Variedades
Ação terá atendimento gratuito para aferição de pressão arterial, testes rápidos de glicose e orientações de profissionais de saúde
Anualmente, a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena no país a Campanha do Dia Mundial do Rim, que tem como objetivo disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado / Divulgação
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias
Em alusão ao Dia Mundial do Rim, celebrado em 14 de março, entre os dias 12 e 14 de março, das 10 às 16h, o Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Santos promoverá uma ação para prevenção de doenças renais. Com atendimento gratuito, a população poderá fazer aferição de pressão arterial, testes rápidos de glicose e orientações dos profissionais de saúde da instituição.
Continua depois da publicidade
A ação é organizada pela Med Álise, responsável pela gestão do Serviço de Nefrologia, com o apoio da Santa Casa de Santos e Sociedade Brasileira de Nefrologia.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
O evento é aberto ao público e os interessados em participar podem comparecer ao Serviço de Nefrologia, onde haverá uma estrutura especial para atendimento da população.
Dia Mundial do Rim
Anualmente, a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena no país a Campanha do Dia Mundial do Rim, que tem como objetivo disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Continua depois da publicidade
Dia Mundial do Rim: silenciosa, doença renal crônica atinge 10% da população
O tema da campanha deste ano é “Saúde dos rins (& exame de creatinina) para todos”. Atual e necessário, o tema confirma a busca por uma política de saúde inclusiva, que garanta equidade e permita o acesso ao diagnóstico e tratamento.
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, no país e no mundo, no que tange à assistência à saúde renal, existem regiões onde há barreiras no acesso ao diagnóstico e tratamento, especialmente à terapia renal substitutiva. Estima-se que, no Brasil, cerca de 50 mil pessoas por ano com doença renal morrem precocemente, antes de ter acesso à diálise ou ao transplante.
Continua depois da publicidade
Especialista alerta que exame preventivo pode reduzir transplante de rim em 50%
A doença renal é difícil de prever ou evitar, no entanto é possível reduzir as chances de desenvolvê-la atentando-se para os principais fatores de risco, como: hipertensão arterial, diabetes, obesidade, tabagismo, uso de algumas medicações e outros motivos que pode comprometer a função renal.