Cultura

Banda Peabiru resgata cultura caiçara

Grupo faz novos arranjos das músicas dos irmãos Zwarg

Da Reportagem

Publicado em 29/08/2022 às 07:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Criado há cerca de dez anos, o grupo Peabiru acompanhou o compositor Antônio Bruno Zwarg / Divulgação

Continua depois da publicidade

Resgatar a obra e as músicas que falam sobre a cultura caiçara compostas pelos irmãos e compositores Antônio Bruno e Ernesto Zwarg. Essa é a proposta da Banda Peabiru, de Osasco, que está apresentando o projeto "Cantos do Litoral", nas cidades do litoral sul de São Paulo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Criado há cerca de dez anos, o grupo Peabiru acompanhou o compositor Antônio Bruno Zwarg em seus shows e gravações.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• 5 lugares na Baixada para quem curte a cultura coreana

• Santos é escolhida pela Unesco para receber evento mundial de Cultura Oceânica

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No projeto "Cantos do Litoral" a banda resgata o movimento cultural que surgiu no litoral de São Paulo, na década de 70.

Continua depois da publicidade

O músico Alexandre Mennuti explica que a nova banda surgiu para resgatar as canções compostas pelos irmãos Zwarg.

"Sentimos a necessidade de resgatar essas músicas que falam sobre a cultura caiçara e a ecologia. Tivemos a ideia de fazer novos arranjos e voltadas para um público mais jovem, em ritmos de reggae", destaca.

A nova formação do grupo aconteceu no mês de julho, com a apresentação de um show no Guaraú, em Peruíbe. A banda Peabiru também se apresentou no último dia 21, na Semana do Patrimônio, para encerrar a programação.

Continua depois da publicidade

Além das canções compostas pelos irmãos Zwarg, o grupo está compondo novas músicas. "Estamos começando a compor músicas no estilo reggae e com mensagens ligadas aos temas sobre ecologia, trilhas e à cultura indígena".

Peabiru, na língua guarani, significa "terra sem males". São antigos caminhos utilizados pelos indígenas sul-americanos desde antes do descobrimento pelos europeus.

Uma participação especial nas apresentações foi a do músico Ymorian Zwarg, neto de Ernesto Zwarg. "Sinto saudades, cresci num lar de músicas e de ideologia na luta pela preservação do meio ambiente. Hoje tenho outra profissão, mas fiz amizade com o Ale na época em que a banda acompanhava meu tio Bruno. É uma grande honra ter sido convidado para o projeto", frisa.

Continua depois da publicidade

Outra participação especial foi da indígena Arajú Ara Poty, na percussão e backing vocal. Ela é da aldeia guarani Tekoa Ytu, na Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo.

São 13 músicas, a maioria de autoria dos irmãos Zwarg, entre elas: Serra da Jureia; Correio do Litoral; Peruíbe; Índio Arredio; Amor de Praia. E outras - Itanhaém o que é que você tem (Carlos Paschoal Allievi e Alpheu Piedade); Ilhabela (Antônio Bruno); Fuga (Antônio Bruno); Saudade Renitente (Ernesto Zwarg); Bahia Bahia (Antônio Bruno e Moacyr Zwarg); Universo (Antônio Bruno); Flecha (Gabriel Garret e Ale Mennuti) e Thinking About You (Gabriel Garret e Ale Mennuti).

Os irmãos Antônio Bruno e Ernesto Zwarg são autores de diversas canções que mostram as belezas naturais e os costumes caiçaras do litoral sul.

Continua depois da publicidade

Antônio Bruno, além de compositor e pianista, teve suas músicas gravadas por grandes nomes da rádio, como Sílvio Caldas, Isaura Garcia, Hermeto Pascoal, Jamelão e outros. São mais de 300 canções gravadas na época do rádio.

Ernesto Zwarg foi professor na rede pública de Itanhaém e vereador. Foi um dos pioneiros na defesa da ecologia e um dos primeiros membros a participar do Green Peace, no Brasil. Suas ações levaram à proteção e ao tombamento de várias reservas naturais no litoral sul de São Paulo.

PLANOS.
A banda vai começar a gravar um CD no mês de setembro. Serão dez músicas - nove de autoria dos irmãos Zwarg e uma do grupo Peabiru. O CD deve ser lançado no mês de novembro.

Continua depois da publicidade

Ainda em novembro está programado um novo show, em uma casa de Cultura, no bairro Pirituba, em São Paulo.

Os músicos da banda são Ale Mennuti (guitarra), Gabriel Garret (baixo), Nicholas de Aquino (piano), Nani Alves (voz), Jah Faya (bateria), Marco Melito (sax), além da equipe técnica.

O projeto "Cantos do Litoral" é patrocinado pelo Proac 2021 e teve o apoio das prefeituras de Itanhaém e Peruíbe e da Irmandade Nossa Senhora da Conceição.
Contatos com a banda Peabiru podem ser feitos pelo Instagram @banda_peabiru ou no celular e Whatsaap 11 95394.7572.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software