O G 63 se garante em qualquer terreno difícil graças ao poderoso motor V8 biturbo e a uma série de tecnologias próprias / Divulgação
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O Mercedes-AMG G 63 mantém sua posição única entre os veículos off-road de alto desempenho. Parte deste “status” é devido a itens singulares como o poderoso motor V8 biturbo, a tração nas quatro rodas, os três bloqueios de diferencial, a transmissão automática de 9 velocidades e a suspensão dianteira independente com duplo braço triangular com amortecimento adaptável. Durante este mês, o Mercedes-AMG G 63 com ano/modelo 2023 começa a chegar à rede de concessionárias de todo o Brasil, com o preço tão impressionante quanto o carro: R$ 1.869.900. Com seu habitual estilo “quadradão”, o G63 é equipado com o motor 4.0 V8 biturbo AMG com 585 cavalos de potência e assustadores 85,5 kgfm de torque disponível de 2.500 a 3.500 rotações por minuto. Com o apoio do sistema de transmissão AMG Speedshift TCT 9G, o carro acelera de zero a 100 km/h em apenas 4,5 segundos. De acordo com a marca alemã, esse desempenho dinâmico é mantido até a velocidade máxima de 240 km/h. O sistema de escape de fluxo duplo tem saídas laterais abaixo das portas traseiras, com as ponteiras duplas em cromado de alto brilho emitindo o som típico do AMG V8, podendo ser ajustadas em dois estágios, por um botão no console central ou conforme o modo de direção selecionado, para tornar o som mais esportivo ou mais discreto.
O sistema de transmissão com 9 marchas tem um software específico para o modelo, para atingir tempos de troca mais curtos. A função de redução de marcha múltipla permite picos de velocidade mais espontâneos, enquanto os modos de transmissão “Sport” e “Sport Plus” contribuem para uma experiência de condução ainda mais esportiva. A especificação da tração integral AMG Performance 4Matic tem distribuição de torque otimizada com uma divisão de tração entre dianteira e traseira de 40% e 60%. Essa configuração garante mais agilidade na estrada e melhor tração durante a aceleração. A engrenagem de redução off-road foi desenvolvida para uso em terrenos dos mais severos possíveis. Isso auxilia na movimentação em declives extremos e em aclives em particular, pois o torque nas rodas motrizes é significativamente aumentado. A engrenagem de redução off-road pode ser engatada por meio do interruptor Low Range em velocidades de até 40 km/h.
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O G 63 foi concebido para ter o melhor desempenho no fora-de-estrada severo e ser ainda mais dinâmico e confortável no asfalto. A percepção de condução ágil deve-se especialmente ao sistema de suspensão, que apresenta molas helicoidais em todas as direções. O eixo dianteiro tem uma suspensão independente em forma de braço duplo, enquanto um eixo rígido com cinco links é usado na parte traseira. A suspensão AMG Ride Control, sistema totalmente automático e controlado eletronicamente, ajusta o amortecimento em cada roda de acordo com a situação do momento. O amortecimento é ajustado individualmente para cada roda e depende do estilo de condução, da superfície da estrada e da configuração de suspensão selecionada.
Por meio de um interruptor localizado no console central, o motorista pode escolher entre três conjuntos de características de amortecimento - “Comfort”, “Sport” e “Sport+” - influenciando individualmente a experiência de condução de muito confortável a mais esportivo. A base para as grandes capacidades off-road do G 63 é fornecida por uma estrutura tipo “escada rígida à torção” de aço de alta resistência e um corpo montado de construção composta. Esse tipo de estrutura é mais robusto e adequado para operações off-road do que os chassis monoblocos. A construção no G 63 garante um centro de gravidade baixo e protege os conjuntos principais - o tanque de combustível e o sistema de exaustão - durante o contato com o solo, ao passar sobre obstáculos de todos os tipos.
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Características de design inconfundíveis dão ao Mercedes-AMG G 63 sua aparência única, com a silhueta quadrada, o capô marcante, as dobradiças externas das portas expostas, os faróis redondos, os indicadores de direção montados no capô, as maçanetas robustas, as faixas de proteção lateral com inserções em preto brilhante com o logo “AMG” em prata, a roda reserva na porta traseira com uma cobertura de aço inoxidável e a estrela tridimensional da Mercedes-Benz. Os arcos das rodas alargados criam espaço para as rodas maiores e mais largas. Estribos, elementos decorativos distintos nos para-choques, o logo “V8 Biturbo” nas laterais dianteiras, o emblema do modelo “Mercedes-AMG G 63” na porta traseira, as pinças de freio vermelhas, os discos de freio perfurados e as rodas de 22 polegadas completam o design externo.
O novo AMG G 63 traz como equipamento de série o “Widescreen Cockpit” totalmente digital com instrumentos virtuais diretamente no campo de visão do motorista e um display central acima do console. Os dois monitores de 12,3 polegadas cada se misturam visualmente em uma única unidade. O condutor pode escolher entre três padrões visuais - Classic, Sport e Progressive. O conforto a bordo é aumentado com o pacote de Assentos Multicontorno Ativos, com bancos que incluem recursos como várias funções de massagem, climatização e aquecimento rápido e suportes lombares ajustáveis eletricamente para os assentos dianteiros. As seções laterais e os encostos dos bancos da frente têm câmaras de ar integradas que se enchem ou se esvaziam continuamente dependendo da dinâmica de direção, proporcionando assim um melhor suporte para as posições do condutor e do passageiro dianteiro.
O mês de abril marcou o aniversário de produção da unidade de número 500 mil do lendário Mercedes-Benz Classe G, que saiu da linha de produção em Graz, na Áustria. O veterano 4x4, que já ganhou muitos prêmios como “o melhor veículo off-road do mundo”, escreve sua história de sucesso desde 1979. O Classe G deve seu status de ícone e admiração entre sua crescente comunidade de fãs principalmente a sua combinação única de design diferenciado e grande capacidade off-road, com o compromisso, segundo a marca alemã, de continuar a ser desenvolvido permanentemente com caráter inalterado.
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Leia esta matéria também na Gazeta de S. Paulo.
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