O novo GLA 35 4Matic busca atender ao cliente que deseja alta esportividade, design dinâmico e compacto, podendo ser usado tanto na cidade quanto em viagens / Divulgação
Continua depois da publicidade
Os mais recentes integrantes da família Mercedes-AMG, o GLA 35 4Matic e o GLB 35 4Matic, acabam de chegar ao Brasil. Os dois novos modelos completam o portfólio da AMG, a preparadora de veículos e motores esportivos de alto desempenho da Mercedes-Benz, entregando ainda mais exclusividade, esportividade e alta performance para públicos diferentes. O novo GLA 35 4Matic busca atender ao cliente que deseja alta esportividade, design dinâmico e compacto, podendo ser usado tanto na cidade quanto em viagens, seja sozinho ou com os amigos. Já o GLB 35 4Matic foi criado para atender às famílias que precisam de espaço para sete ocupantes e bagagens, mas com muita performance.
O motor 2.0 turbo de quatro cilindros tem uma resposta imediata aos comandos do pedal do acelerador, com 306 cavalos de potência a 5.800 rotações por minuto e torque de 40,5 kgfm de 3 mil a 4 mil giros. Os altos padrões tecnológicos do novo motor também são ressaltados por várias medidas para o aumento de eficiência, como o comando de válvulas variável Camtronic, o gerenciamento térmico inteligente para líquido de arrefecimento e óleo, os injetores piezoelétricos de alta precisão e a ignição multifaísca. A transmissão de dupla embreagem AMG Speedshift DCT 8G, que já equipa o Mercedes-AMG CLA 45 S 4Matic, contribui para o caráter ágil e dinâmico dos novos GLA 35 e GLB 35. As relações de transmissão foram configuradas para que o condutor experimente uma aceleração imediata em qualquer situação, combinada com tempos de troca rápidos e conexões ideais durante as mudanças de marcha. A função Race-Start permite uma aceleração máxima e é uma experiência altamente motivacional. As funções da transmissão são completadas com um modo “M” temporário ativado em borboletas no volante em qualquer modo de direção, com trocas de marchas manuais nos “paddles shifts”.
Continua depois da publicidade
Segundo a Mercedes-Benz, a tração variável AMG Performance 4Matic combina a melhor tração possível com muito prazer de condução. A distribuição de torque é variável e o espectro alterna de apenas tração dianteira a uma distribuição de 50:50. Uma embreagem multidisco integrada ao diferencial traseiro é responsável pela distribuição variável do torque entre os dois eixos. Enquanto o controle de estabilidade (ESP) estiver ativado, o sistema 4Matic permanece no modo “Comfort”. Assim que o motorista pressiona a tecla “ESP Sport Handling” ou “ESP Off”, o sistema 4Matic muda para o modo “Sport”, exigindo mais controle de direção do condutor, pois algumas funções automáticas de estabilidade são desligadas.
Continua depois da publicidade
Os cinco programas de condução AMG Dynamic Select – “Slippery”, “Comfort”, “Sport”, “Sport +” e “Individual” – conferem uma ampla gama de características ao veículo, de confortável a dinâmica. Eles alteram parâmetros relevantes, como a resposta do motor e da transmissão. Os dois modelos são equipados com o AMG Dynamic, um sistema de controle que amplia as funções estabilizadoras do ESP com intervenções para melhorar a agilidade de acordo com os desejos do motorista. Durante as curvas dinâmicas, por exemplo, uma intervenção de frenagem imperceptível na roda traseira interna cria um momento de guinada definido em torno do eixo vertical.
O design frontal de ambos modelos tem características inconfundíveis e distintas. A grade do radiador específica da AMG – chamada de Panamericana – realça o estilo da divisão esportiva, responsável também pela equipe de Fórmula-1 da Mercedes. Outros recursos de design incluem o acabamento das lâminas nas entradas de ar externas e os arremates em preto brilhante. Na lateral, o maior destaque são as grandes rodas de liga leve de 21 polegadas com desenho multi-raios e acabamento de alto brilho, além dos painéis das portas com inserções em preto brilhante. A traseira dos novos modelos é marcada por uma saia aerodinâmica, um novo difusor, um spoiler AMG no teto e duas saídas de escape redondas nas extremidades. As lanternas são divididas em duas seções e dão amplitude à traseira. Com elementos de design em preto brilhante e ponteiras de escape pretas, o Pacote Night AMG garante uma aparência ainda mais personalizada.
Continua depois da publicidade
No interior, o ambiente high-tech é complementado pelos displays totalmente digitais. Os toques característicos incluem o estofamento do assento em Ártico de microfibra em preto com costuras contrastantes e cintos de segurança em vermelho. O acabamento interno com design de fibra de carbono e as saídas de ar com aro vermelho são outros destaques. A combinação de design esportivo e detalhes sofisticados caracteriza o sistema de infoentretenimento Mercedes-Benz User Experience (MBUX) com seu inovador conceito de operação e exibição. Apresentações atraentes destacam a estrutura de controle clara com gráficos 3D brilhantes de alta resolução. Visualmente, os dois monitores de 10,2 polegadas sob uma cobertura de vidro compartilhada se misturam em um cockpit widescreen. Como elementos centrais, eles enfatizam a orientação horizontal do design de interiores. Seja operado via “touchpad”, com teclas sensíveis ao toque no volante, por comando de voz ou “touchscreen”, o conceito de interatividade do MBUX é ser versátil e intuitivo. Graças ao comando de voz – ativado com a palavra-chave “Oi, Mercedes” –, o software reconhece e entende grande parte dos comandos principais no sistema de infoentretenimento e do veículo.
Um aspecto de diferenciação entre os modelos é que o GLB 35 é equipado com a terceira fileira de assentos, ampliando para sete o número de ocupantes. O espaço para bagagem aumenta de 435 litros no GLA para 570 litros no GLB, podendo ser expandido para até 1.805 litros. O painel de instrumentos pode ser exibido em três estilos: “Classic”, “Sport” e “Supersport”, este particularmente marcante com um conta-giros redondo central e informações adicionais apresentadas em forma de barras à esquerda e à direita com uma perspectiva tridimensional. Por meio do menu AMG, o condutor pode acessar vários displays especiais, como “Warm-up”, “Set-up”, “G-Force” e “Engine Data”.
Continua depois da publicidade