Automotor

Honda promete versões poderosas de motocicletas e scooter em 2022

Honda anuncia novidades para 2022 nas linhas CB 1000R, NC 750X e X-ADV

Edmundo Dantas/AutoMotrix

Publicado em 02/01/2022 às 12:00

Compartilhe:

Em 2022, a CB 1000R passará a ser oferecida em duas versões: a normal e a Black Edition (foto) / Divulgação

Na linha 2022, aperfeiçoamentos serão incorporados a duas motocicletas e uma scooter da alta gama da Honda. Embora as informações técnicas completas, os preços e as cores disponíveis ainda sejam em “segredo” guardado para a época dos lançamentos específicos para cada modelo, que devem chegar à rede de concessionárias da marca japonesa no primeiro quadrimestre de 2022, algumas novidades já foram adiantadas. A CB 1000R, por exemplo, passará a ser oferecida em duas versões – a normal e a Black Edition. Já a NC 750X, que segundo a Honda será profundamente modernizada, terá versões com câmbio DCT e convencional. Na scooter X-ADV, além de uma redução de três quilos e uma discreta atualização estética, a novidade será um aumento na potência.

O novo painel de TFT colorido de 5 polegadas e a conectividade proporcionada pelo Honda Smartphone Voice Control System ocupam papel de destaque na versão 2022 da Honda CB 1000R

Há uma década, a sigla “CB 1000R” designa a naked “top” da Honda. Em 2019, a CB 1000R Neo Sport Café subiu a régua do segmento ao conciliar o design minimalista a uma performance extrema. A versão 2022 está ainda mais agressiva e moderna, e neste contexto ocupa posição de destaque o novo painel de TFT colorido de 5 polegadas e a conectividade proporcionada pelo HSVCS – Honda Smartphone Voice Control System –, que permite integrar as facilidades dos smartphones ao dia a dia do uso da motocicleta. Detalhes estéticos inéditos põem em evidência a nova geração da CB 1000R, como por exemplo o grupo óptico dianteiro, as rodas, molduras do radiador redesenhadas e o novo subquadro. Outra novidade para 2022 é a versão Black Edition, que explora a agressividade do preto aplicado a todas as superfícies em uma versão customizada de fábrica. Um equipamento exclusivo da versão Black Edition é a capa do assento do passageiro, que transforma a CB 1000R em uma exclusiva monoposto. No âmbito técnico, o poderoso motor de quatro cilindros em linha de 141,4 cavalos e 10,2 kgfm teve o sistema de injeção PGM-FI reprogramado para proporcionar melhor resposta ao acelerador. Um ineditismo técnico exclusivo da versão Black Edition é o quickshifter, sistema que dispensa o uso da embreagem e proporciona trocas de marcha mais rápidas, aumentando o poder de aceleração e desempenho do modelo.

Na versão 2022, a NC 750X receberá a mais profunda atualização de sua história. Carenagens redesenhadas e um novo para-brisa, mais protetivo, são algumas das novidades

Na versão 2022, a NC 750X receberá a mais profunda atualização de sua história. O novo design trouxe modernidade por meio de carenagens redesenhadas e um novo para-brisa, mais protetivo. Uma característica singular e muito apreciada da NC 750X é o porta-capacete, que ocupa o espaço onde usualmente as motocicletas têm o tanque de combustível, e que na versão 2022 teve sua capacidade aumentada de 22 para 23 litros. O novo painel LCD permite a gestão dos três modos de pilotagem, que em conjunto com o HSTC – Honda Selectable Torque Control –, determina pleno controle do motor bicilíndrico de 745 cc, que se expressará em um “upgrade” em potência e torque. O ineditismo estético e técnico da Honda NC 750X versão 2022 será complementado pela oferta do modelo com câmbio DCT. Na Europa, já representa 52% das vendas do modelo, com a manutenção da versão com câmbio convencional. A decisão de oferecer dois tipos de transmissão para a NC 750X alinha a crossover com a mais recente geração da maxitrail Honda Africa Twin. Outro ponto em comum entre esses modelos é a oferta de uma linha completa de acessórios dedicados para a NC 750X. como já ocorre com a Africa Twin.

A scooter da Honda, a X-ADV vem com painel de TFT colorido de 5 polegadas, motor mais potente com quatro modos de pilotagem, relações de câmbio revistas, entre outras novidades

A maior e mais tecnológica scooter da Honda, a X-ADV vem com painel de TFT colorido de 5 polegadas, motor mais potente com quatro modos de pilotagem, relações de câmbio revistas (as três primeiras marchas mais curtas, as três últimas, mais longas) e o HSVCS. O chassi, redesenhado, permitiu o aperfeiçoamento da carroceria sem prejuízo ao característico design, no qual se destaca o novo para-brisa mais protetivo, regulável em cinco posições. A nova X-ADV está três quilos mais leve e o espaço sob o assento passou de 21 a 22 litros de capacidade. O motor da scooter deve ser mantido – é um monocilíndrico de quatro tempos de 149,3 cc a gasolina com arrefecimento líquido, que entrega 13,2 cavalos a 8.500 rpm e 1,38 kgfm a 6.500 rpm. 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

iFood divulga processo seletivo para diversos cargos; veja como participar

Oportunidades de emprego atendem profissionais com ou sem experiência e para toda as regiões do Brasil

Diário Mais

Aves piromaníacas podem causar incêndios florestais; entenda

A informação faz parte de um estudo e foi publicada no periódico científico Journal of Ethnobiology

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter