Cultura

Dança de Rua: Cia. Atmosfera tenta vaga em campeonato

Bailarinos de São Vicente disputam evento organizado por ex-coreógrafo de Michael Jackson

Publicado em 02/11/2014 às 10:29

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A história de Alessandro Cardoso, 35 anos, com a dança começou ainda na adolescência. “Vi aqueles homens de terno preto dançando no programa da Xuxa e me empolguei”, disse. O então menino de 12 anos, morador do Quarentenário, em São Vicente, decidiu correr atrás de seu sonho e ingressou no Dança de Rua do Brasil — grupo santista que fez sucesso em todo o país na década de 1990. Vinte três anos depois dos primeiros passos no palco, o coreógrafo e bailarino vicentino ajuda jovens da Área Continental de São Vicente a brilharem no caminho da arte. O próximo desafio é hoje, no teatro Bibi Ferreira, em São Paulo. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“A garotada vai participar de uma seletiva que vale uma vaga para uma competição da dança na Califórnia, nos Estados Unidos”, conta Alessandro. O Alliance Dance Word Competition, uma das melhores competições de dança do mundo, é organizada por Millo Level, ex-coreógrafo de Michael Jackson, que está no Brasil e depois segue para a Europa.

“Somos em 14 bailarinos e vamos tentar ficar entre os três primeiros colocados para garantir a próxima etapa”, afirma Alessandro. Recentemente, o grupo ficou com as segundas e terceiras posições de um campeonato na Argentina. 

Os jovens integram a Companhia de Dança Atmosfera, montada por Alessandro há 17 anos, no Parque das Bandeiras. O projeto é desenvolvido gratuitamente, aos domingos, no pátio da Escola Estadual (EE) José de Almeida Pinheiro Junior e atende jovens de 15 a 30 anos.

Continua depois da publicidade

 >Grupo vicentino tem destaque internacional (Foto: Divulgação)

“Criei o grupo para trabalhar o desenvolvimento cultural e social desses jovens. Dar a oportunidade que um dia eu tive. Muitos dos que passaram pelo grupo hoje são pais de família bem sucedidos. Alguns vivem da dança, inclusive”, destaca orgulhoso. As aulas são abertas a comunidade. 

No último dia 20, o Atmosfera foi selecionado para participar de uma competição, em fevereiro, na cidade de Livorno, na Itália. Alessandro e o grupo batalham para arrecadar fundos para custear as passagens e estadia dos 14 jovens. “Estamos em busca de patrocinadores que estejam interessados em nos ajudar”.

Continua depois da publicidade

O Atmosfera não conta com ajuda governamental ou de empresas. Todo o custeio com campeonatos e figurino é mantido pelos próprios alunos e com eventos realizados na comunidade. No dia 30, o grupo realizará um bingo beneficente, às 15 horas, na EE José de Almeida Pinheiro Junior. “Já realizamos outros, sempre com a ajuda de parceiros e da comunidade. A ideia é fazer um por mês”, ressalta Alessandro.
Em comemoração aos 17 anos de projeto, no próximo dia 29, a partir das 10 horas, também no pátio da escola onde realizam os ensaios, o grupo vai oferecer aulas de todos os ritmos para a comunidade. “Será um dia de apresentações. Vai ter dança de rua, zumba, ginástica”, explica o bailarino. A entrada é um pacote de leite em pó. O alimento arrecadado será doado a uma instituição do bairro.

Para adquirir cartelas do bingo, ajudar o projeto ou obter mais informações, basta entrar em contato com o Alessandro pelo telefone (13) 99640-0312 ou no facebook.com/alessandro.cardoso. O site do grupo é o www.ciadedancaatmosfera.com.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software