Cultura

Circuito Sesc de Arte chega a Bertioga neste fim de semana

O projeto (Re)Existência do povo negro também é destaque, além das atividades da reserva natural e dos programas Esporte Criança e Curumim

Da Reportagem

Publicado em 14/11/2023 às 19:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Lembrando que para participar de algumas atividades é necessário retirar os ingressos gratuitamente com meia hora de antecedência antes do início / Divulgação

Continua depois da publicidade

O Sesc Bertioga está preparando mais um fim de semana repleto de atrações para toda a família, o destaque da programação fica para o Circuito Sesc de Arte que acontece domingo (19) a partir das 16 horas,  com várias ações de artes visuais, literatura, circo, dança e música. As atividades vão ocorrer na Praça da Primavera, livre. Próximo ao Sesc Bertioga, para saber a programação completa acesse o site.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Feriado da proclamação da república altera expediente da Prefeitura de Bertioga

• PAT Bertioga está com quase 200 vagas de emprego disponíveis nesta semana

• Sesc Bertioga apresenta espetáculo circense Bloom neste domingo

Para as crianças, a programação também é imperdível. No mesmo dia, no Sesc Bertioga, a garotada pode participar de uma oficina de pintura de bandeiras com letras desenhadas, uma vivência de bolha de sabão gigante e jogos infantis.Diversão garantida!

Lembrando que para participar de algumas atividades é necessário retirar os ingressos gratuitamente com meia hora de antecedência antes do início. As vagas são limitadas. Acesse o site do Sesc Bertioga.

Continua depois da publicidade

Projeto (RE) Existência do povo negro

No sábado (18), a partir das 10 horas, o Sesc Bertioga promove um fim de semana especial para celebrar a cultura negra. A programação conta com atividades para toda a família, incluindo passeios, oficinas, aulas abertas e vivências. Aproveite para conhecer mais sobre a história, a cultura e a arte afro-brasileira. Todas as atividades são gratuitas e acontecem na Tenda de Eventos, na Av. Vicente de Carvalho, s/n, Centro, próximo ao Forte São João. Acesse o site www.sescsp.org.br/bertioga para saber a programação completa.

Projeto Curumim e Criança Esporte

As inscrições para os programas Esporte Criança e Curumim do Sesc Bertioga estão abertas até 10 de dezembro. O Esporte Criança é voltado para crianças entre 6 e 10 anos e utiliza jogos e brincadeiras para incentivar a prática esportiva e promover o aprendizado.

Já o programa Curumim atende gratuitamente crianças de 7 a 12 anos e contribui para o desenvolvimento, estimulando experimentações, brincadeiras, convivência, por meio de oficinas, vivências, jogos, passeios e atividades ambientais.Para participar de um dos dois programas, é necessário preencher uma ficha de interesse na central de atendimento do Sesc Bertioga.

As vagas são limitadasDivulgação

Reserva Natural

Além da programação gratuita dentro da unidade, de terça a domingo o visitante pode conhecer e participar da programação da Reserva Natural, próxima ao Sesc Bertioga, e que protege mais de 600 mil metros de Mata Atlântica. O espaço ainda oferece trilhas guiadas, oficinas e cursos. Para mais informações e matrículas, vale entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone: (13) 3319-7700. A Reserva Natural fica na Av. Francisco Souto Barreiro Filho, 1117, Maitinga (Antiga Av. do Canal).

Programação completa Circuito Sesc de Arte que acontecerá dia 19/11:

Artes visuais e tecnologias: CAPTURE A BANDEIRA Com Estúdio Hacker (SP)

Código Morse, Sistema Hexa e Binário, alfabeto Leet, Braille e Cifra Maçônica são alguns desafios de criptografia propostos aos participantes para ajudá-los a entender sobre segurança e sistemas de comunicação. Em grupos ou de forma individual, começam resolvendo problemas fáceis – a complexidade aumenta à medida que avançam. A vivência é realizada pelo Estúdio Hacker, grupo multidisciplinar que promove atividades de arte e tecnologia baseadas na abordagem pedagógica da aprendizagem criativa.

Literatura: NINHÁRIO: RECANTO PARA LIVROS E PÁSSAROS Com Dindinha faz Poema

A partir de uma metáfora poética que equipara os livros aos pássaros e as crianças às aves sedentas por voar, a atriz e contadora de histórias Monalisa Machado criou um cenário inspirador para realizar mediações de leitura: o ninhário. Com tapetes, almofadas e tecidos coloridos pendurados, o espaço estimula a relação afetiva do público com a literatura e proporciona “voos” estimulantes por meio da imaginação.

Circo: CARAVANA ZONA LESTE Com Exército Contra Nada

Equilibrismo, acrobacias, contorcionismo, manobras com um monociclo, música e muitas risadas com os palhaços: com todos os ingredientes característicos de um circo, o grupo Exército Contra Nada apresenta um enredo de linguagem universal. Comandados por um mestre de cerimônia, os nove artistas em cena divertem e surpreendem enquanto prestam uma homenagem à arte mambembe brasileira. Fundada no Paraná em 2011, a companhia mudou-se em 2015 para São Paulo, onde permanece até hoje.

Dança: TAMBOR DE CRIOULA Com Flor de Aroeira

Acompanhados pelo ritmo de percussão, cantos e palmas, os artistas mostram um espetáculo de dança inspirado em uma manifestação popular da cultura maranhense que louva a fertilidade. Assim como outras tradições que surgiram na África, passaram pelos povos aquilombados do Maranhão e fundiram-se às artes urbanas de São Paulo, o tambor de crioula representa um fluxo de continuidade. A apresentação do grupo Flor de Aroeira valoriza a cultura de resistência própria das artes de origem afro-ameríndias do Brasil.

