DE CACÁ DIEGUES
Dirigido por Cacá Diegues, filme trouxe Chico Buarque, Nara Leão e Maria Bethânia para retratar as confusões de uma trupe no Carnaval
Cartaz de 'Quando o Carnaval Chegar', lançado em 1972 por Cacá Diegues / Divulgação
Continua depois da publicidade
O longa-metragem "Quando o Carnaval Chegar", que ganhou as telas de cinema em 1972, conta a história de uma trupe de artistas sem sucesso que se aproxima de um empresário para tocar para um rei durante o Carnaval. A proposta, porém, dá errado e o grupo começa a fazer shows mambembes. A obra dirigida por Cacá Diegues ganhou destaque por ser protagonizada por três dos mais importantes cantores e compositores da época: Chico Buarque, Nara Leão e Maria Bethânia.
Um dos precursores do Cinema Novo, Diegues misturou elementos em seu quarto longa-metragem. “‘Quando o Carnaval Chegar’ é como se fosse um encontro entre duas filiações cinematográficas tão distintas como o Cinema Novo e a Chanchada, sem que nenhum lado pese tanto na balança. Há uma graça e leveza que remonta às produções da Atlântida e é possível enxergar conotações políticas do Cinema Novo”, analisou o jornalista Vlademir Lazo.
Continua depois da publicidade
O elenco estrelado também contava com Hugo Carvana, Antonio Pitanga, Ana Maria Magalhães, Elke Maravilha, Odetele Lara, José Lewgoy, entre outros.
As atuações de Nara Leão e Maria Bethânia foram consideradas pelo menos corretas. Já Chico não saiu da produção com a esperança de ganhar um Oscar. “Sou um péssimo ator”, admitiu.
Continua depois da publicidade
Por outro lado, o compositor criou uma série de canções históricas para o filme. É dele quase todas as músicas da trilha sonora, como Baioque, Mambembe, Partido Alto, Soneto e, claro, Quando o Carnaval Chegar: “E quem me ofende, humilhando, pisando / Pensando que eu vou aturar / Tô me guardando pra quando o Carnaval chegar...”
Continua depois da publicidade