Continua depois da publicidade
A Bachiana Filarmônica SESI-SP tocará sob a regência de seu maestro titular e diretor artístico João Carlos Martins, quinta-feira, dia 23 de julho, em Santos (SP), no Teatro Coliseu. A partir das 20h, o público poderá conferir a orquestra gratuitamente.
O violinista Renato Yokota sola em Ária da Quarta Corda, de Johann Sebastian Bach. A orquestra interpretará também,Concerto para Piano “Imperador”, obra de Beethoven, com o Maestro João Carlos Martins ao piano.
Sinfonia nº 7, de Beethoven; Concerto para Piano e Orquestra nº 21, de Mozart, também fazem parte do repertório dessa apresentação.
João Carlos Martins
Continua depois da publicidade
Símbolo de superação e talento, João Carlos Martins é considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach. Iniciou seus estudos de piano aos oito anos e, três anos depois, começava sua carreira no Brasil. Aos dezoito, já estava tocando no exterior. Teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa de Bach para teclado.
Por problemas físicos, abandonou os palcos como pianista no ano de 2002, mas não deixou a música de lado e retornou aos palcos em 2004 como maestro. Hoje, aos 75 anos, é regente e diretor artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP, já lançou 25 álbuns, escreveu um livro sobre sua vida, intitulado “A Saga das Mãos”, é o único brasileiro a ter sua vida registrada por cineastas europeus por duas vezes, e conta com um registro fotobiográfico, lançado na ONU. Junto com a Fundação Bachiana, coordena o projeto A Música Venceu, que tem o objetivo de democratizar o acesso à música clássica e contribuir para a formação de crianças e adolescentes de áreas carentes do Brasil. Atualmente, 6700 jovens são atendidos em 37 núcleos de musicalização espalhados pelo Brasil.
Bachiana Filarmônica SESI-SP
Quando João Carlos iniciou o projeto de criar uma orquestra apenas com a iniciativa privada, muitos duvidaram, mas já são mais de mil apresentações nos principais teatros do Brasil e do mundo. A qualidade dos músicos da Bachiana, selecionados entre as melhores orquestras brasileiras, tem sido muito elogiada. São profissionais que fazem questão de aprimorar seu talento com trabalho e estudo. Fundada em 2004, a orquestra não tardou a ganhar o merecido reconhecimento. Após cinco temporadas em que se apresentou pelo Brasil, encantou o público americano com cinco atuações de gala - duas no Carnegie Hall, em 2007 e 2008, e três no Lincoln Center, em 2009, 2010 e 2011.
Data: quinta-feira, 23 de julho
Horário: 20h
Local: Teatro Coliseu
Endereço: Rua Amador Bueno, 237 – Centro
Entrada gratuita – Retirada a partir do meio-dia na bilheteria do Teatro.
Telefone para informações: 11 3045-0121 (Fundação Bachiana)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade