Cultura

Bordadeiras do Morro São Bento expõe no Orquidário neste domingo

A mostra é realizada no Orquidário sempre no segundo domingo de cada mês

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 14/04/2013 às 11:23

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Conhecer o autêntico bordado da Ilha da Madeira, trabalho manual  que corre até risco de extinção na cidade, é mais um atrativo que o Orquidário (Pça. Washington, s/nº, José Menino) oferece amanhã (domingo, 14), das 9 às 17h.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As peças são confeccionadas por Maria Tereza Pestana, 75 anos; Isabel de Andrade, 84, e Maria Alexandre Fernandes, 78, algumas das quais exigem mais de um mês de trabalho diário – vão de lenços de bolsa a jogos de lençóis e os interessados podem escolher o tecido de sua preferência. A  mostra é realizada no Orquidário sempre no segundo domingo de cada mês.

Esse tipo de bordado foi originalmente introduzido pela família inglesa Phelps, que se mudou para a Ilha da Madeira em 1784. Setenta anos depois, Elizabeth, a filha mais velha, passou a ensinar essa arte a crianças e mulheres. Inicialmente, os trabalhos eram vendidos a amigos e só mais tarde foram oferecidos a turistas.

Tornaram-se, então, muito procurados na Ilha da Madeira, sobretudo após receberem prêmios internacionais – o mais recente foi em 2008, em Nova Iorque (EUA). Na segunda metade dos anos 1860, havia cerca de 70 mil bordadeiras atuando na ilha portuguesa.

Continua depois da publicidade

Algumas das peças exigem mais de um mês de trabalho (Foto: Divulgação)

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software