Automotor

Linha 2023 do Kwid chega renovada para atrair o consumidor

Para retomar o volume de vendas, a Renault lança a linha 2023 do Kwid disposta a reforçar o "estilo radical" do subcompacto

Daniel Dias/AutoMotrix

Publicado em 30/01/2022 às 10:34

Atualizado em 30/01/2022 às 10:34

Compartilhe:

Em 2021, o Kwid permaneceu como o Renault mais vendido e teve 52.916 exemplares emplacados no mercado brasileiro / Divulgação

O Kwid foi lançado na Índia, em 2015, e apresentado dois anos depois no Brasil, fabricado em São José dos Pinhais (PR). Com seus 3,68 metros de comprimento, 1,58 metro de largura, 1,48 metro de altura e 2,42 metros de distância de entre-eixos, o subcompato deixou de cara para trás outros Renault maiores e com muito mais história, como o sedã Logan e o hatch Sandero. Apesar de pequenino e com acabamento mais espartano, o Kwid trouxe um argumento imbatível: na versão básica Life, era o carro mais barato do Brasil. Chegou a frequentar durante algum tempo o “ranking” nacional dos dez carros mais vendidos – contudo, com o passar do tempo, o modelo foi perdendo protagonismo no mercado. Em 2021, o Kwid permaneceu como o Renault mais vendido e teve 52.916 exemplares emplacados no mercado brasileiro, mas ocupou apenas a décima terceira posição no geral. Para tentar resgatar o “status” competitivo da época do lançamento, a linha 2023 do Kwid chega renovada e o marketing da Renault afirma que o design enfatiza ainda mais o “espírito SUV” do modelo – desde o lançamento, foi apresentado com o slogan “o SUV dos compactos”.

De fato, a dianteira ficou um tanto mais agressiva com o novo para-choque, luzes de circulação diurna (DRL) em leds em todas as versões, faróis de parábola dupla na parte inferior, grade frontal esculpida com inserções cromadas ou cinza – dependendo da versão – e parte inferior do para-choque na cor preta. Na traseira, as novidades são o para-choque e as lanternas em leds. Na linha 2023, o consumidor passa a ter a opção de teto biton na versão Intense e rodas de liga leve diamantadas de série na Outsider, também com teto biton. No interior, o painel de instrumentos agora tem mostradores em leds. Todo o painel central tem novo acabamento, com detalhes cromados e na cor preta brilhante ou cinza Cassiopée, nos aeradores das saídas de ar, na moldura do novo sistema multimídia Media Evolution, nas portas e na manopla do câmbio. A versão Outsider ganha ainda acabamento exclusivo na cor Verde Citron nas costuras dos bancos e da coifa do câmbio.

No interior, o painel de instrumentos agora tem mostradores em leds. Todo o painel central tem novo acabamento, com detalhes cromados e na cor preta brilhante ou cinza Cassiopée

O Kwid mantém o motor 1.0 SCe (Smart Control Efficiency), com três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas e bloco em alumínio, rendendo agora 71 cavalos de potência com etanol no tanque e 68 cavalos com gasolina. O torque também teve melhoria: 10 kgfm com etanol e 9,4 kgfm com gasolina, garantindo retomadas mais vigorosas. O Kwid traz desde seu lançamento no Brasil quatro airbags (dois frontais e dois laterais) em todas as versões, passando a ter controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampas e aviso de cintos de segurança não afivelados para todos os ocupantes do banco traseiro.

O subcompacto da Renault continua tendo altura do solo de 18,5 centímetros e ângulos de entrada de 24,1 graus e de saída de 41,7 graus. O porta-malas mantém os exíguos 290 litros. Segundo as aferições do Inmetro, o Kwid, que já era “best-in-class” em consumo de combustível entre os veículos compactos de entrada, está 5% mais econômico no ciclo urbano com etanol no tanque, registrando 10,8 km/l, e 3% mais econômico com gasolina, fazendo 15,3 km/l. Uma das tecnologias aplicadas para a redução do consumo de combustível é a adoção do sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforos ou em outras paradas prolongadas, garantindo uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano. Outras tecnologias aliadas ao consumo de combustível foram a adoção do sistema ESM (Energy Smart Management) de regeneração de energia, do sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) e “verdes”, com 20% a menos de resistência de rolagem, reduzindo o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de CO2.

Na traseira, as novidades são o para-choque e as lanternas em leds. Já o porta-malas mantém os exíguos 290 litros

Para facilitar a vida a bordo, a nova central multimídia Media Evolution traz mais tecnologia e conectividade ao condutor. Com uma nova tela maior, de 8 polegadas, capacitiva e com interface simples e intuitiva, a central oferece espelhamento para celulares com Android Auto e Apple CarPlay, permitindo usar, por exemplo, Spotify, Waze e Whatsapp na tela do multimídia, botão “push to talk” e o sistema Driving eco2, que detecta o modo de condução do motorista e fornece dicas facilmente aplicáveis para resultar em uma economia de combustível de até 20%. Uma novidade aqui é o indicador de temperatura externa. O Kwid oferece três versões de acabamento: Zen, Intense e Outsider. Além das cores Vermelho Fogo, Branco Glacier, Prata Étoile e Preto Nacré, o veículo estreia a carroceria Azul Iron nas versões Intense (com ou sem pintura biton) e Outsider. Lançado em julho de 2017, o Kwid teve 277.368 unidades emplacadas até dezembro de 2021, trazendo novos clientes para a Renault e também um perfil mais jovem em todas as regiões do país. 

A versão de entrada Zen, com preço de R$ 59.890 – fica abaixo do R$ 60.990 do Fiat Mobi Like e continua a ser o automóvel mais barato do Brasil –, destaca ainda indicador de temperatura externa, computador de bordo, tacômetro, direção elétrica, ar-condicionado, Rádio Continental 2DIN (Bluetooth, USB, AUX) com dois alto-falantes, travas elétricas das portas e vidros dianteiros elétricos. A Intense, com preço de R$ 64.190, soma maçanetas externas na cor da carroceria, retrovisores em preto brilhante, calotas Wheel de 14 polegadas, retrovisores elétricos, chave tipo canivete, câmera de ré, Media Evolution com tela de 8 polegadas com espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay, funções Eco Coaching e Eco Scoring integradas ao multimídia, comando satélite de áudio, lanternas com assinatura em leds e teto biton. Já a topo de linha Outsider, a R$ 67.690, acrescenta barras de teto, molduras de proteção lateral, skis frontais e traseiros, bancos exclusivos com detalhes na cor Verde Citron, rodas de liga leve diamantadas de 14 polegadas e teto biton. Seguindo as tendências de inovação e as crescentes exigências do marketing ambiental, o Kwid terá ainda em 2022 a versão E-Tech, 100% elétrica.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

Diário Mais

Conheça a história do avião que voou 120 km sem combustível

Foi o voo planado mais longo da história com um avião de passageiros

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter