O 208 finalmente adota o motor T200 da Stellantis, com até 130 cavalos e 20,5 kgfm de torque, associado ao câmbio tipo CVT com 7 marchas simuladas / Divulgação
Continua depois da publicidade
Totalmente remodelado em 2019, o Peugeot 208 finalmente ganha versões empurradas pelo motor T200 da Stelantis. É uma decisão tomada com atraso de pelo menos três anos, desde que o carro-chefe da marca do leão foi reestilizado e teve sua produção transferida para a fábrica de El Palomar, nos arredores de Buenos Aires. Pedido recorrente dos aficionados clientes do 208, as variantes equipadas com o motor turbo devem impulsionar as vendas do hatch compacto no mercado brasileiro. Este ano, o 208 ocupa a modesta vigésima primeira colocação entre os carros de passeio no Brasil, com 17.067 emplacamentos de janeiro a agosto.
As configurações com o propulsor T200 têm até 130 cavalos de potência e 20,5 kgfm de torque disponível a 1.750 rpm, Segundo a Peugeot, o pico de força surge em rotação mais baixa do que o registrado pelos concorrentes. O 208 é o modelo mais leve da Stellantis a receber o motor T200 produzido em Betim (MG), contribuindo também para baixar o consumo de combustível, seja de etanol ou gasolina. Para a Stellantis, o 208 turbo é resultado de mais de um milhão de quilômetros percorridos pelos protótipos na fase de testes. Pela primeira vez no Brasil, um carro de passeio da Peugeot é equipado com o câmbio automático do tipo CVT, tendo a programação do câmbio – fornecida pela Aisin – simulando 7 marchas e oferecendo o modo “Sport”, com trocas sequenciais feitas na alavanca. De acordo com a Peugeot, a suspensão dianteira recebeu ajuste exclusivo para as versões turbinadas, com o comportamento dinâmico ficando mais equilibrado, com maior controle de rolagem. Ainda conforme a marca francesa, a evolução é perceptível em situações como retomadas em saídas de curvas e desvios rápidos. Para controlar o ímpeto, há novas pinças de freio.
Continua depois da publicidade
O 208 turbo chega em três opções: Allure, Style e Griffe. A primeira, com preço a partir de R$ 99.990, conta com todos os itens da Active 1.6, como central multimídia Peugeot Connect 10,3 polegadas com conexão wireless (Android Auto e Apple CarPlay), ar-condicionado automático e digital, direção com assistência elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, volante Sport Drive com comandos de som, sensor de estacionamento, câmera de ré, controles de tração e de estabilidade, DRL em leds e as novas rodas Kanobi aro 16 com acabamento Black Diamond. A variante pode receber teto panorâmico, carregador por indução, iluminação interior traseira, revestimento em couro para volante, painel de porta, bancos e apoio de braço para o motorista com o pacote opcional Excellence. Este adiciona o Peugeot Entry n’ Go, que possibilita travamento e abertura do veículo por aproximação e partida e parada do motor com acionamento pelo botão Start/Stop.
A série especial Style também ganha protagonismo na gama com motor T200, com preço a partir de R$ 109.990, com pacote completo da Allure mais o Excellence, Visiopark 180 graus, ponteira cromada e as novas rodas Bronx aro 17 com acabamento Dark Grey Diamond. Há ainda faróis full-led e teto panorâmico, outra exclusividade entre os hatches compactos comercializados atualmente no Brasil. A configuração acrescenta detalhes únicos como os bancos Style em tecido, couro e alcantara, com interior escurecido, soleira com a inscrição “Peugeot”, pedais esportivos em alumínio e tapetes bordados. O pacote tecnológico da série especial inclui o i-Cockpit 3D, com um cluster em que as informações principais são projetadas em uma terceira camada, como se flutuassem diante dos olhos do motorista. Isso ocorre por meio da interação de duas telas. O interior escurecido tem costuras na cor azul.
Continua depois da publicidade
O portfólio do 208 na linha 2024 com motor turbo se completa com a Griffe, com preço a partir de R$ 114.990. A topo de gama conta com todos os itens da Allure com o pacote Excellence e adiciona itens como seis airbags, sensor de chuva e luminosidade, visiopark 180 graus, i-Cockpit 3D, ponteira cromada e o Peugeot Drive Assist, que consiste em auxílios à condução com alerta de colisão, frenagem de emergência automática, auxílio de farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga e alerta e correção de permanência em faixa. Um dos diferenciais tecnológicos é o Visiopark 180 Graus. Trata-se de um sistema que aumenta a segurança e a praticidade na hora de entrar e sair de vagas. Ao engatar a ré, a tela da central multimídia exibe a imagem do carro e de seu entorno, como se houvesse um drone filmando a manobra. Um ar-condicionado de maior capacidade foi viabilizado pela adoção de um compressor mais potente.
O Peugeot 208 na linha 2024 conta ainda com as versões já existentes, com motor 1.0 e 1.6 aspirados e opções de câmbio manual e automático. Sendo assim, a Like 1.0 MT custa R$ 75.990, a Style 1.0 MT, R$ 86.990, a Active 1.6 AT, R$ 97.990, e a Roadtrip 1.6 AT, R$ 102.990.
Leia esta matéria também na Gazeta de S. Paulo.
Continua depois da publicidade