O preço sugerido para a CBR 650R 2022 é de R$ 49.750 / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Honda encerra a temporada de apresentações em 2021 com a estreia das linhas 2022 da naked CB 650R Neo Sports Café e da esportiva CBR 650R. Ambas chegam sem alterações mecânicas e apenas apresentam novas cores e novos grafismos. Detalhes sutis como a nova cor cobre na tampa do motor e novo suporte de placa da linha 2022 são perceptíveis apenas pelos olhares mais atentos. Apesar das marcantes diferenças entre a Honda CB 650R Neo Sport Café e a Honda CBR 650R, ambas compartilham o motor DOHC de quatro cilindros em linha arrefecido a líquido de exatos 649 cc, com potência de 88,4 cavalos a 11.500 rpm e torque de 6,13 kgfm a 8 mil rpm. Além do mesmo motor tetracilíndrico DOHC com câmbio de 6 marchas, embreagem assistida, deslizante e dotado de sistema HSTC - Honda Selectable Traction Control, as CB 650R e a CBR 650R compartilham o mesmo chassi. A CB 650R e a CBR 650R 2022 têm garantia de três anos, sem limite de quilometragem, e o Honda Assistance (assistência vinte e quatro horas) durante o período que durar a garantia. Os modelos chegam às concessionárias de todo o Brasil a partir de janeiro. O preço sugerido para a CB 650R 2022 é de R$ 47.350. Para a CBR 650R 2022, o preço é de R$ 49.750, com base o Distrito Federal e sem incluir despesas com frete ou seguro.
Continua depois da publicidade
Apresentadas no final de 2014, as Honda 650 desde então reproduzem no mercado brasileiro o sucesso alcançado em todo mundo. Renovadas quatro anos atrás, quando receberam importantes atualizações técnicas no motor, na parte ciclística e no design, tal evolução resultou no surgimento da CB 650R Neo Sports Café, naked inspirada na “irmã” maior CB 1000R, e na esportiva CBR 650R, cujo estilo remete imediatamente à superesportiva CBR 1000RR-R Fireblade. Acessíveis e versáteis, a dupla 650 é composta por motocicletas direcionadas a uma ampla gama de usuários, e capazes de atender tanto aos anseios de novatos quanto aos mais experientes.
O conceito Neo Sports Café aplicado à CB 650R valoriza as proporções compactas, e destaca o motor quatro cilindros em linha como forte elemento no design. Na versão 2022, a novidade principal é justamente o padrão cromático do motor, cuja base e o cabeçote agora são pintados em um tom de bronze, com o bloco dos cilindros permanecendo em preto. Leve e ágil, a CBR 650R se vale de uma nova e sofisticada suspensão dianteira tipo invertido SHOWA, que recebe a tecnologia do “Showa - Separate Funcion Big Piston Forks (SFF-BP)”. O chamado “Big Piston” é cerca de três vezes e meio maior que o sistema anterior, e proporciona melhor amortecimento com menos pressão de óleo. Segundo a Honda, isso resulta em uma resposta mais rápida e uma ação mais suave para melhor dirigibilidade e ciclística.
Continua depois da publicidade
A modernidade da iluminação full-LED do grupo óptico dianteiro circular, característico do estilo Neo Sports Café, faz par com o painel “black out” de LCD, que traz indicador de marchas e luz-alerta “shift-up”, avisando o momento ideal para troca de marchas. A posição de pilotagem agressiva é exaltada pelo guidão de alumínio cônico e pelas pedaleiras recuadas. Já na CBR 650R, o caráter esportivo traz o que se espera de uma moto com a sigla “CBR”. A agressividade das formas da carenagem é valorizada pelo grupo óptico duplo e pelas tomadas de ar. O banco em dois níveis termina em uma rabeta essencial, e os semiguidões fixados sob a mesa superior oferecem posicionamento coerente com a pilotagem esportiva. Um vistoso painel “black out” de LCD, com indicador de marchas e iluminação full-LED acompanha a esportividade técnica determinada pela nova suspensão invertida Showa SFF-BP e frenagem com cálipers de fixação radial.
Continua depois da publicidade
O chassi tubular de aço tipo Diamond das CB 650R e CBR 650R, em conjunto com as suspensões, responde pela maneabilidade superior dos modelos. A suspensão Showa SFF-BP (Separated Function Big Pistons Forks) é do tipo invertido. Na suspensão traseira, o conjunto mola-amortecedor regulável na pré-carga da mola em sete posições atua vinculado diretamente à balança da suspensão, que é assimétrica. O sistema de freios equipado com ABS de dois canais age nos discos dianteiros duplos tipo flutuante. Os cálipers de quatro pistões de fixação radial reduzem torções e favorecem maior sensibilidade e eficiência na frenagem. O disco traseiro tem cáliper de pinça simples. As rodas têm cinco raios duplos com pneus de medidas 120/70-ZR17 na dianteira e 180/55-ZR17 na traseira. A CB 650R é disponível nas cores vermelho perolizado e cinza metálico e as CBR 650R vem nas tonalidades vermelho ou cinza fosco.
Continua depois da publicidade