Automotor

Toyota apresenta nova geração do Prius

Quinta geração do Toyota Prius é apresentada no Japão com design futurista e nova versão plug-in

Daniel Dias - AutoMotrix

Publicado em 27/11/2022 às 08:29

Compartilhe:

Além de um visual mais ousado, o Prius incorpora uma variante de carregamento externo e conjunto de "powertrain" de 223 cavalos / Divulgação

A primeira geração do Prius, modelo que associa um motor a combustão a um elétrico, foi lançada no Japão em 1997, sendo expandida para outros países a partir de 2001. Com um nome que significa “ir antes”, do latim, o Prius liderou a expansão dos híbridos por 25 anos, com vendas acumuladas de cerca de 5 milhões de unidades no mundo. A segunda geração veio em 2004, a terceira, em 2009 e a quarta, em 2015. Agora, chegou a vez da quinta geração que, finalmente, é um carro bonito. O novo Prius será lançado na versão HEV – híbrida simples – e na PHEV – híbrida plug-in, que também pode ser recarregada em uma tomada externa. Para criar um novo Prius, a equipe de desenvolvimento decidiu começar tudo do zero. Com base no desejo de renovar completamente o modelo e passar o apelo dos carros híbridos a um público mais amplo, foi criado o conceito Hybrid Reborn. Depois do Japão, o novo Prius será lançado na América do Norte, Europa e em outros países, incluindo o Brasil, onde deve chegar em 2023. No seu país de origem, será oferecido o serviço de assinatura (sistema de aluguel programado) Kinto – disponível também no Brasil.

No estilo, o novo Prius tem uma linha contínua unindo o capô, o para-brisa, terminando na traseira truncada. Até as maçanetas das portas de trás estão integradas na coluna para facilitar o fluxo de ar em volta do carro. Comparado à geração anterior, o novo Prius é cinco centímetros mais baixo, 2,5 centímetros mais largo e tem cinco centímetros a mais na distância de entre-eixos. O comprimento total foi reduzido em 4,6 centímetros, ficando em 4,45 metros. As rodas seguem o estilo mais esportivo do carro, com aro de 19 polegadas. No interior, tudo é inteiramente novo. O painel tem desenho reestilizado e uma tela grande na central de informação e entretenimento, de 12,3 polegadas, com o sistema Toyota Audio Multimedia com possibilidade de receber atualizações remotas Over-the-Air. A posição do motorista é privilegiada para ele se concentrar nas informações em uma tela de LCD/TFT de 7 polegadas posicionada no alto, diretamente no seu campo de visão, capaz de enviar alertas com alterações de iluminação e cor ligados a notificações do Toyota Safety Sense.

O mais novo Toyota traz o primeiro sistema híbrido plug-in de 2,0 litros da marca japonesa. A combinação de um Dynamic Force Engine de alta eficiência e baterias de íons de lítio permite uma potência combinada de 164 kW (223 cavalos). Segundo a Toyota, essa versão tem aceleração de zero a 100 km/h em 6,7 segundos. A autonomia de condução 100% elétrica cresceu 50% em relação à da geração anterior, subindo de 40 para 60 quilômetros. Vem ainda com um modo “My Room”, que liga os sistemas de ar-condicionado e de áudio por meio de um interruptor durante o carregamento. A bateria foi deslocada do porta-malas para baixo do banco traseiro para dar ao Prius um centro de gravidade mais baixo e maior capacidade de carga. Essa variante tem o sistema E-Four, que, com a ajuda de um motor de alta potência e outros recursos, oferece melhor desempenho em superfícies de baixa aderência, como em estradas cobertas de neve, e maior estabilidade nas curvas.

O Toyota Safety Sense, o mais recente pacote de segurança ativa com funções avançadas e aprimoradas da marca, é padrão nas novas versões do Prius. O carro vem com o Advanced Park (com função remota), um sistema de apoio à condução, que executa a manobra de estacionamento automaticamente, encontra vagas e pode entrar e sair de uma garagem remotamente, via smartphone. Também está equipado com uma câmera monocular na frente, uma traseira para o Digital Inner Mirror e um gravador de direção no veículo. Os dados são armazenados na ECU para evitar confusão de informações e outros problemas associados a cartões SD e gerenciar adequadamente dados importantes das câmeras. A plataforma TNGA de segunda geração foi criada especialmente para o desenvolvimento do novo Prius. De acordo com a Toyota, o reforço adicional em todo o corpo do carro aumentou a rigidez e melhorou o nível de ruídos no interior da cabine. Ainda conforme a marca oriental, usando suportes MacPherson na frente e uma configuração de braço duplo na traseira, o sistema de suspensão oferece mais estabilidade em linha reta e mais capacidade de respostas nas curvas.

O novo Prius está equipado com duas tomadas acessórias de 1.500 Watts, uma na parte de trás do console central e outra no porta-malas. Os usuários podem selecionar o modo de fonte de alimentação externa, que usa energia da bateria sem precisar ligar o motor. Traz ainda um acessório de fonte de alimentação elétrica externa como padrão para que a fonte seja feita com as janelas das portas fechadas para evitar a invasão de chuva e insetos durante seu uso. O novo Prius tem teto solar panorâmico que pode ser totalmente aberto para criar uma sensação de liberdade e mais espaço dentro da cabine. Os modelos plug-in serão equipados com um sistema de carregamento solar, gerando energia equivalente para rodar até 1.250 quilômetros por ano. A energia elétrica gerada durante o recarregamento é usada para abastecer a bateria de tração, com o sistema fornecendo eletricidade para a direção, o ar-condicionado e outras funções. A energia gerada durante a condução – especialmente nas frenagens – é utilizada para complementar o sistema de bateria auxiliar.

Lea esta matéria também na Gazeta de S. Paulo

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Cidade do Litoral de SP recebe relíquias da maior santa dos tempos modernos

Ação também contará com carreata, missas e vigília

Diário Mais

'Semana do Cinema' terá ingressos por apenas R$ 12,00; confira dicas

Diário do Litoral separou algumas dicas de filmes que poderão ser conferidos pelo valor promocional

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter