esquetes que mostram atores estadunidenses falando em português, por meio da inteligência artificial, Briggs diz que caberá ao público escolher a aceitação nessa mudança.

"É como consumir apenas fast-food ou só desenhos feitos por computador, onde não há uma máquina para recriar os trabalhos já feitos por cartunistas como Laerte e Angeli. Vão haver os trabalhos de inteligência artificial e os artistas vão continuar", declarou o dublador, enfatizando que provavelmente o espectador vai continuar apoiando a dublagem brasileira.

"Eu acho que o público sempre vai escolher pelos artistas [dubladores], embora os dois acabam sempre existindo." Completou.

Continua depois da publicidade

Porta dos Fundos

Também estiveram presentes no evento em um painel sobre o selo os atores Gabriel Totoro, Clarinha Canella e o diretor, roteirista, produtor Ian SBF. Sendo um dos responsáveis por ter fundado o grupo Porta dos Fundos, em entrevista ao Diário do Litoral, SBF comentou que a falta de incentivo e interesse do público desincentivaram eles a realizarem títulos mais sérios como 'Entre Abelhas' (lançado em 2015 e estrelado por Fábio Porchat).

"Eu acredito que é uma coisa muito do cinema autoral, pois é um filme nesse estilo. Na era dos streamings é uma coisa complicada, pois são filmes mais comerciais que eles procuram [os assinantes] e há uma outra pegada, principalmente. Eu acho que se tivermos mais cinemas e mais salas de cinema, podemos explorar estes projetos mais autorais", declarou.

Continua depois da publicidade

SBF ainda mandou um recado para os futuros cineastas da região. "Você sempre tem de fazer o que você gosta e o que gostaria de ver na tela ou Youtube. Não é uma busca do que dá certo, mas no que você acredita. Quando encontrar outras pessoas que gostam da mesma coisa que você, terá êxito com o espectador e não precisa sempre apelar para os 200 mil espectadores." Completou.

Jogos RPG

Se tratando de um evento voltado para a Cultura Geek, não poderia faltar um espaço para os jogos em RPG ("Role Playing Game", ou em tradução literal "Jogo de Interpretação de Papéis"). Conhecida por fazer várias mesas da modalidade em estabelecimentos da baixada santista como na Save Point, a iniciativa vem ganhando espaço cada vez mais. Uma das fundadoras do grupo, Sarah Campos, explicou para o Diário do Litoral, como as sessões do grupo 'Contos Lúdicos'.

Continua depois da publicidade

"O objetivo do projeto é mostrar o que é um jogo de RPG, e sempre trazemos para o evento livros do assunto para elas começarem a entender o funcionamento, junto de duas mesas com sessões de RPG com acompanhamento de monitores.", declarou Sarah, dizendo que as atividades podem ser realizadas por crianças e adultos.

Expectativas para 2024

Segundo o Secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal, a tendência é que o evento cresça cada vez mais. "Ele ganhou este tamanho e já está no calendário nacional, como o maior festival de cultura pop gratuito do país. Só por conta disso, deixa ele no radar os principais artistas e marcas", declarou.

Continua depois da publicidade

Leal ainda deixou claro que eles sempre vão lutar ao máximo, para o próprio sempre ser gratuito. "Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades e a do Festival é dele continuar com esse ambiente colaborativo e sempre continuar sendo gratuito. É algo difícil, onde o trabalho e desdobramentos são muito maiores, então estamos pensando no ano de 2024, para que ele seja ainda maior".

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software