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Volvo XC40 Recharge Pure Electric sintetiza tendências do mercado

Volvo espera que o XC40 assuma em 2022 a liderança nacional no ranking dos automóveis 100% elétricos

Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix

Publicado em 02/01/2022 às 11:00

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A bateria de 78 kWh do Volvo XC40 elétrico oferece um alcance de mais de 400 quilômetros com uma única carga e pode ser carregada em uma tomada convencional ou por meio de Wallboxos / Luiza Kreitlon/AutoMotrix

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A eletrificação na indústria automotiva é questão de tempo – a partir de 2030, alguns países europeus proibirão a venda de carros com motores a combustão. No Brasil, embora com um indefectível atraso, as vendas de veículos elétricos não param de crescer. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), de janeiro a novembro deste ano, foram emplacados 2.137 carros totalmente elétricos no Brasil, ante somente 801 emplacados durante todo o ano de 2020 – um crescimento de quase 300%. Desde maio de 2021, a Volvo se tornou a primeira marca a comercializar somente automóveis eletrificados no Brasil. Na época, o portfólio da fabricante sueca contava com cinco híbridos plug-in: os sedãs S60 e S90 e os utilitários esportivos XC90, XC60 e XC40. No final de setembro, desembarcou no país o primeiro automóvel Volvo 100% “verde” – o XC40 Recharge Pure Electric, apresentado mundialmente em outubro de 2020. As trezentas unidades disponibilizadas para a pré-venda foram comercializadas em menos de três semanas e outras cento e cinquenta foram importadas – e também já foram vendidas. Há duas semanas, junto a um investimento em infraestrutura de carga rápida nas principais rodovias brasileiras, a Volvo anunciou que a linha XC40 será 100% elétrica no país – ou seja, o XC40 Plug-in Hybrid, que combina m motor a gasolina com um elétrico, deixou de ser importado. Até os últimos dias de 2021, o utilitário esportivo puramente elétrico da Volvo mantinha o preço do lançamento: R$ 389.950.

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O XC40 Recharge Pure Electric representa uma síntese das tendências da indústria automotiva global. Além de ser identificado com a crescente demanda pela redução de emissões, o modelo ainda é um SUV – o segmento que mais cresceu no mundo neste século. E o XC40 elétrico ainda agrega outra virtude que jamais perdeu “appeal” para quem realmente gosta de dirigir – a esportividade. Seus dois motores P8 AWD, um posicionado em cada eixo, geram combinados 413 cavalos e 67,3 kgfm de torque, com tração integral. Com tal conjunto, o SUV elétrico oferece aceleração de zero a 100 km/h em apenas 4,9 segundos – a partir da linha 2021, a velocidade máxima de todos Volvo passou a ser limitada eletronicamente em 180 km/h. A bateria de 78 kWh oferece um alcance de mais de 400 quilômetros com uma única carga – pode ser carregada em uma tomada convencional ou por meio de Wallbox. Com um sistema de carregamento rápido, a bateria recupera até 80% de sua capacidade em menos de uma hora.

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O visual do XC40 Recharge Pure Electric é praticamente o mesmo do XC40 a gasolina apresentado mundialmente em 2018. Como as necessidades de refrigeração nos motores elétricos são menores, a grade preta do modelo com motor a combustão dá lugar a uma placa na cor da carroceria e sem buracos, que ostenta a tradicional faixa diagonal cromada com um vistoso logo da Volvo. Posicionada dentro dos faróis, a luz diurna tem formato de “T” – a Volvo denomina o desenho de “Martelo de Thor” e o adotou em todos os modelos da marca. Os faróis “full-led” contam com função anti-ofuscante (AHB), com o auxiliar de neblina também em leds. As rodas de alumínio são de 20 polegadas e, nas colunas traseiras, a inscrição “Recharge” lembra que o abastecimento é feito em tomadas. Na traseira, as lanternas de leds em forma de bumerangue são interligadas pelo aerofólio negro. Dentro, o amplo painel de 12,3 polegadas é integrado à central multimídia “touchscreen” de 9 polegadas. O bagageiro leva até 413 litros e sua tampa tem abertura e fechamento elétrico com função “hands-free”.

No XC40 Pure Eletric, o One Pedal Drive permite que a aceleração e a frenagem sejam feitas utilizando apenas o pedal da direita – aliviando a pressão, o freio é acionado automaticamente. Já o infoentretenimento com sistema operacional Google Automotive Services é exclusivo do XC40 e integra o carro aos recursos da Google – usa o reconhecimento de voz com o Google Assistente para oferecer uma interação vocal ao motorista enquanto dirige, além de dar acesso aos aplicativos disponíveis via Google Play. O XC40 Pure Eletric oferece a câmera de 360 graus que, combinada ao alerta de tráfego lateral e à frenagem automática, ajuda a evitar colisões. O sistema autônomo de segurança City Safety reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear ou desviar para evitar um incidente. Sensores e câmeras de monitoramento controlam a aceleração e a frenagem para manter uma distância segura em relação ao carro da frente.

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A expectativa da Volvo é que o XC40 assuma em 2022 a liderança nacional no ranking dos automóveis 100% elétricos – posição atualmente ocupada pelo Porsche Taycan, que emplacou 363 unidades de janeiro a novembro de 2021. Como as versões híbridas plug-in do XC40 venderam cerca de 2.100 unidades no Brasil nos 11 primeiros meses de ano que se encerra, as possibilidades de a versão Recharge Pure Electric “herdar” parte dessa demanda são grandes. Para o primeiro trimestre de 2022, está prevista a chegada ao Brasil do C40 – a variante cupê do XC40 Recharge Pure Electric.