Artes visuais e tecnologias: GRAVURA COM CARIMBOS ARTESANAIS Com Coletivo EMERGIR

Formado por artistas de São Vicente, o Coletivo EMERGIR apresenta o universo da gravura por meio da criação de carimbos artesanais e seu uso para estampar mini ecobags. A partir de borrachas escolares e desenhos preparados pela equipe, os participantes usam goivas e ferramentas alternativas para obter as imagens, criando as partes altas e baixas dos carimbos. Em seguida, com tintas para serigrafia e rolinhos de espuma, preparam as gravuras e estampam as sacolinhas.

Música: Com DJ Nicão da BPS

Artistas e bandas como Beyoncé, Pop Smoke e Migos, além de funk, drill, trap, garage e jersey, entre outras vertentes da música negra, são comuns na seleção de Nicole Mara, a Nicão da BPS. Psicóloga e filha de Orixá, a DJ de São Vicente já participou de eventos como a Semana Hip Hop de Santos e a Parada LGBT de Praia Grande. Desde 2018, integra um coletivo de mulheres da Baixada Santista com a finalidade de festejar os corpos pretos de um modo geral.

Programação do Projeto (Re) Existência do Povo Negro que acontece dia 18/11:

Passeio: TRILHAS DE OYÁ Com Vilene Lacerda e Sítio Emana

As Trilhas de Oyá é uma iniciativa de despertar nossa ancestralidade e antigos saberes em constante movimento. Nesse passeio, faremos uma trilha de dificuldade leve, momentos de conversa e de contemplação da natureza, banho de ervas aromáticas e um delicioso lanche com PANCS. Recomendamos o uso de roupas confortáveis e calçado fechado, garrafinha de água, repelente para insetos e filtro solar. Sugerimos levar roupa de banho, toalha e uma camisa branca para uso após o banho de ervas.

Aula aberta: KEMETIC YOGA - RAÍZES AFRICANAS DO YOGA

O Kemetic Yoga tem como referência o legado científico e sutil da civilização clássica africana do Antigo Egito, resguardando suas histórias, memórias e contribuições humanitárias. Por meio de posturas e exercícios, a respiração consciente em processo meditativo, tem como impacto a reorganização de nosso corpo integral. Traga sua garrafa de água, repelente de insetos e, se desejar, uma canga ou tapetinho de yoga.

Oficina: TRANÇAS, TURBANTES E PENTEADOS: CONHEÇA SEU CABELO! - Com Manifesto Crespo

Refletir sobre a relação com seu próprio cabelo, dialogar sobre estética e identidade. Essa oficina apresenta técnicas de tranças, dreads e penteados afros, como saberes de expressão artística ancestral. Técnicas de torço e amarrações do tecido e turbantes.

Vivência: CAPOEIRA

A capoeira é uma expressão cultural que mistura luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Criada no Brasil por negros trazidos da África, é declarada patrimônio imaterial da humanidade em 2014 pela UNESCO.

FEIRA AFRO: Com Coletivo Meninas Mahin e Artesãs de Bertioga

A feira tem como objetivo fomentar o empreendedorismo da mulher preta. Um espaço de venda de produtos, conexões e diálogos.

Vivência: OCUPAÇÃO AFROLÚDICA - Com Luderê Afrolúdico

São instrumentos musicais, jogos, brinquedos e objetos não estruturados. Esses materiais ficam à disposição das crianças para que elas possam experimentar e sentir suas texturas, sons etc. Os educadores fazem a mediação, apresentando aspectos da história e da cultura africana e afro-brasileira.

Vivência: MEDIAÇÃO DE LEITURA:HISTÓRIAS DAQUI, HISTÓRIAS DE LÁ - Com Luderê Afrolúdico

A mediação de leitura é feita a partir do acervo que contém um rico repertório de livros com a temática afro-brasileira e africana. São histórias que apresentam a África e a diáspora africana de maneira rica e diversa, estética colorida e uma narrativa envolvente.

Teatro: PORANGAS - ONDE SE GUARDAM HISTÓRIAS - Com Grupo Teatral Negro Sim

Inkosazana Ithemba é uma princesa negra que viaja no tempo, junto com sua corte. Eles espalham histórias guardadas em porangas pelos antigos sábios. Histórias e lendas de deusas e deuses, de princesas, de guerreiros dos povos originários daqui e de lá, das terras africanas.

Oficina: DANCEHALL - Com Academia Dancehall

A oficina de dança Reggae-Dancehall apresenta as bases dessa dança e cultura, que é conhecido de forma popular pela musicalidade do raggamurffin ou "ragga", e é um subgênero do reggae e da cultura sound system Jamaicana. O encontro busca estimular os participantes a conhecer e vivenciar de forma aprofundada o dancehall, que tem origem na diáspora africana, passando por sua história, passos e estilos.

Show: SOUL DIVA - Com Letícia Soares e Banda

A atriz, dubladora e cantora fluminense traz para o palco toda a sua versatilidade e potência vocal, interpretando grandes sucessos da música brasileira e internacional. No repertório, interpretações únicas e arranjos originais para grandes sucessos como "A Cor dessa Cidade", "Espumas ao Vento" e "Tina Turner", em uma homenagem à força e poder da mulher negra.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software