Além da exibição dos filmes, o público poderá curtir debates sobre as questões sociais abordadas nos curtas / Francisco Arrais / Prefeitura de Santos
Continua depois da publicidade
O Cine Arte Posto 4, em Santos, recebe nesta quarta-feira (2), às 21h, o Mostra Cine Debate. Durante o evento haverá apresentação de documentários e debates com cineastas, acadêmicos e envolvidos no setor. O projeto visa discutir e debater os problemas da sociedade através do cinema.
Na abertura da Mostra, serão exibidos dois filmes do cineasta santista Dino Menezes que abordam temas sobre exclusão social e saúde mental. O “Noisdarua” faz uma homenagem aos 80 anos do dramaturgo santista Plínio Marcos e foi produzido a partir de uma passeata de moradores de rua.
Continua depois da publicidade
Já o filme “Luz, Câmera, Inclusão... um filme sobre a Luta Antimanicomial”, faz uma viagem à década de 80 e conta a história da Casa de Saúde Anchieta, em Santos, que ficou conhecida como Casa dos Horrores. O nome foi dado em razão das condições encontradas no local: a superlotação, falta de profissionais e as denúncias de maus-tratos, fizeram com que a prefeitura intervisse e assumisse a direção do hospital.
Os debates ficarão por conta do cientista político Rafael Moreira, o assistente Social, Leonel Lobo e Dino Menezes. O projeto é uma realização da Dino Filmes e conta com o apoio cultural do Museu da Imagem e do Som e da Prefeitura de Santos.
Continua depois da publicidade