Com dois motores P8 AWD, um posicionado em cada eixo, o SUV elétrico oferece aceleração de zero a 100 km/h em apenas 4,9 segundos

Experiência a bordo

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O poder da palavra

Quem “rouba a cena” no interior do XC40 Pure Eletric é o Google Automotive Services. O sistema de infoentretenimento oferece ao motorista uma experiência similar à que ele está acostumado com seu smartphone. Recursos de reconhecimento de voz aprimoram a acessibilidade e permitem controlar a temperatura, definir um destino, escolher músicas ou enviar mensagens – tudo apenas por comando vocal.

Em termos de estilo, vigora no XC40 elétrico o moderno design automotivo escandinavo, com seu característico layout limpo e sem firulas. Os bancos elétricos revestidos em microtech cor carvão – mesmo tom dos revestimentos laterais e do teto – reforçam o conforto e o ar-condicionado dual zone oferece a possibilidade de obter temperaturas diferentes em cada lado do veículo. O teto solar panorâmico amplia a sensação de espaço. Há vários porta-objetos, incluindo um para o carregamento por indução para celulares. Com a ausência da volumosa motorização convencional, foi criado um nicho de 31 litros sob o capô, que serve para levar pequenos volumes.

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Na traseira, as lanternas de leds em forma de bumerangue são interligadas pelo aerofólio negro. Já o bagageiro leva até 413 litros e sua tampa tem abertura e fechamento elétrico com função hands-free

Impressões ao dirigir

Admirável mundo novo

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O Volvo XC40 Pure Electric contraria alguns preceitos automotivos. Ligar um carro habitualmente requer enfiar a chave de ignição ou acionar um botão de partida. O SUV elétrico da Volvo dispensa ambas as alternativas e é ligado automaticamente no momento em que o motorista entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição “D”. Para desligar, basta colocar a posição “P” e sair do veículo. Além do silêncio absoluto e da ausência de trepidação do “powertrain” típicos dos veículos elétricos, o One Pedal Drive permite que a aceleração e frenagem sejam feitas em um único pedal – uma possibilidade comum em outros veículos recarregáveis na tomada. Para acelerar, é só pressionar o pedal e, para frear, basta aliviar a pressão no acelerador. Ao ser ativada, a funcionalidade amplia a regeneração de energia e a autonomia. Quando necessário, pisar no freio da forma convencional resulta em paradas rápidas e eficientes.

Com uma pressão forte no acelerador, o torque instantâneo característico dos modelos elétricos entrega retomadas de velocidade arrebatadoras, só igualadas pelos motores a combustão turbinados de modelos esportivos. O comportamento dinâmico também é estimulado pelo centro de gravidade baixo proporcionado pelo peso das baterias que ficam sob o assoalho, que ajuda a manter o SUV estável nas curvas rápidas. A suspensão é “durinha” sem ser desconfortável e o isolamento acústico é acima da média dos habitualmente silenciosos veículos elétricos. Ao contrário do que ocorre nas motorizações a combustão, o consumo energético aumenta nas estradas, principalmente em velocidades médias acima dos 100 km/h. O uso do One Pedal Drive aprimora a regeneração de energia, porém, o “pedal único” funciona melhor no trânsito urbano, no qual as reduções de velocidade e frenagens são mais comuns. Nas rodovias, em que normalmente se pratica velocidades estáveis e mais elevadas, qualquer mínima oscilação da pressão no pedal do acelerador se reflete em uma variação instantânea na velocidade, transmitindo desconforto. Por isso, é recomendável desativar o One Pedal Drive nas estradas e usar o acelerador e o freio da forma convencional.

 É importante programar as viagens, já que os pontos de recarga elétrica ainda não são tão fáceis de se encontrar – para evitar surpresas, o computador de bordo indica os locais de recarga mais próximos, com a autonomia ficando disponível no painel o tempo todo. Nas cidades, o XC40 roda mais de 400 quilômetros com uma carga completa – no “para e anda” do trânsito urbano, há maiores possibilidades de atuação dos sistemas de regeneração de energia. Nas estradas, a autonomia não é tão ampla. Não por acaso, a Volvo resolveu investir na criação de pontos de recarga rápida nas principais rodovias brasileiras.

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Dentro, o amplo painel de 12,3 polegadas é integrado à central multimídia touchscreen de 9 polegadas

Ficha Técnica
Volvo XC40 Recharge Pure Eletric

Motor: dois elétricos P8 AWD, um em cada eixo, bateria de 78 kWh
Tração: AWD (integral)
Potência: 300 kW/413 cavalos
Torque: 67,3 kgfm
Câmbio: automático com uma marcha
Suspensão: independente MacPherson na dianteira e independente multibraços na traseira
Pneus e rodas: rodas de alumínio de 20 polegadas (R135) com pneus 235/45 dianteiros e 255/40 traseiros
Freios: discos ventilados na frente e discos sólidos atrás
Peso: 2.118 quilos
Dimensões: 4,42 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,70 metros de entre-eixos
Porta-malas: 414 litros
Preço: R$ 389.950

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