O EQE 100% elétrico é equipado com motor de 245 cavalos de potência e 55,4 kgfm de torque, com 367 quilômetros de autonomia pelo Inmetro / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil confirma, a partir deste mês, a chegada das primeiras unidades do novo utilitário esportivo 100% elétrico EQE ao mercado brasileiro. Com dinâmica de condução e design marcante, o automóvel apresenta versatilidade para qualquer tipo de terreno, e estará disponível no país na versão EQE 300. O carro é produzido em Tuscaloosa, Alabama, nos Estados Unidos, e o preço é de R$ 698.900. O novo modelo é a variante elétrica do sedã EQE, lançado no Brasil em outubro de 2022. O EQE é o quarto modelo da marca a utilizar a nova plataforma totalmente elétrica e é equipado com um motor (síncrono de excitação permanente – PSM) de 245 cavalos de potência e 55,4 kgfm de torque acoplado ao eixo traseiro. O carro acelera de zero a 100 km/h em 7,6 segundos e pode atingir 210 km/h. Segundo a marca alemã, a potência do SUV vem graças a sua operação de seis fases. Para recuperar energia, o motorista não precisa pressionar o freio, sendo possível de dirigi-lo com apenas o “one pedal” (o acelerador). Com o “Eco Assist”, o EQE também desacelera automaticamente até parar quando detecta veículos à frente.
A bateria de íons de lítio, distribuída em dez células, tem capacidade energética de 89 kWh, gerando uma autonomia de até 367 quilômetros com uma carga – de acordo com a metodologia do Inmetro. O sistema de recarga está localizado acima do eixo traseiro. Ele pode ser usado para carregar a bateria por meio da rede elétrica pública com corrente alternada monofásica ou trifásica com uma capacidade de recarga máxima de até 22 kW (CA) ou de 170 KW (CC). A Mercedes-Benz emite um certificado para as baterias de alta tensão, com dez anos ou 250 mil quilômetros de garantia com uma capacidade residual definida.
Continua depois da publicidade
No SUV, as linhas de design e a dianteira foram mantidas compactas. As rodas de 21 polegadas estão posicionadas niveladas com a borda externa da carroceria, conferindo uma postura imponente e compartilhando algumas soluções aerodinâmicas de outros modelos da marca. A parte inferior, com vários detalhes aerodinâmicos, desempenha um papel central com um coeficiente de 0,251, que foi alcançado apesar do grande volume de carga e do balanço traseiro curto. Esse resultado vem ainda do para-brisa plano e da linha de teto inclinada. Também contribuem para a alta eficiência do modelo defletores de rodas na frente do eixo dianteiro. As bordas inferiores têm 17 pontas cada. Em conjunto com outros detalhes, como uma pequena saia e nervuras longitudinais, melhoram o fluxo de ar nas rodas dianteiras. Devido à tração traseira, o EQE pode rebocar até 750 quilos.
O sistema Mercedes-Benz User Experience (MBUX) está presente, com uma tela central de 12,3 polegadas sensível ao toque, com a ativação e várias funções por voz com o comando “Hey Mercedes” e capacidade de reproduzir músicas com o sistema Dolby Atmos, aumentando o potencial das músicas e criando uma experiência de 360 graus. O “Serene Breeze” é a nova trilha sonora que estreia no EQE, oferecendo um som relaxante, conforme a Mercedes. Uma variedade de identidades sonoras permite uma configuração acústica individual, se ajustando ainda ao estilo de direção.
Continua depois da publicidade
A geração atual de sistemas de assistência à condução inclui funções que auxiliam o motorista, como o Attention Assist, a assistência ativa de frenagem e de manutenção de faixa, o pacote de estacionamento com câmera de 360 graus e a assistência de limite de velocidade. O status e a atividade dos sistemas são exibidos em uma visualização em tela cheia no painel de assistência no quadro de instrumentos. Como todos os modelos da Mercedes-Benz, o EQE tem uma célula de sobrevivência rígida para os ocupantes, com zonas de deformação especiais e sistemas de restrição de última geração. O EQE pode detectar se os bancos traseiros estão realmente ocupados. Se o passageiro da frente não estiver usando o cinto de segurança, o condutor recebe um aviso específico no quadro de instrumentos.