Automotor

Novo Austral, da Renault, chega com pegada totalmente moderna

A Renault apresenta mundialmente o Austral, considerado seu SUV mais audacioso e que deve estar no Brasil em 2023

Daniel Dias, do AutoMotrix

Publicado em 13/03/2022 às 10:51

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O novo Austral segue a tradição dos "carros para viver" e estará à venda a partir do último trimestre deste ano, devendo desembarcar no Brasil em 2023 / Divulgação

Continua depois da publicidade

Na denominada “Renaulution”, resolução global anunciada há pouco mais de um ano, a Renault traçou os contornos de uma dupla promessa: resgatar a competitividade da marca francesa e trazê-la para a modernidade, tornando-a um “sinônimo” de tecnologia, serviços e energia limpa. Por trás das duas promessas existia ainda um desafio adicional, o de apresentar um modelo que realmente fizesse alguma diferença. Segundo proclamou a própria Renault na “live” mundial de lançamento – diretamente de Paris –, o Austral é o projeto mais ambicioso de toda sua gama de SUVs. Para a marca do logotipo agora transformado em “diamante duplo”, o novo modelo será um dos pilares da reconquista do chamado segmento C, que ocupa uma posição-chave no mercado automotivo mundial. O novo Austral segue a tradição dos “carros para viver”, marcando a próxima etapa na ofensiva no segmento iniciada pelos modelos Arkana e Mégane E-Tech Electric, com uma pegada totalmente moderna de um estilo chamado pela marca chama de “sensual tech” e que pretende fazer da fabricante francesa uma referência no setor. O Austral estará à venda a partir do último trimestre deste ano, devendo desembarcar no Brasil em 2023. Aliás, a América do Sul será um mercado importante para o novo utilitário esportivo, pois seu nome ­– significa “aquele que tem sua origem no Sul” ­– tem forte identidade com a região.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Austral é o primeiro modelo da marca francesa a se beneficiar das vantagens da nova plataforma CMF-CD da Aliança (Renault-Nissan-Mitsubishi). Projetada para transportar diferentes tipos de motores, ela permite que o Austral acomode propulsões totalmente eletrificadas, para todos os usos. A escolha para o Austral foi pelo novo motor E-Tech Hybrid com um total de 200 cavalos de potência, com um Mild Hybrid Advanced de 48V e um Mild Hybrid de 12V. Esses motores são acompanhados por tecnologias de eletrificação e funções ecológicas projetadas para maximizar sua eficiência energética e reduzir o consumo de combustível e as emissões de gás carbônico.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Range Raptor chegará ao Brasil em 2023

Com 4,51 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,62 metro de altura e 2,67 metros de distância de entre-eixos, o Austral tem rodas exclusivas de 17 a 20 polegadas, a maioria diamantadas

A Renault promete um carro dinâmico na estrada e tão ágil no trânsito complicado das metrópoles quanto um modelo genuinamente urbano. Graças à tecnologia 4Control Advanced, o Austral tem um raio de manobra reduzido para apenas 10,1 metros. Associado às configurações Multi-Sense, que oferece quatro modos de condução, o 4Control Advanced personaliza configurações em treze níveis, em comparação aos três existentes anteriormente na linha de SUVs da fabricante. Os auxílios à condução incorporam 32 ajudas, chamadas de ADAS, incluindo um head-up display de nova geração, direção autônoma de nível 2 com Active Driver Assist, uma câmera 3D para visão de 360 graus, estacionamento totalmente automático e prevenção de saída de faixa em caso de ultrapassagem.

Continua depois da publicidade

No quesito segurança, o Austral oferece proteção para seus ocupantes e outros usuários da estrada, vindos dos equipamentos de segurança passiva aprimorados. Um novo airbag entre os passageiros da frente, destinado a proteger um do outro durante um impacto lateral, também foi acrescentado ao novo modelo. Na versão E-Tech Híbrida, o Austral é equipado com acesso especial à bateria e um código QR para que as equipes de emergência possam socorrer os ocupantes de forma rápida e eficiente em caso de acidente.

Na busca por um carro inédito e arrojado, a Renault dotou o Austral com capô esculpido, frente assertiva e linhas “tensas”, de acordo com a própria marca. Ela sublinha a silhueta do modelo como sendo “claramente atlética e um pouco futurista”, e até mesmo esportiva na versão topo de linha Esprit Alpine, em uma alusão ao nome da equipe da Renault na Fórmula-1 (Alpine, dos pilotos Fernando Alonso e Esteban Ocon). As formas generosas e proporções chamam a atenção e passam uma impressão de amplitude. O Austral incorpora totalmente a nova linguagem de design “sensual tech” da Renault e ainda oferece alguma elegância, como os padrões de diamante integrados nos faróis principais. Com 4,51 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,62 metro de altura e 2,67 metros de distância de entre-eixos, o Austral tem rodas exclusivas de 17 a 20 polegadas, a maioria diamantadas. A carroceria tem sete opções de cores e a Esprit Alpine conta com o Cinza Xisto Acetinado, para acentuar o estilo esportivo da versão. Nas topos de linha, a pintura da carroceria em dois tons é item de série. 

O design interno do Austral se destaca pelo console que delimita sutilmente o espaço do condutor e do passageiro dianteiro e acomoda um apoio de braço deslizante, para a utilização mais confortável do display multimídia

Continua depois da publicidade

O cockpit high-tech do Austral se estrutura em torno da grande tela OpenR, que associa a visualização dos dados do painel de instrumentos de 12,3 polegadas com as informações da tela vertical de 12 polegadas central do sistema multimídia. O novo head-up display de 9,3 polegadas – projetado no para-brisa – aumenta o número de telas embarcadas. O controle autoadaptativo da luminosidade e a taxa de reflexão otimizada da tela OpenR foram responsáveis pela eliminação do clássico para-sol, potencializando a percepção de espaço e produzindo um efeito flutuante bastante moderno ao painel. O design interno do Austral se destaca também pelo console que delimita sutilmente o espaço do condutor e do passageiro dianteiro e acomoda um apoio de braço deslizante, para a utilização mais confortável do display multimídia. O console agrega ainda um local dedicado para smartphone com carregador por indução e porta-objetos práticos para o uso no dia a dia.

Em função da versão de acabamento e dos opcionais escolhidos, o interior do Austral recebe madeira maciça, couro, Alcântara, tecidos acolchoados, materiais macios e agradáveis ao toque e detalhes laqueados com acabamento Black Piano e Cromado Acetinado. Esses materiais de alta qualidade – de acordo com a Renault – aumentam a sensação de aconchego e sofisticação na cabine, cujo ambiente interno conta com uma iluminação dinâmica e personalizável por meio do sistema Living Lights. Assim como os “carros para viver” que marcaram a história da Renault, o Austral foi pensado para acomodar toda a família. Os passageiros traseiros contam com um dos melhores níveis de espaço interno da categoria, com 27,4 centímetros de espaço para os joelhos. Vários compartimentos práticos estão disponíveis para todos os ocupantes, distribuídos pela cabine. No total, o novo Renault tem até 35 litros de porta-objetos. Modulável, o Austral tem um banco traseiro rebatível (2/3-1/3) com ajuste independente por meio de trilhos de 16 centímetros, conforme a versão de acabamento. Contando com uma tampa traseira com abertura automatizada, o porta-malas tem um volume de 500 litros nas configurações Mild Hybrid e Mild Hybrid Advanced. Com o banco traseiro rebatido, pode chegar a 1.525 litros.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software