O novo Camry recebeu atualizações no design frontal, com um visual mais moderno, sofisticado e com um toque esportivo / Divulgação
Continua depois da publicidade
O Toyota Camry tem uma longa trajetória, iniciada no Japão em 1980. Já foi station wagon, somente sedã médio e agora vem para o Brasil apenas na versão Hybrid. Com essa novidade, a fabricante oriental expande sua linha de veículos eletrificados, que conta com o Corolla e o Corolla Cross híbridos flex e o RAV4 híbrido. O Camry desembarcou nas concessionárias nacionais com versão única e preço de R$ 331.790. Disponível na configuração XLE, o sedã, de acordo com a montadora japonesa, alia conforto e sofisticação a uma experiência de condução prazerosa e eficiente, graças ao motor 2.5L DOHC de quatro cilindros somado aos três elétricos, com uma potência combinada de 211 cavalos.
O Camry vem equipado com um motor a combustão 2.5L 16V VVT-iE de 178 cavalos de potência a 5.700 rotações por minuto e torque de 22,5 kgfm a 3.600 giros, mais os três elétricos que juntos entregam 120 cavalos e 20,6 kgfm de torque. A transmissão automática eCVT, segundo a Toyota, garante trocas mais suaves, sensação de acelerações mais diretas e um maior controle da direção sem desperdiçar energia pois tem um baixo consumo de combustível. O motorista tem à disposição quatro modos de condução: “Normal”, “Eco”, “EV” (100% elétrico) e “Sport”, adaptando o estilo do condutor e, principalmente, ao tipo de terreno, entregando mais ou menos potência e maior eficiência com uma rodagem mais sustentável. Com tração dianteira, o Camry tem suspensão tipo MacPherson, com barras estabilizadoras na dianteira e suspensão independente com barras estabilizadoras na traseira, proporcionando mais firmeza ao volante e uma sensação aprimorada de esportividade.
Continua depois da publicidade
O novo Camry recebeu atualizações no design frontal, com um visual mais moderno, sofisticado e com um toque esportivo. Em sua volta ao mercado brasileiro, o sedã médio acrescentou um alongamento da área central do veículo, que se estende desde o capô até o para-choque e se interliga ao canto do para-lama, conferindo um aspecto mais baixo, amplo e arrojado, e detalhes cromados nas laterais do para-choque. Outra novidade são os jogos de rodas de 18 polegadas de liga leve, com estilo mais esportivo e expressando dinamismo ao modelo conforme a Toyota.
Continua depois da publicidade
O Camry híbrido vem equipado com bancos revestidos de couro com detalhes de material sintético premium. O volante e a manopla de câmbio receberam apliques desse mesmo conjunto, com detalhes em prata, igualmente utilizados nas maçanetas. O modelo conta com painel central com acabamento em “soft touch”, madeira no padrão “black engineered wood” e adornos cromados. Para a Toyota, toques de requinte, exclusividade e personalidade vêm com o teto solar panorâmico com abertura elétrica e sistema de iluminação ambiente com leds. O novo sedã híbrido da Toyota oferece infoentretenimento a bordo por meio do sistema de áudio da central multimídia, com tela de resolução HD e sensível ao toque de 9 polegadas, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e conexão para smartphones e tablets, por meio do espelhamento de aplicativos de navegação e música com Android Auto ou Apple CarPlay. O computador de bordo tem tela de TFT colorida de 7 polegadas. O Camry tem ar-condicionado digital de três zonas, com controles de temperatura independentes para o motorista, passageiro dianteiro e bancos traseiros, e painel de controle “touch” para a turma de trás, além do assento traseiro elétrico com regulagem de inclinação vindo de série.
A linha 2023 do sedã de luxo da Toyota recebeu aprimoramentos em segurança, principalmente no TSS, o Toyota Safety Sense – o pacote de segurança ativa da marca. A partir de agora, o Camry passa a oferecer itens como o Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida, o sistema de pré-colisão frontal, que recebeu melhorias na detecção de pedestre à noite e ciclistas, até mesmo em curvas, e a função de assistência de direção de emergência - auxilia o motorista na execução de manobras e desvios de obstáculos, mantendo a estabilidade do automóvel e reduzindo os riscos de acidentes. O TSS do Camry conta também com o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com alerta sonoro e visual, faróis altos automáticos, detecção de automóveis e frenagem automática de emergência. A marca oriental salienta que esses sistemas são projetados para auxiliar o motorista em situações adversas, e não para substituí-lo.
Continua depois da publicidade
A lista de itens de segurança do Camry inclui ainda nove airbags – dois frontais, dois laterais para o condutor e passageiro na dianteira, dois do tipo cortina, dois laterais para os integrantes do assento traseiro e um de joelho para o motorista. Também fazem parte dos dispositivos de segurança a de ajuda à condução o controle de estabilidade, o assistente de partida em rampa, freios ABS com EBD, o assistência à frenagem de emergência, luzes de freio de emergência, o alerta de ponto cego e dois pontos de ancoragem Isofix, com amarração superior. Como todos os modelos da marca japonesa, estão disponíveis de série no novo Camry cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o condutor e para o passageiro dianteiro.
Continua depois da publicidade