Tripulantes da expedição coletaram dados do navio para pesquisas / Oceangate Expeditions/Divulgação
Continua depois da publicidade
Exploradores capturaram imagens do Titanic e de como o navio vem se deteriorando no fundo do mar. As últimas fotos e vídeos da embarcação tinham sido feitas 14 anos atrás. A expedição fez cinco mergulhos até os destroços da embarcação, que está a cerca 650 quilômetros da costa de Newfoundland, no Canadá, a quase 4 mil metros de profundidade.
Um dos exploradores disse que ficou impressionado com o tamanho do navio. As informações capturadas vão ser usadas para projetar modelos 3D da embarcação e ajudar cientistas a prever como ela vai se dissolver. O Titanic partiu de Southampton, na Inglaterra para Nova York, nos Estados Unidos em 12 de abril de 1912. Era considerado o navio mais seguro da época, mas, no dia 14, ele bateu em um iceberg e afundou nas primeiras horas do dia 15. No total, 1.557 pessoas morreram no desastre.
Continua depois da publicidade
Um dos tripulantes da expedição diz que ficou impressionado com o que viu. Vídeo: TV Brasil
Continua depois da publicidade
Em 2023 o filme que contou a história do naufrágio do navio completará 25 anos e para celebrar este marco, o diretor James Camaron recriou uma das cenas mais polêmicas do longa: o trecho no qual Jack e Rose boiam sobre uma porta de madeira.
Na nova gravação, Camaron admite que Jack caberia em cima do objeto junto com Rose, pois havia espaço na porta. Veja abaixo:
Continua depois da publicidade
Construído com avançadas tecnologias na Irlanda do Norte era, até então, o maior navio de passageiros do mundo e chegou a ser considerado “inafundável”.
Continua depois da publicidade
Mas, na viagem inaugural entre Southampton, na Inglaterra e Nova York, nos Estados Unidos, afundou na madrugada do dia 15 de abril de 1912, após chocar-se com um iceberg no Oceano Atlântico.
Das 2.223 pessoas que estavam a bordo, 1.517 morreram. É a maior tragédia marítima já registrada em tempos de paz.
Nos anos seguintes, vários países adotaram medidas de segurança, como novos regulamentos para comunicação entre embarcações e quantidades mínimas de botes salva-vidas. E também foi assinada a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar.
Continua depois da publicidade
Muito se discutiu sobre as causas da tragédia. Uma das explicações seria que o iceberg não teria sido visto pelos vigílias do mastro que não teriam binóculos.
Outra causa da tragédia apontada pelos especialistas é que o navio possuía um leme considerado pequeno para guiar uma grande embarcação.
Os destroços do navio só foram descobertos em 1985. Ao contrário do que imaginavam, o navio foi dividido em duas partes.
Continua depois da publicidade
A trágica história do transatlântico foi tema de dezenas de documentários e mais de dezessete filmes para cinema e TV.
O mais famoso de todos, estrelado por Leonardo Di Caprio e Kate Wisnlet, em 1997, é o filme “Titanic”, que conquistou onze das 14 indicações para o Oscar de 1998.
Foi visto por quase 400 milhões de pessoas. Dirigido por James Cameron, faturou US$ 2,1 bilhões e permaneceu como filme de maior arrecadação da história por doze anos.
Continua depois da publicidade
Três dias depois do naufrágio do Titanic, em 18 de abril de 1912, o navio Carpathia aportou em Nova Iorque com 705 sobreviventes da tragédia. A embarcação britânica resgatou pessoas que estavam em 13 botes salva-vidas à deriva em meio a destroços do transatlântico.
O Titanic tinha apenas 20 botes capazes de transportar cerca de metade dos passageiros a bordo. Luxuoso e considerado super seguro, sem chance de afundar, partiu de Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova York, nos Estados Unidos, em 10 de abril. Passados quatro dias da viagem inaugural, por volta de 23h40 do dia 14 de abril, o Titanic colidiu com um iceberg.
Continua depois da publicidade
Na primeira meia hora do dia 15, o transatlântico enviou uma mensagem em código morse para o Carpathia, avisando sobre o acidente. O navio britânico havia deixado Nova Iorque no dia 11 de abril com 740 passageiros e seguia em direção a Fiume, que hoje pertence à Croácia.
O operador de rádio do Carpathia, Harold Cottam, repassou as informações ao capitão Arthur Rostrom. E, logo que foi avisado, o comandante mudou o trajeto para atender ao pedido de socorro do Titanic que estava a mais de 50 milhas de distância, cerca de 80 km..
Quando chegou ao local, o transatlântico já tinha afundado. Os sobreviventes que conseguiram embarcar nos botes salva-vidas começaram a ser resgatados às 4h. Os últimos foram acolhidos às 8h.
O Carpathia foi recebido por milhares de pessoas no Pier 54, em Nova Iorque, às 21h15, do dia 18. Até então, não se sabia muitos detalhes sobre o naufrágio já que a empresa dona do Titanic estava blindando a imprensa. Durante o desembarque, repórteres chegaram a oferecer dinheiro em troca de depoimentos dos sobreviventes.
Os tripulantes do Carpathia foram condecorados e considerados heróis pela operação de salvamento.
Titanic vai voltar às telonas para a celebração do seu vigésimo quinto aniversário de estreia. Mas caso o espectador prefira assistir ou rever o longa em casa, é possível encontrá-lo nos serviços de streaming como Star+, Prime Video, Google, Disney+ e Apple TV.
Continua depois da publicidade