Cultura
Será no dia 29 de junho, justamente na data de seu nascimento. A programação é organizada, produzida e realizada pelos alunos da Vara para Pescar - Escola de Produtores Culturais
Continua depois da publicidade
O poeta maior de Cubatão, Afonso Schmidt será homenageado mais uma vez na cidade. Será no dia 29 de junho, justamente na data de seu nascimento. A programação é organizada, produzida e realizada pelos alunos da Vara para Pescar - Escola de Produtores Culturais de Cubatão.
As atividades têm início às 15h, no Novo Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº), com o Projeto Leitura ao Pé do Ouvido, onde estudantes, equipe técnica e voluntários oferecerão aos visitantes do parque, pequenos trechos da obra "Zanzalá e o Reino do céu", de Schmidt.
Neste livro, o autor cria uma novela, quase uma ficção científica, onde descreve como seria Cubatão em 2029, que ele chama Zanzalá. "O Cubatão do futuro é um vale, uma grande metrópole, uma comunidade dominada pela ciência e pela técnica, mas que, com a música e a arte, não se deixou absorver pela máquina - isso no final do milênio e a partir do ano 2000".
As ações continuam à noite. A partir das 20h, a caravana de leitura continua no Restaurante "Aqui no Bistrô" (Av. Brasil, 447), no Jardim Casqueiro. Os artistas participantes da Escola de Produtores decidiram criar essa atividade para homenagear o escritor cubatense, premiado e reconhecido nacionalmente, que publicou mais de 40 livros. Schmidt é o expoente maior da Literatura em Cubatão, ainda nos dias de hoje.
Continua depois da publicidade
Esta é a primeira turma do Projeto VARA PARA PESCAR - Escola de Produtores Culturais. Funciona em Cubatão desde o ano passado, em parceria com a Prefeitura da Cidade, que cedeu os espaços da sala de aula e secretaria, dentro do Novo Anilinas. O projeto está formando 40 artistas como produtores culturais, através de cursos ministrados pelo SENAC.
Ano passado, foram 139 horas/aula com módulos sobre produção, concepção e formatação de projetos culturais, realização de eventos. Este ano, os alunos participam de laboratórios para criação de proketos que poderão ser inscritos em prêmio e editais ao longo desse ano e em 2015, também.
Continua depois da publicidade
O patrocínio do projeto é do Programa INTEGRAÇÃO PETROBRAS COMUNIDADES, apoiando a qualificação do trabalho, a geração de renda e as oportunidades. "O programa não é uma doação, é um investimento acompanhado pela direção da empresa", diz Waldir Ramalho, coordenador de Relacionamento Comunitário da Regional São Paulo Sul da PETROBRAS.
Vale lembra que a Escola recebeu um selo do Ministério da Cultura que o colocou entre as 50 melhores iniciativas empreendedoras e inovadoras do Brasil. Recebeu o Prêmio Economia Criativa, na categoria Formação para Competências Criativas. O que chamou a atenção da Secretaria de Economia Criativa é a proposta pedagógica inovadora, valorizando especificamente aqui que o artista tem de melhor - seu trabalho - e capacitando-o a gerenciar seus projetos e a participar de prêmios e editais de maneira eficaz. O projeto pedagógico do Vara para pescar foi cedido ao Ministério da Cultura que pode multiplicar a ideia em todo o país.
Novas inscrições
Continua depois da publicidade
E quem quiser fazer parte do Vara para Pescar - Escola de Produtores Culturais pode ser preparar pois as inscrições para a nova turma estarão abertas de 30/6 a 15/8. Os interessados devem ter ensino médio completo e atuar em qualquer segmento artísticos. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feiras, das 10h às 17h, na Casa do 2 do Novo Anilinas (Av. Nove de Abril, 2275). Outras informações podem ser obtidas pelo 3372-1690 ou no site www.varaparapescar.com.br .
Continua depois da publicidade