Cultura

18º Fescete comemora a maioridade em todos os cantos de Santos

Festival pioneiro do gênero no País é realizado entre 13 e 27 de junho

Publicado em 11/06/2014 às 15:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Alcançando a maioridade, o 18º Fescete – Festival de Cenas Teatrais amplia sua programação para vários cantos de Santos entre os dias 13 e 27 de junho. Pioneiro do gênero no país, o evento é realizado pela Escola de Teatro Tescom, que completa 20 anos em 2014. Ao todo, são mais de 95 cenas e espetáculos apresentados em teatros (Braz Cubas, Guarany e Sesc-Santos) e em praças públicas (Mauá, do BNH e do Posto 2) da Cidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com o tema “A Arte Celebra a Vida”, o Fescete tem o objetivo de estimular e reunir novos grupos teatrais na Baixada Santista, além de promover o intercâmbio com companhias de outros locais de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. A programação conta com sua parte formativa com o workshop “O Ator Invertido”, do Grupo de Teatro Invertido, e aulas abertas de teatro, com arte-educadores do Tescom, e com a formação de plateia com as sessões das mostras competitivas,  seguidas de debates com jurados e noitadas no Bar Última Aula.

Os orientadores das categorias são: Ludmilla Corrêa, Orleyd Faya, Paulo Maurício (Infantil), Paula D’Albuquerque, Pedro Cobra, Tairone Porto (Estudantil), Caio Ceragioli, Kadu Veríssimo, Victor Nóvoa (Monólogo), Duda Woyda; Paulo Balistrieri e Platão Capurro Filho (Adulto). No último dia, o festival premiará os melhores de cada mostra, além do 10º Concurso Estudantil de Poesia.

O Fescete também contará com uma mostra de espetáculos convidados, que terão parte da bilheteria revertida ao Grupo de Apoio e Prevenção da Aids (Gapa-BS). Durante todo o evento, o próprio Centro Cultural Patrícia Galvão será posto de arrecadação de alimentos enlatados em prol da entidade que atende centenas de famílias da Baixada Santista.

Continua depois da publicidade


Ao todo, são mais de 95 cenas e espetáculos apresentados em teatros e em praças públicas (Foto: Divulgação)

Homenageados

Os grandes homenageados da cerimônia de abertura desta edição serão os atores da Baixada Santista, Ney Latorraca e Jandira Martini, ambos completando 70 anos. “A Jandira Martini e o Ney Latorraca, com sua arte, nos ajudam a entender a vida”, dizem os diretores do festival, Karla Lacerda e Pedro Norato, “assim como o Gilson de Melo Barros que está há 25 anos, uma vida à frente do Teatro Experimental de Pesquisa (TEP/Unisanta)”.

Continua depois da publicidade

Com 45 anos de trajetória, o grupo cênico mais antigo em atividade na Cidade também será homenageado pelo Fescete, apresentando a peça “A Carta – Um Melodrama Cubista” e a exposição de imagens e figurinos de seus espetáculos “Pálpebras e Gelosias – TEP 45 Anos”. A curadoria é assinada pelo próprio diretor Gilson e os artistas Jadir Battaglia e Rafael Branco. A visitação gratuita poderá ser realizada durante todo o festival.

A programação completa pode ser encontrada no www.fescete.com.br.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software