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Novas versões do Tiggo 5X chegam nas concessionárias

A Caoa Chery apresenta o Tiggo 5X, seu SUV mais vendido no Brasil, com uma versão híbrida leve e a nova opção de entrada da família

Daniel Dias - AutoMotrix

Publicado em 11/06/2023 às 19:30

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O motor-base das duas versões do Tiggo 5X é o 1.5 Turbo Flex de 150 cavalos de potência e 21,4 kgfm de torque, acoplado ao câmbio tipo CVT com 9 marchas simuladas Pré-título: Duas tecnologias renovadas / Divulgação

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As novas versões para a linha do Tiggo 5X acabam de desembarcar nas concessionárias da Caoa Chery. Lançado em 2018, o SUV foi o primeiro modelo produzido pela marca sino-brasileira em Anápolis (GO). As duas novas variantes, já como modelo 2024, são a Pro Hybrid MaxDrive, com preço de R$ 164.990, e a nova opção de entrada Sport, a R$ 119.990, ambas fabricadas em Goiás. Com as opções de cores metálicas (preto e cinza) e perolizadas (branco e azul), o Tiggo 5X Pro Hybrid passa a contar com o sistema Max Drive, que integra o pacote de equipamentos de assistência de condução ADAS.

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Com base na substituição do alternador tradicional por um gerador/motor BSG (Belt Starter Generator), o sistema híbrido funciona recuperando a energia cinética gerada nas frenagens. Essa energia é armazenada em uma bateria de 48V e utilizada para auxiliar e aumentar o torque e a potência gerados pelo motor a combustão quando solicitados. Ou seja, o motor 1.5 Turbo Flex a combustão – de 150 cavalos com etanol e 147 cavalos com gasolina e 21,4 kgfm de torque disponível de 1.750 a 4 mil rotações por minuto – é assistido pelo sistema elétrico, que detecta, a partir do modo de condução do motorista, quando há necessidade por economia ou por desempenho, utilizando o algoritmo desenvolvido no seu máximo potencial.

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O motor-base das duas versões do Tiggo 5X é o 1.5 Turbo Flex de 150 cavalos de potência e 21,4 kgfm de torque, acoplado ao câmbio tipo CVT com 9 marchas simuladas - Fotos: Divulgação
O motor-base das duas versões do Tiggo 5X é o 1.5 Turbo Flex de 150 cavalos de potência e 21,4 kgfm de torque, acoplado ao câmbio tipo CVT com 9 marchas simuladas - Fotos: Divulgação

Com isso, segundo a marca, há redução de 13% nas emissões de CO2 e economia de até 26% no consumo de combustível. Outro diferencial é a melhora do desempenho. O sistema BSG entrega dez cavalos de potência e 4,1 kgfm de torque adicionais para auxiliar o motor a combustão, totalizando 160 cavalos e 25,5 kgfm de torque, acoplado ao câmbio tipo CVT de 9 marchas com uma alavanca a la joystic no console central. A tecnologia híbrida 48V conta também com sistema start-stop, que desliga o motor em paradas como semáforos e dá partida automaticamente quando o acelerador volta a ser acionado.

O SUV mais vendido da Caoa Chery passa a contar com volante com base reta com design mais esportivo, sensor de chuva e carregador de celular por indução. O Max Drive, por meio de uma tecnologia que utiliza uma câmera multifuncional e sensores, oferece assistência de condução ao motorista. O sistema desenvolvido no Brasil traz piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, aviso de saída de faixa, alerta de colisão frontal, monitoramento de ponto cego e farol alto com assistência inteligente - liga e desliga a luz alta automaticamente com a proximidade de veículos na direção contrária.

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Já o Tiggo 5X Sport – disponível nas cores branco perolizado e preto e cinza metálicos – é a nova opção de entrada do SUV no Brasil. A plataforma T1X do modelo tem estruturas longitudinais na parte inferior, abaixo do assoalho, que absorvem e distribuem de forma uniforme a energia gerada em caso de colisão, proporcionando mais resistência e segurança aos ocupantes do veículo. Além disso, o Tiggo 5X Sport está equipado com seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina) e uma gama de sistemas de assistência à condução. Ao ser atualizado como linha Pro, em 2022, o Tiggo 5X substituiu a versão anterior e adotou a identidade visual Life in Motion 3.0, apresentando uma grade dianteira com padrão tridimensional, um interior com acabamento refinado e a transmissão CVT com simulação de 9 marchas.

Com 4,31 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,67 metro de altura e 2,61 metros de distância de entre-eixos (as mesmas medidas do Tiggo 5X Hybrid MaxDrive) e porta-malas com capacidade de 340 litros, o Tiggo 5X Sport manteve os elementos de design herdados da versão Pro. Na dianteira, a grade com desenhos no formato Diamond garantem um visual imponente. Os faróis halógenos têm o mesmo desenho das demais versões e segue tendo as luzes de circulação diurna em leds. Nas laterais, a variante recebeu rodas exclusivas de 17 polegadas. O interior conta com duas telas digitais, uma para a central multimídia sensível ao toque de 10,25 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay e Bluetooth, e outra para o painel de instrumentos, com 7 polegadas. A conectividade e a digitalização são as mesmas apresentadas na configuração Hybrid MaxDrive.

O pacote ergonômico do Tiggo 5X Sport acrescenta porta objetos, comando dos retrovisores, travamento das portas e vários outros botões bem acessíveis ao motorista. Os bancos, revestidos com tecido premium, têm ajustes elétricos para o do condutor, item exclusivo no segmento de SUVs compactos. O volante tem design esportivo com base reta, é multifuncional e conta com regulagem de altura e de profundidade. Há ainda Comando de Climatização à Distância (CCD), acionamento do motor pela chave à distância, três entradas USB, compartimento refrigerado no console central, retrovisores com ajuste elétrico, rebatimento automático e desembaçador, chave presencial e botão de partida. Sob o capô, o novo Tiggo 5X Sport traz o motor 1.5 Turbo Flex acompanhado do câmbio tipo CVT de 9 velocidades simuladas, a mesma alavanca tipo joystick da versão híbrida e os 150 cavalos de potência com etanol e 21,4 kgfm de torque. 

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