Cultura

Alunos criam jogo de RPG com base em história de livro do Página a Página em PG

Trabalho fez parte da Mostra Cultural da EM Domingos Soares realizada na quinta (30)

Da Reportagem

Publicado em 01/12/2023 às 19:45

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Jogo de RPG foi criado pelos alunos Lucas Medoneca Pires da Silva, Kauã do Amparo Andrade e Matheus Ferreira Matos / Felipe França/PMPG

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Transformar personagens de um livro em cartas de um jogo de RPG. Imaginar cada característica e poderes por meio de informações coletadas na leitura da obra literária. O que era para ser mais um trabalho escolar se tornou uma ferramenta de diversão criada por três alunos da EM Domingos Soares de Oliveira (Bairro Ribeirópolis). Essa e outras propostas pedagógicas foram compartilhadas pelos estudantes da escola durante a Mostra Cultural e Página a Página realizada nesta quinta-feira (30).

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O jogo de RPG foi criado pelos alunos Lucas Medoneca Pires da Silva, Kauã do Amparo Andrade e Matheus Ferreira Matos. O trio estuda no 9º ano do Ensino Fundamental e utilizou a história do livro “A Aveleira e a Madressilva: A Paixão de Tristão e Isolda”, distribuído pelo programa Página a Página, para confeccionar as cartas. Os jovens fizeram os desenhos dos personagens e criaram o layout. Para preparar tudo, os estudantes utilizaram detalhes fornecidos pela própria obra literária.

Durante a Mostra Cultural Página a Página os três jogavam as partidas como demonstrativo para os demais colegas da unidade de ensino. De acordo com Andrade, a confecção dos detalhes ocorreu conforme liam a obra literária. “Gostamos muito do livro. Com o Página a Página, a proposta é de depois da leitura fazermos um trabalho com base na história. Foi quando pensamos no jogo por ser algo que gostamos”, explicou.

Para Silva, outro integrante do trio, ver a interação dos demais alunos mostrando interesse e curiosidade pelo que fizeram é bem gratificante. “Fico muito feliz, pois foi algo que gostei bastante de poder participar. Ver que chamou a atenção de outras pessoas torna o nosso trabalho ainda mais especial”.

Vivência – Outra proposta pedagógica que chamou a atenção também partiu de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Uma das turmas trabalhou com o livro “A Cinco Passos de Você”. Os estudantes transformaram uma sala em um circuito por onde o visitante precisava percorrer. De cara, o visitante era convidado a lembrar o tempo de infância ao pular uma amarelinha.

Mas as experiências não paravam por aí. Logo depois, o visitante era convidado a abraçar uma aluna fantasiada de Stitch (personagem de desenho animado). Na sequência, uma chuva de bolhas de sabão preenchia o corredor criado com as carteiras da sala. Já na parte final, a pessoa era convidada a entrar numa cabana de acampamento onde retirava uma frase motivacional.

Em outra sala, ainda como parte das ações realizadas sobre o livro “A Cinco Passos de Você”, os alunos trabalharam sobre fibrose cística doença dos protagonistas da obra literária. Além dessa, os estudantes fizeram cartazes abordando sobre outras enfermidades consideradas raras ou graves. Também produziram entrevistas em vídeo sobre a temática que foram transmitidas na lousa digital.

Macro – Essas foram algumas das ações que mobilizaram a EM Domingos Soares de Oliveira ao longo do dia. A assistente técnica pedagógica (ATP) da unidade, Suze Almeida Oliveira Menezes, destacou que os trabalhos apresentados fazem parte do Docentes em Ação, realizado desde o início do ano. A iniciativa está dentro do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.

As atividades elaboradas ao longo do ano resultam na Mostra Cultural da unidade que, nesta edição, ganhou o reforço dos trabalhos elaborados com base nos livros do programa Página a Página. “Os professores aderiram bastante. As propostas de trabalhos estão enriquecedoras. Ver essa movimentação na unidade de ensino é muito positiva, pois os alunos ficam curiosos em saber o que as outras turmas produziram. E a cada ano, a qualidade está cada vez melhor”.

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