Cultura
Cerimônia de inauguração da Casa contou com a presença de vários artistas da Cidade e com homenagem ao poeta santista Vicente de Carvalho
Novo espaço cultural funciona em casarão antigo na Rua 7 de Setembro / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Um espaço totalmente dedicado ao acesso à arte e à cultura. Assim inaugurou a Casa de Culturas de Santos na última sexta-feira (19) no casarão centenário da Rua Sete de Setembro, 49, na Vila Nova. O local abre de quinta a sábado das 14h às 19h e domingo das 11h às 16h. A entrada é gratuita.
O novo espaço ocupa o casarão tombado e restaurado de estilo eclético situado e construído em 1900 para ser residência de funcionários da então Cia Docas de Santos. Alugado pela Prefeitura, abrigará exposições, lançamentos de livros, oficinas literárias e atividades das diversas manifestações artísticas.
Continua depois da publicidade
A gestão será da Secretaria de Cultura em parceria com a Fundação Arquivo e Memória de Santos e a curadoria de Flávio Viegas Amoreira. Parte dos recursos investidos na Casa é proveniente da arrecadação com o Baile Oficial da Cidade realizado em janeiro deste ano.
Ao entregar oficialmente o novo espaço, o prefeito Rogério Santos destacou a tradição da Cidade de formar grandes artistas e que o acesso à cultura gera oportunidade e trabalho. "Essa casa terá as portas abertas para quem já gosta de arte e também para quem quer conhecer. Será um espaço de inclusão".
Continua depois da publicidade
O presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos, Luiz Dias Guimarães, afirmou que a proposta é também combinar história e tecnologia criando uma linguagem que atraia e converse com os jovens. Já o curador da Casa das Culturas, o escritor Flávio Viegas Amoreira, disse ainda que o local vai promover acessibilidade cultural, com foco na população do bairro e das proximidades. "Cultura não é privilégio, é um direito de todos".
A cerimônia de inauguração da Casa contou com a presença de vários artistas da Cidade e com homenagem ao poeta santista Vicente de Carvalho, que nesta segunda (22) completa o centenário de morte.
O neto Vicente Augusto de Carvalho e a bisneta Beatriz Carvalho Ricardo receberam do prefeito uma placa de homenagem e participaram da abertura da exposição Vicente de Carvalho, Além-Mar, em cartaz até 19 de maio.
Continua depois da publicidade
"Nós estamos muito emocionados com a homenagem e felizes com essa Casa, que é um presente para a Cidade", destacou Vicente.
A noite teve ainda apresentação do Quarteto de Cordas Martins Fontes e do Coletivo Querô do Instituto Arte no Dique e sarau em homenagem a Vicente de Carvalho.
Produzida pela Fundação Arquivo e Memória, a exposição Vicente de Carvalho, Além-Mar presta homenagem ao santista resgatando as suas várias facetas e mostrando sua presença ainda viva na Cidade: nos nomes da avenida da praia, da Concha Acústica e da Fonte do Boqueirão e na icônica escultura no jardim da orla, próximo ao canal 3. O próprio jardim hoje é uma realidade graças a uma campanha liderada por Vicente de Carvalho em 1921.
Continua depois da publicidade